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Home office em tempos de coronavírus: Dicas para manter a produtividade

Trabalhar em casa tem sido a melhor solução para os trabalhadores se protegerem contra a pandemia do novo Coronavírus. Isso fez com que eles trocassem a rotina de sair de casa e ir para o trabalho pela facilidade do home office.

Mas apesar de todas as facilidades, é preciso ter cuidado para manter a produtividade em alta. Essa prática exige que o profissional mantenha uma boa organização, para diminuir os impactos da distância e conseguirem manter tudo da melhor forma possível.

Por isso, hoje vamos conferir algumas boas práticas que vão te ajudar a passar por esse período e mesmo assim ser produtivo no home office.

Home office se torna opção

Assim como acontece em boa parte do mundo, o isolamento social foi a medida encontrada para impedir que o COVID-19 continue se espalhando. Quanto mais pessoas ficarem em casa, menor será a contaminação. Ainda sem data para acabar, esse plano deve durar mais algumas semanas — ou meses —, até que que o ocorra o “achatamento da curva” do vírus.

Além de proteger a saúde de todos, essa medida causou impacto em diversos aspectos de toda a sociedade. Lazer, estudos, e claro, o trabalho, foram diretamente afetados também. Isso fez com que as atividades do dia a dia tivessem que ser alteradas por um período indeterminado.

Aulas online, passatempos e as obrigações profissionais estão tendo que ser executadas dentro do lar, o que faz com que todos tenham que se adaptar ao novo cotidiano. Por conta disso, é importante conhecer algumas boas práticas que ajudam a se organizar nas tarefas diárias.

Dicas para manter a produtividade em alta no home office

Ainda está se adaptando ao home office, veja então algumas ações que vão te ajudar a lidar com essa mudança e se adaptar o mais rápido possível.

Combine as coisas com a sua família

Se você mora só, pode pular para o próximo item dessa lista. Sabemos que a rotina no home office não é exatamente igual ao que temos no trabalho, mas para ser o mais parecida possível é necessário contar com o apoio da família.

Pais, companheiros, colegas de quarto, e principalmente, filhos, precisam colaborar e entender que é hora de você trabalhar. Claro que você pode dar uma parada para alimentar as crianças ou ajudar algum parente, mas isso não pode ser feito durante todo o expediente.

No seu trabalho você não fica falando com sua família o dia inteiro, pois mesmo em casa esse comportamento deve ser mantido.

Mantenha um horário definido

Home office não quer dizer que não há nenhuma regra e que tudo está liberado. Ainda é preciso manter um bom horário e seguir ao máximo possível ele. Isso significa que não dá para acordar ao meio dia ou fazer duas horas de almoço.

Uma boa maneira de não se perder, é combinar com toda a equipe se tudo continuará na mesma como era na empresa ou se terá alguma adaptação.

Além disso, procure deixar as suas tarefas pessoais para depois que o seu expediente acabar. Dessa forma você não mistura as coisas e evita que seu trabalho comece a acumular.

Organize um espaço de trabalho

Trabalhar sem sair das cobertas parece tentador, não é mesmo? Pois é, mas saiba que a preguiça é uma das maiores vilãs da produtividade.

A melhor maneira de combater isso é tendo um espaço destinado ao seu trabalho. Isso pode ser um escritório ou mesmo em um canto do seu quarto, mas desde que você possa se concentrar se ser incomodado, conforme vimos no primeiro tópico dessa lista.

Ter um computador, uma mesa e uma cadeira é o suficiente para boa parte dos profissionais desempenharem as atividades necessárias. Caso precise de mais alguma coisa, é dever da empresa providenciar todo o material para o colaborador trabalhar.

Cuidado com as distrações

Família, celular do lado, televisão e chefe longe. Essa combinação pode ser fatal para você se distrair e todas as suas tarefas acumularem ao longo do dia. Por causa disso, manter o foco é um desafio que você deve cumprir sempre.

É importante ter em mente que para manter a produtividade em alta no home office você deve ter o mesmo comprometimento que tinha quando estava na sede da empresa. Isso significa que tudo que for paralelo deve esperar e sua prioridade precisa ser as atividades profissionais.

Mantenha a comunicação com a equipe

Estar em casa não quer dizer que esteja sozinho. Por isso, nunca deixe de se comunicar com seus colegas e demais profissionais com que você precisa manter contato.

Para fazer isso é interessante ter em mente dois pontos importantes: meio de comunicação e horário. Vamos entender melhor cada um deles:

Meio de comunicação: qual será a plataforma que você vai se comunicar com os diretores, colegas de setor e demais pessoas? Seja no WhatsApp, Zoom, Skype, Slack, etc, é preciso definir um lugar para que todos possam falar entre si.

Isso evita que cada um converse por um lugar diferente e informações importantes se percam no meio do caminho.

Horário: claro que você pode conversar com seus colegas sempre que for necessário, mas definir um horário pra isso é uma boa forma de manter todos em contato, principalmente para reuniões em grupo.

Procurem marcar horário definidos para que todos estejam conectados. Pela manhã, o que vai acontecer durante o dia. Ao final do turno, uma revisão e planejamento para o próximo expediente.

Tire um tempo para você

Sim, é preciso cuidar de você também. Muitos profissionais acabam ficando tão preocupados em manterem uma boa produtividade no home office que acabam trabalhando demais.

Claro que é importante manter o foco, mas nunca deixe de lado o período para você se alimentar, descansar a cabeça e se distrair um pouco. Uma boa dica é a técnica Pomodoro, em que você trabalha em blocos de 25 minutos, sem interrupções, e tira cinco minutos de descanso entre cada bloco. Após repetir isso quatro vezes, você tira uma pausa de meia hora.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para conferir os outros artigos já publicados no nosso blog.

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