Como escolher um sistema de gestão (ERP) para restaurantes?

Publicado em
- Por Agência WX
4989_acom_estrategiainbound_artigo_escolhererp_marco2018_topoblog_04maio2018

Entenda as características essenciais que um ERP ou sistema de gestão para restaurantes precisa ter para atender suas necessidades de gerenciamento.

Melhorar a gestão e ainda aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes é o objetivo de muitos proprietários de estabelecimentos no segmento do food service. Mas, você sabia que um ERP para restaurantes pode lhe ajudar a conseguir atingir todos esses objetivos com muito mais agilidade e organização?

A tecnologia, muitas vezes, é o que falta para tornar o seu negócio ainda mais lucrativo. Quer saber como escolher o ERP ideal para o seu restaurante? Continue a leitura!

Por que contar com um ERP para restaurantes?

Um restaurante precisa de processos bem definidos para que possa funcionar corretamente. É preciso atenção em relação às fichas técnicas da cozinha, controle do estoque, gestão da área de compras , análise do fluxo de caixa, compreensão sobre o giro médio de clientes para fazer uma estimativa adequada da quantidade de matéria-prima, e assim por diante.

Infelizmente com tantos processos que devem ser analisados e gerenciados é muito fácil para um gestor de um restaurante acabar se perdendo entre tantas informações e rotinas – e como resultado disso pode ocorrer tomadas de decisões erradas e ainda colocar a saúde financeira do seu negócio em risco.

Um ERP para restaurantes conseguirá unir todas essas informações em apenas uma plataforma, cruzando informações e oferecendo relatórios precisos, tornando o dia a dia mais simples e ajudando na tomada de decisões baseada na realidade do seu negócio.
Sabemos que a tecnologia não possa fazer milagres, mas ela é capaz de ser uma grande aliada, permitindo que você:

reduza o desperdício nas suas cozinhas;
• faça compras mais acertadas e economize;
• compreenda o giro médio de clientes por loja;
• faça projeções de vendas mais realistas;
• tenha um melhor controle da vida financeira, contábil e fiscal do seu restaurante;
• tenha uma gestão mais precisa do seu estoque, evitando perdas ou compras de emergência;
• consiga ter uma visão mais global de todo o seu negócio e uma visão detalhada de cada loja;
• Controle a margem de contribuição por loja, lucratividade, rentabilidade, contas a pagar e receber, entre outros;
• tenha uma visão mais sistêmica do seu negócio, melhorando a sua gestão e, claro, o seu faturamento e crescimento.

Como escolher um ERP que seja adequado ao meu restaurante?

Como você viu, um bom ERP para restaurantes é fundamental para apoiar na gestão do seu restaurante, oferecendo uma base de informações precisas e confiáveis que favorecem a tomada de decisão.

Mas, como garantir que a tecnologia na qual você está investindo realmente lhe trará esses retornos positivos e ajudará na gestão do seu restaurante? Nós fizemos uma seleção de critérios importantes que devem ser analisados antes de você escolher o seu ERP. Confira.
Busque um ERP focado no setor de food service.

Existe uma grande quantidade de opções de software de gestão – ERP. Infelizmente, os gratuitos nem sempre oferecem uma solução personalizada e pouca segurança da sua informação. Usar um ERP voltado para administrar uma empresa que não é do setor de alimentação pode lhe trazer muitos problemas, afinal, a área de food service possui algumas características próprias que precisam ser respeitadas.

Com um ERP especializado no segmento no segmento de food service, por exemplo, você pode ter acesso a funcionalidades mais interessantes para o seu dia a dia, como é o caso do monitor de compras. Com ele, o próprio sistema cruza as informações das suas fichas técnicas, do seu estoque e do giro médio de clientes e fornece uma sugestão de lista de compras, bastante precisa e confiável.

Quanto mais de acordo com a sua realidade e as suas necessidades um ERP estiver, mais proveitoso ele será nos seus processos internos.

Conheça quem é o desenvolvedor

Saber quem está “por trás” do software também é muito importante, garantindo não apenas qualidade e usabilidade da tecnologia, mas também suporte técnico para as eventuais necessidades.

Assim, antes de escolher pelo seu ERP para restaurantes, faça uma análise detalhada sobre quem é o fabricante, há quanto tempo ele atua no mercado, qual a experiência no setor de food service, se existe alguma assistência por parte do desenvolvedor (como treinamento para os funcionários ou suporte para dúvidas), entre outras informações.

Uma empresa consolidada com certeza terá casos de sucesso para lhe mostrar e se colocará ao seu lado para as eventuais dúvidas, ajudando o seu negócio a crescer.

Saiba sobre as facilidades de uso

Não adianta o ERP para restaurantes ter milhares de funções se nem você, nem os seus colaboradores conseguirem usá-las. Um software que seja fácil de usar e de aproveitar no seu dia a dia é indispensável.

Por isso, converse com o seu fornecedor de tecnologia de gestão e saiba se existe a possibilidade de realizar um teste da ferramenta antes de comprá-la e aproveite para analisar: as funções que ela oferece, o quanto a navegação é intuitiva, se é simples realizar as operações do dia a dia, se ela integra com as soluções que você já possui, entre outros pontos.

Entenda como é a segurança das informações

A segurança da informação é um ponto crucial nos dias de hoje pois garante que nenhuma pessoa má intencionada poderá acessar os dados estratégicos e confidenciais do seu restaurante.

Para isso, muitas soluções oferecem um nível extra de segurança como troca de informações criptografadas e acesso por login e senha, com a possibilidade de definir permissões de acessos a alguns tipos de informações de acordo com o nível de hierarquia e de acesso do usuário.

Garanta que o seu ERP esteja na Nuvem

Outro ponto importante é prestar atenção em relação ao backup dos dados. Hoje muitas soluções funcionam em nuvem. Ou seja, tanto o software, como o banco de dados ficam hospedados em um servidor na internet (devidamente criptografado e seguro). Isso significa que mesmo que os computadores do seu restaurante sejam danificados, todos os dados relativos à sua gestão estarão salvos.

E não é só. Um sistema em nuvem ainda permite que você possa acessar essas informações de qualquer dispositivo, como um tablet ou um smartphone. Isso significa que você não precisa estar fisicamente nos seus restaurantes para poder geri-los e ter informação em tempo real.

Analise se os relatórios são claros e precisos

Como dissemos, um dos principais benefícios de um ERP para restaurantes é a possibilidade de ter acesso a uma gama de informações, obtidas inclusive com o cruzamento de dados de vários setores ou lojas – algo muito difícil de ser feito manualmente, muitas vezes utilizando o excel.

Porém, esse benefício não poderá ser aproveitado caso o software não conte com uma boa solução de Business Intelligence (BI). É o BI que será responsável por fazer a captura, o processamento e o cruzamento desses dados, gerando relatórios diversificados, fáceis de serem compreendidos e precisos.

Você poderá, por exemplo, cruzar e comparar os dados de várias de suas lojas, entendendo como está o estoque de cada uma delas e compará-los com as fichas técnicas e o giro médio de clientes, analisando se está havendo ou não desperdício.

Também é possível acompanhar em tempo real o que está acontecendo em cada um dos seus restaurantes, como fechamento de caixa, pedidos e pagamentos recebidos.

O próprio sistema ainda poderá facilitar o seu dia a dia, realizando a gestão de recebimentos nos cartões de crédito, débito e refeição ou comparativo das notas fiscais emitidas e recebidas de acordo com as contas a pagar, pedidos feitos nos fornecedores e outras ações, evitando esquecimentos e problemas com o Fisco.

Como você já deve ter percebido, um bom ERP para restaurantes pode ajudar bastante na gestão e na organização dos processos dos seus estabelecimentos de food service.

Se você deseja contratar um ERP focado no setor de food servisse com aplicações práticas e desenvolvido de acordo com as rotinas de bares e restaurantes, venha conversar conosco e descubra como o Everest 3.0 pode ser o aliado que faltava na gestão do seu restaurante.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Cookie icon in black lines

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade