PCP como estratégia para o seu negócio

Publicado em
- Por Agência WX
Shutterstock_246118213

Ao gerenciar um empreendimento é preciso estar sempre pensando em métodos para melhorar o desempenho do seu negócio. Para estruturar e efetivar estratégias de sucessos são necessários três elementos fundamentais: planejamento, programação e controle das ações operacionais da sua empresa.

A melhor maneira de aplicar esta tática é implementando o PCP, Planejamento e Controle de Produção na sua companhia. Já explicamos aqui no Blog com detalhes sobre esse sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção, e hoje vamos apresentar maneiras para que você possa utilizá-lo nas estratégias do seu negócio. Confira:

Previsão de demandas

A previsão de demanda é uma função extremamente importante do PCP. Esta previsão é uma base para que se possa programar o que será necessário para realizar determinada produção. Nela é analisada: compra de materiais, gastos e até mesmo a mão de obra, calculando se será preciso contratar ou subcontratar alguém, ou se precisará fazer uso de hora-extra.

Além de prever estes processos envolvendo recursos materiais e humanos, também é preciso observar os serviços ligados a logística da produção. Essa previsão pode ser feita a médio e longo prazo.

Planejamento de Produção

A partir da previsão de demanda, preenchida com o máximo de precisão possível, é feito o planejamento em que se define se será necessário modificar a capacidade de produção, com aumento ou redução, para atender essa ação.

Depois, é preciso fazer o planejamento agregado da produção, para personalizar e aperfeiçoar a estratégia de produção de acordo com as necessidades da sua empresa. Decisões como contratação ou demissões de pessoas, estoque, contrato com fornecedores, entre outros, são tomadas baseadas nas análises da demanda e da capacidade de produção já determinados.

Pcp-gestao-empresarial

Programação da Produção

Com o planejamento realizado com detalhes, é preciso pensar na programação dessa produção, definir quanto tempo ela levará para ser executada.

Essa programação deve ser feita pensando a longo e a curto prazo. Ou seja, determinar não somente a data final de entrega, mas também em como a fábrica irá trabalhar no dia a dia, desde a administração de materiais até a emissão e liberação de ordens.

Nesta etapa também são definidos, com muita preciosidade, as quantidades de estoque e produção necessários para cada período. Para que seja executado com sucesso, os processos anteriores como a previsão e a programação devem ser realizados com cautela.

Controle da Produção

Depois que toda a programação é cuidadosamente executada chega a etapa final do PCP: o controle da produção, monitorando de perto para verificar se todos os processos estão sendo executados como planejado.

O PCP é um sistema de gerenciamento fundamental para o bom funcionamento operacional de uma empresa. Com a Acom Sistemas é possível fazer todos esses processos de forma muito prática e segura, otimizando as ações do seu empreendimento. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe aqui o seu comentário.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade