Pesquisa aponta o ‘novo normal’ no setor de food service

Publicado em
- Por Agência WX
Depositphotos_198724260_l-2015

Sabe quando estamos com saudade de alguém que amamos e desejamos encontrar o mais breve possível? Esse é o sentimento dos seus clientes em relação ao seu negócio, segundo a pesquisa realizada pela AlmoçoGrátis junto com a GS&Libbra que apontou as principais tendências do mercado de food service no Brasil e destacou algumas informações bem importantes sobre o setor.

 

Ainda segundo ela, o empreendedor da área tem sim motivos para esperar por boas novas, principalmente em se tratando de movimentação do público. Para você não ser pego de surpresa, preparamos um apanhado de tudo de mais importante que precisa saber para estar pronto para o que está por vir.

Quais as principais tendências do mercado food service?

 

Os restaurantes se destacam na lista de preferência entre os locais que os consumidores mais desejam voltar a frequentar. Além de uma boa comida, a experiência oferecida pelos estabelecimentos faz com que nada seja tão (bom) quanto degustar um bom prato em um lugar agradável.

 

A pesquisa demonstrou que os restaurantes individuais contam com uma confiança de quase metade dos entrevistados. De acordo com os números apresentados, 45% deles possui uma confiança no que diz respeito aos cuidados com a higiene e limpeza do local, tópicos que se tornaram prioridade nos dias atuais.

 

Esse assunto deve ser tratado com muita atenção, pois pode definir os rumos da sua empresa para os próximos meses. É importante ressaltar que isso atinge restaurantes de todos os portes, até mesmo os que fazem parte de grandes redes.

113424 limpeza de cozinha industrial x dicas para seu restaurante 1000x640 1

Retorno aos restaurantes deve acontecer em breve

Muitos empreendedores se mostram preocupados ao pensar quando as coisas voltarão ao normal. Se depender de alguns entrevistados isso será muito rápido. Foi constatado que 16% pretende fazer isso em menos de três semanas após a situação se normalizar. Em algumas cidades estas medidas podem até mesmo serem decretadas logo, o que ajudaria todo o setor.

O cuidado com a higiene deverá ser maior ainda, o que traz também uma importante dúvida junto: como lidar com a gestão da sua empresa e ao mesmo tempo preparar o restaurante para a reabertura? A resposta é contar com a ajuda da tecnologia.

Como a demanda de insumos para cuidar disso será muito maior do que o habitual, é importante contar com o suporte de gestão empresarial que faça o controle de estoque, financeiro e das finanças do seu negócio. Basta um deslize para que tudo se complique, então para que correr o risco de ter uma dor de cabeça, não é mesmo?

 

Como conquistar esse “novo” público?

 

As ações que sua empresa está fazendo agora e depois que se restabelecer vão contar importantes pontos para os seus clientes. Além das medidas de proteção, a relação das empresas com colaboradores também será levada em conta na hora em que o público for decidir onde comer.

A maioria deles aponta que medidas simples, mas poderosas, podem fazer toda a diferença. A disponibilização de álcool em gel nas mesas e o espaçamento dos lugares no salão são pequenas ações que vão demonstrar para a sociedade como um todo que você está se preocupando com a saúde deles e deseja mais do que apenas servir uma boa comida.

 

Atendimento humanizado é tendência no mercado de food service

Que todo mundo gosta de ser bem atendido, isso não é novidade. Mas o que você precisa saber é que a forma com que sua equipe recepcionar os clientes agora vai fazer toda a diferença na maneira como eles percebem a preocupação da sua empresa com eles.

Não adianta reclamar e pensar em tudo que acabou não dando certo. Seus clientes não têm culpa disso e não podem sofrer por algo que não foi provocado por eles. O ideal é sempre procurar manter uma postura receptiva e amigável, deixando claro que está feliz em recebê-los de volta e que deseja proporcionar a melhor experiência possível.

Lembre-se que eles querem ser recebidos com um ótimo serviço e que entre tantas opções para voltar a comer fora de casa optaram por escolher o seu restaurante. Causa uma boa impressão agora é essencial para um bom futuro.

Prepare-se: a boa fase está vindo

Estar com o restaurante preparado para tudo é importante até mesmo quando tudo vai bem. Aqueles que não se aprontam adequadamente podem acabar vendo uma oportunidade de crescimento passar e entrar no estabelecimento do concorrente.

 

Por isso a gestão empresarial deve ser prioridade para aqueles que não querem ficar para trás. Uma boa maneira de fazer isso é usando os softwares de ERP voltados para o futuro do mercado food service. Eles cuidam de aspectos importantes e permitem que você possa ficar despreocupado para planejar questões importantes para poder crescer ainda mais.

 

Os softwares de ERP diminuem drasticamente a chance de erro e auxiliam no controle de questões burocráticas essenciais para o funcionamento do seu restaurante. Não se esqueça que essa será uma época especial para o seu negócio e também para os clientes, que precisam ter a confiança necessária em todos os aspectos, desde cuidados com a proteção até o atendimento prestado.

 

 

Para saber mais sobre como melhorar a administração da sua empresa é só conferir o nosso blog e ver mais dicas, informações e ficar por dentro das principais tendências do mercado food 

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade