Automatizar a gestão é um caminho para tornar a empresa mais competitiva e rentável, principalmente para quem atua no segmento de Food Service, um dos mais impactados pelo cenário econômico dos últimos meses. Entretanto, apesar dos benefícios da automação de gestão empresarial, muitas organizações ainda não aplicam sistemas de automatização no dia a dia.
Alguns motivos são a falta de conhecimento sobre como ela ajuda nas atividades, e o mito que automação é difícil. Porém, isso está mudando. Uma prova é o índice de automação do setor de comércio e serviços que cresceu 8,8% no último ano. Esse dado é do estudo Índice GS1 Brasil de Automação, medido pela Associação Brasileira de Automação.
Dessa forma, negócios mais tradicionais e apegados aos métodos ultrapassados, — como emitir pedido em bloco de papel, anotar despesas em cadernos, fazer a contabilidade com calculadora — estão perdendo espaço e lutando para sobreviver na nova economia.
Se você sente que o seu bar, lanchonete ou restaurante está perdendo mercado e precisa, urgentemente, modernizar as operações, esse conteúdo é para você. E se você também acha que automação de gestão empresarial é coisa além da sua capacidade, saiba que isso é muito mais simples do que você imagina.
Esse conceito nada mais é do que usar a tecnologia para automatizar tarefas manuais. Praticamente, todas as atividades operacionais podem ser automatizadas por meio de soluções informatizadas desenvolvidas especificamente para o segmento de Food Service.
Com isso, a empresa obtém uma série de benefícios. Por exemplo:
Uma vez que as atividades manuais são automatizadas, o gestor fica mais livre para analisar dados e ter um olhar mais estratégico para o negócio. Da mesma forma, os colaboradores ficam menos sobrecarregados e executam o trabalho com mais eficácia.
Tarefas que podem ser automatizadas:
O primeiro passo de como automatizar a empresa é possuir um software de gestão. Com o auxílio de um bom Sistema integrado de Gestão Empresarial, ou ERP – Enterprise Resource Planning, é possível dar um enorme salto tecnológico e tornar as tarefas manuais automatizadas.
Um ERP ajuda tanto estabelecimentos com loja própria como franquias e cadeias de restaurantes com diversas filiais. O próximo passo é fazer a adaptação dos processos que eram realizados manualmente para o computador.
Todas as informações e processos, como emissão de nota fiscal, pedidos, entrada e saída de mercadorias, faturamento, receita, fluxo de caixa, despesas, entre outros, são registradas e automatizadas.
Um ERP para Food Service centralizará todas essas informações em uma única plataforma, facilitando o controle e reduzindo os processos. Além disso, por meio da automação de gestão empresarial é possível ter acesso a relatórios e planilhas com dados para embasar tomadas de decisões estratégicas.
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade