Hoje o Brasil é considerado um dos dez países que mais desperdiçam alimentos, com incríveis 41 mil toneladas jogadas no lixo, de acordo com um levantamento feito pelo World Resources Institute (WRI). Você sabia que investir em um sistema ERP para foodservices pode ajudar você a não fazer parte destas estatísticas?
Se os problemas ambientais e sociais desses dados são imensamente preocupantes, os impactos financeiros que essa atitude pode causar aos restaurantes e empreendimentos na área de food service são enormes. Afinal, comida que vai para o lixo é prejuízo para o empresário. O desperdício em restaurantes é um problema bastante conhecido de quem gerencia essa área. Como reverter e evitar que isso ocorra com o seu negócio? Leia e descubra!
Você pode estar pensando, mas como um ERP para foodservices pode me ajudar a reduzir o desperdício de comida? Na verdade, eles possuem uma relação bem íntima, fazendo com que você compreenda melhor o seu negócio e faça economias mais sensatas.
Você sabe, hoje, o quanto exatamente de cada insumo está sendo usado em seus restaurantes? Uma coisa é você ter um controle ideal sobre a sua cozinha e outra é entender exatamente de que maneira isso está funcionando no seu dia a dia.
Com um ERP para foodservices isto é possível, porque você passa a atingir um índice extremamente importante no combate ao desperdício – e algo que seria praticamente impossível fazer manualmente.
O sistema de gestão empresarial é capaz de comparar automaticamente o quanto de cada insumo deveria ser usado, com base nas informações das fichas técnicas das receitas, e o quanto está realmente sendo utilizado, de acordo com a movimentação do seu estoque, lhe dando uma visão muito mais real do seu negócio.
Assim, você consegue comparar o quanto a sua cozinha pode aproveitar melhor os seus insumos, e, claro, evitar compras a mais ou a menos do que o necessário, otimizando a sua vida financeira.
Quando falamos em estoque de comida, automaticamente precisamos pensar no prazo de validade dos itens. Afinal, se o produto estraga antes de ir para a mesa do consumidor acaba significando muito prejuízo.
Nesse caso podem estar acontecendo dois problemas distintos:
Em ambas as situações, um sistema ERP para foodservices pode lhe ajudar, afinal você conseguirá gerir melhor o seu estoque e integrá-lo com as demandas dos demais setores. Assim, conforme um item for ficando em quantidades menores do que o adequado ou se aproximando do prazo de validade, o sistema automaticamente lhe enviará um alerta.
Isso permitirá que você pense em novas receitas e pratos que usem esse ingrediente, ou em promoções específicas para retirá-los do seu estoque e transformá-los em dinheiro.
O mesmo vale para o segundo ponto. Com relatórios precisos sobre o seu negócio, fica mais fácil de você entender as preferências da sua clientela, sabendo quais são os pratos que têm maior procura, evitando que você faça compras a mais do que o necessário ou de itens que não têm saída.
Para quem tem mais de um restaurante, nem sempre é fácil saber o quanto cada cozinheiro consome de insumos, o que pode dificultar na hora de otimizar a sua vida financeira e combater o desperdício nas suas cozinhas.
Um ERP para foodservices também pode lhe ajudar nesse sentido ao comparar o consumo de insumos por cada restaurante da sua cadeia, identificando aqueles que consomem mais do que o recomendado na ficha técnica das receitas.
Quanto mais controle você tiver sobre as suas casas e sobre suas cozinhas, menor o desperdício e, claro, menos custos adicionais para o desenvolvimento dos pratos.
Se você não tem ideia de qual a rotatividade de pessoas no seu restaurante, nem dos pratos que eles mais procuram ou do perfil do seu público, as chances de criar pratos que desperdicem alimentos é muito maior.
Um bom ERP para foodservices consegue oferecer todas essas informações para você, permitindo que você analise, entre outras informações:
A partir desses dados, você poderá fazer compras programadas de matéria-prima e evitar, por exemplo, produzir uma grande quantidade de alimentos para um dia de baixo movimento ou vice-versa.
Já está convencido de que um bom ERP é a solução que faltava para o seu restaurante? Para não errar na escolha do software existem alguns pontos que você precisa considerar, como:
Como você pode notar, com um ERP focado para o mercado de foodservice, você poderá reduzir o desperdício de todos os insumos, melhorando também o controle dos restaurantes da sua cadeia e otimizando a sua gestão.
Se você está em busca do ERP certo para o seu restaurante, precisa conhecer o EVEREST Gestão Empresarial, criado exclusivamente para facilitar a gestão de cadeias de restaurantes, lanchonetes, bares e pizzarias, favorecendo o controle de todas as etapas da sua gestão e também das tarefas rotineiras dentro das suas lojas.
Com este ERP você poderá:
Você gostou desse conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente! E, para saber mais sobre o EVEREST Gestão Empresarial, entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores!
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade