Para resolver um quebra-cabeça é preciso que todas as peças se encaixem, formando um todo. O sucesso da sua empresa é o objetivo final a ser atingido e o controle de vendas apropriado é uma peça fundamental neste processo.
Toda empresa, seja ela um comércio, uma indústria ou uma prestadora de serviços, deve vender o que produz para garantir estabilidade e sobrevivência financeira. É necessário esquematizar todas as informações relacionadas à área de vendas para facilitar a análise do desempenho da empresa com relação às suas vendas, custos e lucro.
Abaixo está um exemplo de relatório gerencial, que tem função informar as vendas diárias realizadas como, os custos das mercadorias vendidas, o lucro bruto e a margem de lucro sobre as vendas registradas. Recomenda-se que este relatório seja feito diariamente e os resultados avaliados todo término de mês – para traçar diferentes estratégias, caso for necessário.
A simples anotação de cada venda proporcionará ao empresário alguns números importantes sobre seu negócio. Tomar decisões sem planejamento e sem controles gerenciais para a gestão de capital de giro, de preços e margens de lucro pode gerar muita dor de cabeça. Conforme foi mencionado no post anterior Como fazer o controle financeiro empresarial a manutenção de uma liquidez confortável e seus resultados satisfatórios são frutos de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente.
Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade no mercado. A adoção de um controle de vendas possibilita ao empresário prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da empresa.
Parâmetros que podem auxiliar para checar o desempenho do negócio:
Controles de vendas eficazes possibilitam um planejamento detalhado e refletem fielmente os resultados obtidos.
Para que a eficácia seja possível no planejamento e na avaliação das vendas, deve-se agir em dois estágios:
Obtido com a checagem periódica de 9 itens:
Lembre-se destas 5 funções – elas não podem ser deixadas de lado ou abandonadas:
Crie e ajuste seu controle de vendas às necessidades e à cultura da sua empresa. O importante é ter um rastreamento de dados eficaz e manter a periodicidade dos relatórios. Administre os valores com cuidado, sempre levando em consideração que o valor total de vendas não é o lucro bruto – é importante para prever a quantidade de dinheiro que sua empresa efetivamente receberá em caixa. Não assuma riscos desnecessários, invista no seu controle de vendas e tenha domínio sobre o equilíbrio financeiro do seu negócio.
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade