Quais são as vantagens de ter um ERP no seu food service? 

Publicado em
- Por ACOM Sistemas
Vantagens de ter um erp

Você sabe o que é um ERP? ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais. Um ERP é um sistema de gestão integrado que permite controlar e otimizar todos os processos de uma empresa, dos fluxos operacionais às demandas gerenciais.  

Mas por que um restaurante ou outro estabelecimento do segmento food precisaria de um ERP? Quais são as vantagens de ter um sistema de gestão? Neste texto, vamos mostrar algumas vantagens e benefícios que um ERP pode trazer para o seu negócio. Confira!  

Vantagens de ter um ERP: 

Redução de custos: Um ERP ajuda a reduzir os custos operacionais, pois elimina a necessidade de ter vários sistemas diferentes para cada área da empresa. Além disso, facilita a gestão do estoque, evitando desperdícios e compras desnecessárias. Com um software de gestão especializado, você também pode controlar melhor o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, entre outras rotinas, melhorando a saúde financeira do seu negócio. 

 – Aumento da produtividade: Um ERP aumenta a produtividade da sua equipe, pois automatiza e agiliza as tarefas do dia a dia, como emissão de notas fiscais, compra de insumos, entrada e saída de produtos, etc. Com um ERP, você também pode integrar as informações de todas as unidades do seu negócio, facilitando a comunicação e a tomada de decisões. Assim, você ganha tempo para se dedicar ao que realmente importa: o seu cliente. 

 – Melhoria da qualidade: Um ERP melhora a qualidade do seu serviço, pois permite que você tenha mais controle sobre os processos e os padrões do seu negócio. Com um software de gestão, você pode monitorar o desempenho da sua equipe, o nível de satisfação dos seus clientes, a qualidade dos seus produtos, etc. Desta forma, você pode identificar e corrigir rapidamente os problemas que possam surgir, garantindo a excelência do seu negócio. 

 – Decisões mais estratégicas: Um software de gestão especializado fornece dados valiosos, compilados em relatórios e indicadores que ajudam a planejar e executar estratégias para o crescimento do seu negócio. Com essas informações, é possível tomar decisões mais assertivas e conscientes.  Como planejar melhor a reposição de estoque, elaborar cardápios sazonais, aumentar o ticket médio da operação, mensurar a satisfação e fidelidade do cliente, calcular os produtos mais vendidos por período, entre outras possibilidades. 

 – Diferencial competitivo: Um ERP é um diferencial competitivo para o seu negócio, pois mostra que você está antenado com as tendências e as exigências do mercado. Usando essa ferramenta da forma correta, você pode oferecer uma experiência diferenciada para o seu cliente, como um cardápio mais elaborado, um programa de fidelidade e uma entrega mais rápida do pedido. 

10 Controles que você pode ter com um ERP: 

  1. Estoque: você pode gerenciar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, evitar desperdícios, controlar a validade dos produtos e fazer pedidos de compra com base na demanda. 
  1. Inventário: você pode fazer o levantamento físico dos bens patrimoniais do seu negócio, registrar as entradas e saídas dos ativos, calcular a depreciação e o valor contábil. 
  1. Compras: você pode negociar com os fornecedores, comparar preços e condições, controlar os prazos de entrega e o recebimento das mercadorias. 
  1. Caixa: você pode registrar todas as movimentações financeiras, acompanhar o saldo em tempo real, emitir notas fiscais eletrônicas e integrar com as principais formas de pagamento. 
  1. Vendas: você pode monitorar o desempenho das vendas por período, produto, categoria, garçom ou mesa, analisar o ticket médio, o custo dos pratos e a margem de lucro. O ERP integra com os principais players de PDV do mercado, facilitando a extração de dados valiosos. 
  1. Produção: você pode planejar o cardápio, calcular a ficha técnica dos pratos, o CMV de cada item, controlar o tempo de preparo e a qualidade dos alimentos. 
  1. Delivery: você pode receber pedidos online, integrar com os principais aplicativos de entrega, gerenciar as rotas dos entregadores e acompanhar a satisfação dos clientes. 
  1. Atendimento: você pode agilizar o atendimento aos clientes, reduzir erros nos pedidos, facilitar a comunicação entre a cozinha e o salão e aumentar a fidelização. 
  1. Fiscal e contábil: você pode cumprir as obrigações tributárias e legais, gerenciar os fluxos fiscais e contábeis, apurar os impostos e enviar as declarações ao fisco. 
  1. Gerencial: você pode acessar relatórios e gráficos que mostram a situação financeira, operacional e comercial do seu negócio, tomar decisões baseadas em dados e planejar o crescimento do seu empreendimento. 

Como escolher um ERP para o seu restaurante? 

Como você pode ver, ter um ERP é uma ótima forma de melhorar a gestão e o desempenho do seu negócio do food. Mas como escolher o melhor ERP para o seu negócio? Existem vários fatores que devem ser levados em conta na hora de contratar um ERP, como o custo-benefício, a funcionalidade, a segurança, o suporte, etc. Você poder ler mais dicas sobre como escolher o sistema ideal neste artigo.

Uma dica é optar por um ERP especializado no segmento de food service, pois ele vai atender às suas necessidades específicas e oferecer soluções que potencializam a sua operação. Um exemplo é o ERP EVEREST Food Service, um sistema de gestão integrado desenvolvido pela ACOM Sistemas para o setor de alimentação fora do lar. 

O ERP EVEREST é uma plataforma completa que integra todos os processos do seu negócio em uma única solução. Com ele, você pode gerenciar o financeiro, o estoque, o operacional, o comercial, o fiscal e contábil e muito mais. Além disso, você integra o ERP a diversos outras soluções disponíveis no mercado, como sistemas para ponto de venda (PDV), plataformas de e-commerce, softwares contábeis, entre outros. Isso permite que o ERP se encaixe da melhor forma na realidade da sua operação. 

Se você quer conhecer mais sobre o ERP EVEREST e saber como ele pode ajudar o seu negócio a crescer e se destacar no mercado de food service, entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e mostrar como o ERP EVEREST pode ser o seu melhor aliado na gestão do seu negócio. 

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade