Promova eventos em sua rede de bares e restaurantes e aumente o faturamento

Publicado em
- Por Agência WX
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Confira as dicas para fazer a gestão de eventos em restaurantes e bares de forma mais efetiva e aumentar o faturamento nas suas casas

Os eventos são ótimas oportunidades para manter a lotação máxima do seu restaurante e ainda variar a sua clientela.

Possíveis de serem organizados praticamente durante todo o ano, eles podem ser um diferencial importante da sua marca.

Quer saber mais sobre a gestão de eventos em restaurantes e bares e como eles podem auxiliar o seu negócio? Então continue a leitura desse artigo.

Por que investir nos eventos?

Manter a casa cheia nem sempre é uma tarefa fácil e a baixa de clientes pode significar prejuízo e dificuldades na hora de manter as metas financeiras. Nesse ponto, os eventos podem ser um importante aliado.

Além disso, os eventos podem ser realizados em praticamente qualquer época do ano. Quando bem organizados e geridos eles conseguem:

  • otimizar seus recursos e aumentar a receita;
  • captar clientes que, talvez, de outra forma não conheceriam o seu estabelecimento;
  • melhorar a visibilidade da sua marca;
  • se transformarem em um diferencial do seu negócio.

 

Os eventos também são muito importantes para o marketing da sua empresa, ajudando o seu restaurante a criar uma identidade e, claro, a se relacionar melhor com os seus clientes.

Não raro, por exemplo, vemos eventos organizados por estabelecimentos que se tornaram verdadeiras tradições e que fazem com que muitas pessoas aguardem ansiosamente para participarem dessas celebrações, aumentando a receita e a visibilidade da marca.

Tipos de eventos que podem ser realizados em bares e restaurantes

Para conseguir todos esses benefícios, é muito importante que os eventos sejam bem planejados e organizados.
Como dissemos na introdução deste artigo, os eventos podem acontecer durante praticamente todo o ano. Os mais usuais são:

  • corporativos: quando as empresas fecham a sua casa para comemorarem datas especiais, como atingimento de metas, almoço ou jantar de negócios, celebrações de fim de ano, aniversário da empresa etc.;
  • datas comemorativas: dia das mães, dos pais, dos namorados, páscoa, ano novo, dia do rock, carnaval e muitos outros momentos podem ser um ótimo “gancho” para criar uma celebração especial no seu bar ou restaurante, com um menu diferenciado;
  • aniversários: hoje em dia está cada vez mais comum que as pessoas celebrem seus aniversários em bares e restaurantes que oferecem um pacote especial, com bolo, cartela individual para cada convidados e outros incentivos;
  • esportivos: copa do mundo, final do campeonato brasileiro, olimpíadas entre outros grandes eventos esportivos também podem “chamar” a sua clientela. Colocar telões e servir um cardápio único, com promoções exclusivas são ótimas ideias;
  • eventos anuais: o seu bar ou restaurante também poderá criar um evento próprio, como aniversário da casa, feijoada especial, dia do samba e assim por diante, criando uma periodicidade e fazendo com que seus clientes aguardem por esse momento.

 

Como fazer a gestão de eventos em restaurantes e bares?

Embora os eventos sejam aliados importantes para aumentar o faturamento do seu bar ou restaurante, é fundamental que eles sejam bem organizados e geridos, garantindo que a experiência dos seus clientes seja excepcional, melhorando a relação com a sua marca e a taxa de fidelização do seu estabelecimento.

Para lhe ajudar, nós separamos algumas dicas de gestão de eventos em restaurantes e bares. Confira.

Defina o objetivo e o público-alvo

Como é possível trabalhar com eventos variados é muito importante que você pense em qual organizará e para quem ele é voltado. Por exemplo, um evento para a final da copa do mundo tem um público totalmente diferenciado de um almoço especial de dia das mães.

Essa parece uma etapa óbvia, mas não se atentar a ela pode dificultar toda a sua organização, como a definição do que será servido, das promoções e até a divulgação do seu evento.

Seja criterioso na seleção de fornecedores

Para que o seu evento seja lembrado como um momento agradável é primordial que o que for servido seja de qualidade (e principalmente compatível com o valor que está sendo cobrado).

Escolha um fornecedor que, além de qualidade e bom custo-benefício, também seja capaz de atender a sua demanda, com a quantidade certa de itens para o dia.

As datas comemorativas, como dia das mães, dos pais e dos namorados, por exemplo, costumam ser disputadas pelos restaurantes. Isso significa que os fornecedores também poderão estar sobrecarregados e escolher de forma errada pode comprometer o seu serviço, colocando a imagem do seu negócio em risco.

Ter as fichas técnicas bem estruturadas ajuda muito nesse processo de gestão do que será servido e das quantidades necessárias em estoque.

Cuidado com o estoque e com a sua mão de obra

Um evento significa casa cheia – e muitas pessoas fazendo pedido ao mesmo tempo. Para que todos sejam bem atendidos é fundamental que você tenha estoque suficiente e que seus funcionários consigam “dar conta do recado”.

Por isso, vale a pena contratar pessoas especialmente para essas datas e oferecer um treinamento antes do evento, garantindo que tudo sairá como programado e de acordo com os padrões do seu bar ou restaurante.

Em relação ao estoque, é muito importante estimar adequadamente a sua capacidade e a lotação máxima do restaurante. Para os eventos fechados, como os corporativos, fica mais fácil ter uma ideia antecipada do número de pessoas, mas naqueles abertos ao público, nem sempre essa conta pode ser simples.

O ideal é tentar trabalhar com um estoque de acordo com a quantidade de clientes média esperada para o evento – e garantir que não haverá sobrecarga no dia, como mesas extras e vendas de convite além da sua capacidade.

Elabore um menu especial e pense em promoções atrativas

Para as datas comemorativas é fundamental se atentar a um menu mais requintado e que desperte nas pessoas a vontade de irem até o seu bar ou restaurante.

O dia dos namorados, por exemplo, pede por comidas mais saborosas, pratos e decorações mais elaboradas, além de uma cartela de vinhos – itens que podem não são usuais no seu dia a dia.

Já eventos esportivos combinam muito bem com promoções especiais, como dose dupla de chopp, porções com bebidas, rodadas gratuitas a cada gol, e assim por diante.

Na hora de definir esses pontos foque em quem é o seu público-alvo e nos pontos fortes da sua casa. Se o bar ou restaurante tem parceria com um fornecedor de cerveja diferenciado ou trabalha com cervejas artesanais, por exemplo, pode pensar em uma ação conjunta para oferecer algo especial para os clientes. Focar nisso é uma forma de atrair mais clientes para a sua casa.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é fundamental na gestão de eventos em restaurantes e bares. Com um ERP desenvolvido para a área de food service, por exemplo, você terá mais facilidade de gerenciar o seu estoque e fornecer informações corretas para a área de compras, baseado nas fichas técnicas dos pratos que irá servir.

Outro item bem interessante é o CRM, que permite realizar um cadastro mais completo dos seus clientes, melhorando o relacionamento com eles. Por exemplo, se você está realizando um evento corporativo, é importante ter o contato dessas pessoas, o tipo de produtos que eles consumiram, entre outras informações, o que torna mais fácil realizar contatos posteriores e a fidelização dessas pessoas.

Com um bom CRM você ainda poderá disparar e-mails convidando esses clientes a participarem de outros eventos ou promoções da casa, melhorando o relacionamento e fazendo com que eles retornem mais vezes a outros eventos organizados por vocês.

Além de tudo isso, um bom ERP ainda pode lhe ajudar na hora de analisar o pós-evento, entendendo quais pratos tiveram mais saída, quantas pessoas participaram, qual foi a margem de lucro média, entre muitos outros pontos importantes e que permitem que os próximos eventos sejam ainda melhores.

Como você pode notar, os eventos são ótimas oportunidades de aumentar a sua receita, captar mais clientes e tornar a marca do seu negócio muito mais forte. Porém, é preciso atenção na gestão de eventos em restaurantes e bares, garantindo que a experiência dos seus clientes seja a melhor possível.

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