Controle de Compras – conheça sua empresa através da gestão estratégica
Publicado em
- Por Agência WX
Domine cada etapa do jogo empresarial. Traçar um bom planejamento de compras é fundamental para gerenciar as solicitações, cotações, ordens de compras, recebimento e inspeção de qualidade de forma prática. Ter o desenvolvimento da sua empresa na ponta do lápis permite ao comprador um acesso otimizado às informações gerenciais e evita retrabalhos no processo.
O modelo de finanças aplicadas à compras tem passado por uma série de mudanças. E isso transformou a forma das empresas guiarem seus negócios. O foco agora é direcionado do produto para o cliente, o estoque passou a ser administrado de acordo com a demanda, o fornecedor passa a integrar a cadeia em posições estratégicas e a qualidade passou a ser fator principal para a competitividade empresarial.
6 etapas de um bom planejamento de compras:
Preparar a Previsão de Vendas: Trabalho conjunto. O controle de vendas é um dos itens essenciais para a gestão estratégica de compras. A previsão do lucro bruto determina quais áreas no setor de compras devem ser exploradas e quais podem ser deixadas de segundo plano. Orientado pelas previsões, o setor de compras terá condições de estabelecer a relação estoque/venda para atender às vendas previstas.
Ajustamento da previsão às possibilidades da empresa: Integração. Preparadas as previsões de vendas, por setor ou departamento, e consolidadas na previsão global para o período, elas devem ser checadas e discutidas em reuniões.
Decidir o que vai comprar: Qual é o plano? É nesta etapa em que o setor de compras planeja os desembolsos mensais necessários para as compras, além de indicar como e onde buscar, se necessários, os recursos para complementar o capital de giro da empresa.
Elaborar orçamento: Após a elaboração do orçamento que atende às aquisições de mercadorias previstas para um determinado período, é necessário detalhar o orçamento para cada uma das seções da empresa. Estabeleça as cotas de compras mensais, de acordo com o cronograma geral recebido.
Efetivação das compras: Quando tudo está organizado, esta etapa é muito fácil de ser cumprida. Com certeza o setor de compras de sua empresa já tem todos os seus tradicionais fornecedores cadastrados. Assim, ele poderá fazer as encomendas de forma a atender às limitações ditadas pelo cronograma de desembolso mensal. O setor financeiro, por sua vez, deve ser informado sobre: recebimento e a aceitação dos produtos/mercadorias/serviços comprados; produtos/mercadorias/serviços que, por qualquer motivo, foram rejeitados; e cancelamento de pedidos.
Acompanhamento dos pedidos: Acompanhe os pedidos em trânsito, ou seja, aqueles que foram feitos, mas ainda não foram atendidos.
6 Passos Para Reduzir Custos
A matemática financeira é simples. Calcule em que área seu dinheiro está sendo desperdiçado e reformule suas metas para reduzir custos com os fornecedores. Invista em pequenas mudanças que farão toda diferença:
Compras em grande volume: Dependendo do ramo de negócios é aconselhável manter um estoque.
Não tenha somente um fornecedor: Este é um risco para sua produção, além do perigo de faltar produtos no seu estoque. Deve haver uma colaboração entre a cadeia de fornecedores objetivando maior agilidade na aquisição de materiais e serviços
Analise o mercado: Faça buscas constantes no mercado e avalie as novas mercadorias que possam substituir as que você já vende e que possam ter, até mesmo, um custo menor.
Faça compras em parcerias: Una-se a outros empresários, pois compras mais volumosas conseguem diminuir o valor unitário do produto e ainda dividir custos de logística.
Pense em seu estoque: O que está parado? O capital aplicado no produto que não girou não rende. Lembre-se que há custos de armazenamento e possível redução de preço se o produto fica deteriorado ou obsoleto.
Negociação eficaz: Esteja sempre negociando com seus fornecedores. E lembre-se: só há bom negócio quando ambas as partes ganham.
Arquitetura organizacional. O planejamento em compras é essencial para a competitividade, pois os processos tornam-se mais eficientes reduzindo custo e tempo ao mesmo tempo focando na qualidade dos produtos e serviços comprados e manutenção dos relacionamentos com fornecedores. Quando você entende os desafios e oportunidades relacionados ao setor de compras, você pode estruturar melhor as políticas da sua empresa, estimar custos e preços nas atividades e entender os fatores internos e externos que influenciam na gestão da área. Invista, inteligência de mercado leva seu negócio ao sucesso.