O cinema surgiu no final do século XIX e durante 30 anos apresentou histórias sem diálogo, tendo como principal nome o ator, diretor, produtor e roteirista Charles Chaplin. Da inserção do diálogo aos tempos atuais muita coisa aconteceu. A mudança de paradigma mais recente foi na qualidade das séries produzidas para a televisão. A partir da década de 2000, com o seriado Família Soprano (The Sopranos), a TV ganha status de cinema e passa a ter histórias mais complexas com grandes investimentos.
A gama de histórias contadas pela televisão e pelo cinema é grande. De histórias policiais a comédias pastelão. Dentre todas essas histórias é possível encontrar aquelas que são perfeitas para se tirar lições de empreendedorismo e persistência. Confira:
A Rede Social – The Social Network (2010)
O drama e as intrigas por trás da criação do Facebook são o mote do filme. Dirigido por David Fincher, de Clube da Luta, o longa é baseado no livro de não-ficção The Accidental Billionaires. Para a produção do livro, o brasileiro Eduardo Saverin, co-fundador da rede social, foi consultado. A história gira em torno das disputas que Mark Zuckerberg travou ao longo do seu início de carreira até ele se tornar bilionário.
O espírito empreendedor de Mark Zuckerberg e sua personalidade calculista, que se mostra ao longo da trama, é um dos destaques do filme. A história começa em 2003, na Universidade de Harvard, onde surge o Facebook. Inicialmente, a rede é criada apenas para que haja troca de informação entre os estudantes de Harvard, mas acaba se expandindo para outras universidades até se tornar conhecida por todo o mundo.
À Procura da Felicidade – In the Pursuit of Happyness (2006)
O filme de Gabriele Muccino se trata primordialmente de ética e persistência. Cris Gardner (Will Smith) é um pai solteiro que precisa cuidar do seu filho de apenas cinco anos e lidar com dificuldades financeiras. Eles são despejados, enquanto Gardner tem que buscar maneiras de sustentar o filho. À Procura da Felicidade foi muito bem recebido pela crítica pelas atuações e pelo roteiro, que destaca a persistência do protagonista.
Cris é um exemplo de perseverança, característica essencial ao bom empreendedor. Ao longo da trama, o personagem de Will Smith supera as adversidades e encontra alternativas que o fazem superar dificuldades financeiras. Outro ponto de destaque da personalidade do personagem é a capacidade de interação e convencimento.
Mad Men (2007 – )
Mad Men é uma das séries mais aclamadas da televisão. Exibido pelo canal por assinatura AMC, o seriado aborda o cotidiano de uma agência de publicidade na década de 1960. O programa é também muito elogiado pela crítica e está sempre nas listas de melhores séries de TV dos últimos anos. Atuações, roteiro, figurino e direção são sempre reconhecidos em premiações como o Emmy, já faturado 15 vezes pela série.
O grande destaque da série é o personagem Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação da Sterling Cooper (agência fictícia), e seu círculo social. Don tem uma característica valiosa para um empreendedor. Ele é centrado e sabe exatamente quais são seus objetivos. Don é um objetivista, acredita que o ser humano tem o direito de buscar a própria felicidade.
2 Broke Girls (2011 – )
2 Broke Girls é uma sitcom do canal americano CBS que conta a história de duas colegas de quarto e seus esforços para iniciar uma cupcakeria. Max e Carolina tem origens sociais distintas, o que torna suas trajetórias como empreendedoras ainda mais interessantes. As duas começam a trabalhar no mesmo restaurante e estabelecem como objetivo juntar 250 mil dólares para começar o projeto de ter uma loja de cupcakes. Ao longo dos episódios, são expostas as dificuldades em cumprir tal meta, sempre com muito humor.
Shark Tank (2009 – )
Shark Tank é uma série do gênero reality show. O programa é composto por um grupo de empreendedores que tem que apresentar ideias de negócio a potenciais investidores. Em cada episódio há a apresentação de um desses grupos de seu projeto a um painel de cinco investidores – os “tubarões”, que decidem se aderem ou não ao projeto.
Com as análises de cada projeto feitas pelos investidores, fica claro que nenhuma empresa se sustenta apenas com o capital e que as parcerias podem ser de grande valor. Conhecer os casos do Shark Tank podem ajuda a entender como pensar seu próprio negócio.
No geral, programas de televisão e produções cinematográficas podem servir como instrumento de reflexão sobre nosso próprio cotidiano. Com os filmes e séries apresentados nessa lista é possível repensar ou ter um novo olhar sobre alguns aspectos do empreendedorismo. Ficção ou real, todos os casos de sucesso têm em comum a perseverança, a capacidade que o líder teve de tomar iniciativas e uma vasta rede de contatos.
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade