Gerenciar um negócio na área de food service nunca é uma tarefa fácil. Os empresários que contam com mais de uma loja na sua rede, então, precisam de cuidados redobrados na hora de garantir a gestão eficiente.
Mas, será que você está fazendo tudo da melhor maneira possível? Para lhe ajudar nós separamos algumas dicas fundamentais quando o assunto é ter uma gestão eficiente do food service. Confira.
Vender apenas boa comida não é suficiente para que você tenha sucesso no ramo do food service. É preciso ir além, sobretudo com uma gestão que realmente seja eficiente e capaz de agregar qualidade aos seus pratos, mantendo a saúde financeira do seu negócio em dia.
De acordo com um levantamento do Sebrae, por ano, mais de 880 mil negócios de alimentação de pequeno porte fecham as portas. E você sabe o principal motivo para essa realidade? A falta de gestão.
Não fazer um planejamento prévio, falta de entendimento sobre as necessidades da clientela, falta de controle financeiro, despreocupação com o estoque e falta de gerenciamento dos recursos humanos são as principais dificuldades que levam muitos empresários a fecharem seus negócios.
Para quem possui mais de um restaurante, a situação é ainda mais problemática. Afinal, é preciso ter muito controle para fazer compras acertadas e evitar desperdícios.
Somente com uma boa gestão você poderá entender melhor a sua clientela, desenvolver pratos com uma margem de contribuição maior, reduzir o desperdício e, claro, conseguir ter um crescimento sustentável (ou seja, que consiga se manter ao longo dos anos).
Já está convencido de que uma gestão eficiente do food service é indispensável para o sucesso do seu empreendimento? Então veja algumas dicas importantes que separamos.
O planejamento financeiro é o pilar de qualquer negócio e o indicativo de que as suas lojas estão com o rendimento dentro do esperado para o período. Porém, a gestão financeira acaba sendo afetada por vários outros setores.
Por exemplo, se você não faz um bom controle de estoque, acaba também fazendo compras mal planejadas. E o resultado será um aumento nas suas despesas e uma redução na margem de lucro de cada prato, algo que certamente influenciará na sua vida financeira, não é mesmo?
Por isso, para fazer uma ótima gestão nesse ponto é muito importante ter total conhecimento de todos os seus setores e fazer com que esses dados estejam integrados.
Além disso, é fundamental:
Não existe gestão eficiente sem controle do estoque. Ele é a alma de qualquer restaurante, afinal é lá que se encontram os ingredientes que serão responsáveis pelos seus pratos e drinks. Apesar disso, controlar esse setor ainda é uma das maiores dificuldades de muitos gestores.
Um dos passos mais primordiais para melhorar o controle do seu estoque é ter a ficha técnica atualizada de todos os seus pratos e drinks. Com ela, você conseguirá fazer melhor uma projeção de consumo, entender a sua demanda de reposição e ainda combater o desperdício na cozinha.
A gestão do estoque ainda está diretamente relacionada com o setor de compras. Se você gerencia mal o seu estoque, acaba planejando de forma errada as suas compras, gastando mais do que precisa.
Algumas dicas valiosas são:
Os fornecedores são os parceiros de negócio do seu food service e deles depende a qualidade do que você serve e também a margem de contribuição de cada prato.
Por isso, tenha uma lista com os principais fornecedores, faça cotações variadas e sempre atualize os valores de cada ingrediente na ficha técnica. Quando possível, tenha também um “fornecedor reserva”. Assim, caso alguma entrega não seja cumprida, você não colocará em risco a sua cozinha.
Uma sugestão é, sempre que possível, reduzir os o tamanho da cadeia de compras. Ou seja, tente negociar diretamente com a fábrica ou o produtor. Isso reduz o preço final que você pagará pelo item, melhorando a sua margem de contribuição.
Em alguns casos, se for possível, tente fazer parcerias com produtores locais ou até produza alguns dos seus ingredientes, como hortaliças, por exemplo, agregando mais valor ao seu prato e reduzindo os seus custos.
Um bom restaurante é feito de pessoas. E se você não consegue gerir corretamente as suas equipes, certamente terá um grande problema.
Para evitar questões conturbadas, comece contratando colaboradores que estão de acordo com a sua cultura organizacional e que compartilhem dos mesmos valores do seu negócio.
Além disso, lembre-se de sempre realizar treinamentos, de ter uma boa comunicação com todos (evitando fofocas e a rádio peão) e uma política de valorização do bom funcionário, permitindo que essas pessoas cresçam com o seu negócio e que tenham orgulho de trabalhar para a sua marca.
Como dissemos, uma gestão eficiente de food service para quem possui mais de uma loja é sempre desafiadora. E a principal dificuldade é conseguir unificar as informações.
Quanto mais unificada for a sua gestão, mais produtiva e eficiente ela será. Assim, você conseguirá manter a mesma qualidade e ainda um faturamento médio ótimo em todas as lojas.
Infelizmente, fica muito difícil conseguir ter esses dados cruzados apenas com controles manuais, como as planilhas do Excel. Uma vez que é impossível acompanhar em tempo real o que está acontecendo em cada uma das suas lojas – algo indispensável para uma gestão eficiente e unificada.
Já deu para notar que realizar uma gestão eficiente do food service não é uma tarefa fácil, não é? Mas um bom ERP pode lhe ajudar, como é o caso do Everest 3.0.
Com ele você conseguirá
E, então, já está convencido de que a tecnologia é um ótimo aliado quando o assunto é gestão eficiente do food service? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!
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