Diminua a resistência dos colaboradores em usar um ERP em sua rede de restaurantes

Publicado em
- Por Agência WX
4771_acom_estrategiainbound_artigo_resistenciaamudanca_fevereiro2018_blog_04abril2018

Veja dicas importantes sobre como reduzir a resistência dos colaboradores ao usar um ERP e saiba a importância da educação corporativa em TI.

Na hora de implantar uma nova tecnologia, muitos gestores sofrem com a resistência dos colaboradores. Afinal, será necessário, muitas vezes, modificar todo o modo de fazer, os processos internos e outros saberes já enraizados na equipe.

Quem gerencia uma rede de restaurantes sofre dobrado, pois nem sempre o pessoal da cozinha, os garçons e os demais colaboradores querem modificar a forma como vieram trabalhando durante tantos anos.

É nessas horas que muitos se questionam se existe uma forma de superar essa resistência e conseguir tirar o máximo proveito das tecnologias. A resposta é: investir em educação corporativa em TI. Quer saber mais? Continue lendo o post!

Por que meus funcionários têm resistência às mudanças?

Antes de qualquer coisa é fundamental que você compreenda que esse não é um problema vivenciado apenas nos seus restaurantes. Resistir as mudanças é algo natural de todos os seres humanos, porque, por natureza, costumamos evitar o desconhecido.

O importante é tentar compreender qual é a fonte do medo dos seus funcionários e trabalhar de maneira positiva sobre essas reações. Muitas vezes, a famosa “rádio peão” pode estar agindo e informações inverídicas sendo espalhadas, por exemplo que a tecnologia está sendo implantada para substituir a mão de obra, para “roubar” empregos ou ainda para “aposentar” os mais antigos.

A quebra da rotina somada a essas informações inverídicas pode gerar um clima de instabilidade, tornando muito difícil implementar as mudanças. Mas, quando seus funcionários entendem os motivos por trás daquelas alterações e não se veem ameaçados por elas – ao contrário, percebem que podem crescer ao receberem um novo treinamento, todo o processo de mudança se torna menos doloroso.

Como preparar meus funcionários para implementar um ERP?

Se você chegou à conclusão de que contar com um ERP na sua rede de restaurantes é o mais indicado para o crescimento da sua empresa, saiba que preparar os seus funcionários para essas mudanças é fundamental.

Nós separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo, reduzindo a resistência dos seus colaboradores. Confira.

Defina processos em sua rede de restaurantes

Mesmo com a utilização de uma solução tecnológica para a otimização dos fluxos de trabalho em sua rede de restaurantes, definir e implementar processos funcionais, sem dúvidas, é um dos principais passos a serem realizados.

Isto porque os processos definidos e claros servirão, entre outros aspectos, para nortear suas equipes e ajudá-las na adaptação do uso da solução.

Ao mesmo tempo, a partir da disponibilização de processos claros você garante a minimização de erros operacionais, uma vez que as ações são padronizadas e orientadas para que sejam executadas corretamente.

Vale, já neste momento, educar os colaboradores a fim de que entendam a importância de seguirem os processos definidos, quais as vantagens e o quanto podem ajudar no desenvolvimento do negócio.

Crie um clima de confiança na organização

Como você pode notar, a “rádio peão” pode ser uma inimiga poderosa na hora de implementar mudanças, espalhando fofocas e informações capazes de desestabilizar os seus times.

Para combatê-las, ofereça informação de qualidade e valiosa. Reúna seus colaboradores e explique os motivos por trás dessa mudança, os objetivos possíveis de serem alcançados, o cronograma de implementação e tire todas as dúvidas que surgirem.

Trabalhar com transparência ajuda a passar uma imagem de confiança aos seus colaboradores, reduzindo as fofocas e melhorando a adesão ao novo projeto.

Incentive a participação dos colaboradores

Os colaboradores diretamente envolvidos com as mudanças devem ser os primeiros a serem integrados a essas alterações. Por exemplo, se ao implementar um ERP o seu setor de compras terá de trabalhar de forma totalmente diferente, utilizando as informações fornecidas pelo software, é primordial que essas pessoas recebam muito mais treinamento e atenção.

Garanta que eles entendam que não terão seus cargos ameaçados, pelo contrário, que essa será uma oportunidade de aprendizado e de evolução nas suas carreiras. Quanto mais essas pessoas se sentirem seguras e confiantes, mais fácil será para o restante do time assimilar a mesma ideia.

Invista na educação corporativa em TI

Treinamentos, capacitações, tira-dúvidas. Quanto mais os seus funcionários sentirem-se preparados para lidarem com o ERP, menor será a resistência, afinal costumamos ter medo do desconhecido, mas quando passamos a dominar a nova tecnologia, ela não representa mais uma ameaça – e sim uma oportunidade de fazer mais e melhor.

Algumas empresas de softwares, inclusive, oferecem treinamentos exclusivos tanto in company como EAD, explicando tudo o que a solução oferece aos seus colaboradores e melhorando a usabilidade e a interação com o software.

Além de reduzir a resistência, esses treinamentos ainda garantem que o seu investimento trará o retorno esperado. Afinal, somente se os seus colaboradores realmente utilizarem todas as vantagens que esses sistemas oferecem você poderá transformar a sua gestão.

Tenha um cronograma de implementação

Geralmente a implementação de uma nova tecnologia leva algum tempo até que os processos internos sejam modificados e que essa nova rotina seja integrada e assimilada pelos seus funcionários.

Por isso é fundamental ter um cronograma específico, com todas as etapas bem alinhadas e com o tempo médio de capacitação de cada uma das suas equipes. Não espere que da noite para o dia tudo flua como o esperado. É normal que em um primeiro momento surjam muitas dúvidas e dificuldades, havendo até mesmo uma certa queda de produtividade enquanto a tecnologia é assimilada.

Paciência é fundamental, junto de comunicação transparente e investimento em educação corporativa em TI. Dessa forma a resistência dos seus colaboradores certamente será menor e você poderá aproveitar de todos os benefícios trazidos por um ERP de food service.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite e leia o nosso post com dicas exclusivas sobre como educar seus colaboradores para o uso de novas tecnologias!

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade