Empreendedorismo: 5 Mitos e verdades sobre ter o seu negócio

Publicado em
- Por Agência WX
Shutterstock_256831387-1

Abrir a sua própria empresa, este é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, sabemos que abrir uma empresa não é uma tarefa fácil e que demanda de muitos cuidados.

Quanto mais preparado você estiver, mais chances o seu negócio terá no mercado. Por isso, no texto de hoje, vamos falar sobre os principais mitos e verdades que envolvem o empreendedorismo no Brasil. Venha conferir.

É preciso ter uma ideia inovadora

Mito. Abrir uma startup, um negócio inovador é sim uma ótima maneira de começar um empreendimento, porém, nem todo negócio precisa necessariamente ser inovador. Ao invés disso, que tal fazer com que a sua empresa seja referência no seu ramo?

Este deve ser um dos requisitos mais importantes para que a sua empresa tenha destaque no mercado.

Há muita burocracia e taxa tributária

Verdade. No Brasil, para abrir um empreendimento é preciso lidar com diversos tipos de burocracia, praticamente todos os dias e para todas as ações da sua empresa. Além disso, a carga tributária brasileira é considerada uma das mais altas do mundo.

Alguns empreendedores se sentem intimidados e até mesmo desanimados com tanta burocracia e por pagar tantos impostos. Esta é uma realidade do nosso mercado e que deve ser bem estudada na decisão de abrir ou não o seu próprio negócio.

Lidar com a burocracia brasileira é um dos grandes desafios do empreendedor
Lidar com a burocracia brasileira é um dos grandes desafios do empreendedor

Franquia é sempre a melhor opção

Mito. Ser um franqueado tem sim suas vantagens. Principalmente porque você estará abrindo um negócio que já possui uma estrutura e um padrão preestabelecido. Porém, o que não pode acontecer é abrir uma franquia pensando que será um sucesso absoluto.

Antes de empreender em uma franquia, é preciso fazer uma profunda pesquisa de nicho, como público-alvo, localização e é claro, a reputação da empresa no mercado. Ser franqueado, quando bem estudado e planejado, pode sim ser uma grande oportunidade de um empreendimento de sucesso.

É fundamental fazer um plano de negócios

Verdade. Uma das etapas essenciais para abrir e administrar um empreendimento é fazer um plano de negócios detalhado do seu negócio. Com este planejamento, você terá mais informações e embasamento para estruturar, organizar a sua empresa e ajudar na hora das tomadas de decisões.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2014, 55% das empresas são abertas sem um plano de negócios. A falta de planejamento é um dos principais motivos para o fechamento de empreendimentos no Brasil.

É importante ressaltar que este negócio deve ser atualizado periodicamente, pelo menos uma vez ao ano.

O planejamento é indispensável na administração de todo empreendimento
O planejamento é indispensável na administração de todo empreendimento

É preciso investir muito dinheiro inicial

Mito. Ter um bom capital para investir é sim um grande facilitador, mas nem sempre é preciso quantias absurdas para abrir um bom empreendimento. Neste quesito, fazer um bom planejamento para levantar o dinheiro inicial é fundamental. Pesquise bem o mercado que envolve o seu negócio, assim como o seu público-alvo.

Com um plano de negócios alinhado, você poderá alinhar bem o capital necessário para abertura da sua empresa, evitando falta de dinheiro, ou até mesmo desperdícios.

Para ser um empreendedor de sucesso é necessário trabalho e dedicação. O que não pode acontecer é abrir o seu próprio negócio e não investir para que ele tenha uma progressão contínua.

Você também gostará de ler: 5 filmes e séries sobre empreendedorismo; Mulheres empreendedoras: a força da mulher no mercado brasileiro.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade