Já é senso comum que as empresas atualmente não conseguem ter grandes resultados se não mantiverem presenças marcantes e atuantes na internet. Seja nas redes sociais, produzindo conteúdo, ou com o tradicional e sempre importante site, elas precisam se fazer presentes na web se querem atingir seu público e alcançar novos clientes.
Para quem vende pela internet, a presença com uma boa estratégia e planos de ações muito bem estruturados é ainda mais importante. As pessoas só compram de quem confiam, portanto, despertar a confiança e a segurança em seus futuros clientes só é possível com práticas online pontuais e muito bem definidas.
Se você está começando com o seu negócio agora, e sabe de toda essa importância, algumas dicas podem ser essenciais para dar alguns nortes em seus planejamentos e garantirem um bom início para sua empresa na web.
Antes de começar a traçar estratégias de divulgação de seu site na internet, é muito importante observar alguns pontos que podem comprometer todas as ações se não forem bem pensados e estruturados.
Público-alvo: analise o seu negócio e estabeleça quais públicos a sua empresa irá atender ou se relacionar. É importante para identificar necessidades, gostos e comportamentos, que podem ajudar a estipular melhores práticas na web e a criar um site que atenda e supra as necessidades desses públicos.
Layout: teste o seu site nas questões de usabilidade e se certifique que seu público não terá dificuldades em utilizar a plataforma para nenhum tipo de ação. Se o seu site for difícil de navegar, as chances de seus clientes desistirem de usá-lo ou fazer alguma compra é muito grande, afinal a insegurança pode acabar os afastando.
Relacionamento: estipule políticas de relacionamento com seus clientes, para que a empresa tenha uma cultura bem definida na hora de atender, responder e auxiliar seus consumidores. Ser receptiva e amigável é essencial para ganhara confiança dos seus públicos.
A primeira e mais acessível aposta são as redes sociais. Com grande certeza o seu público está sempre conectado a elas e está buscando por informações a todo momento. Se a sua empresa não está nas redes sociais, ela pode não existir para o seu público. Sites como o Facebook e o Twitter são ótimas formas de divulgar a sua empresa e o seu site para buscar novos clientes e para colocar seu nome no mercado. E a melhor parte é que estará atingindo diretamente o seu público-alvo.
Facebook Ads e Google Adwords são ótimas ferramentas disponíveis para divulgar o seu site e direcionar as suas campanhas diretamente para um público qualificado. Por utilizarem códigos de buscas e informações colhidas com os usuários, eles são capazes de mostrar o seu site para quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço, aumentando muito mais as chances de concretização de vendas.
Mantenha um bom banco de dados com as informações de contato dos seus clientes, assim um acompanhamento de pós-venda é possível e a divulgação do seu site, da sua marca e dos seus produtos fica muito mais fácil.
É muito mais fácil vender para quem já conhece e confia no seu trabalho, portanto, manter o relacionamento com seu público é vital para que a sua empresa fidelize e garanta mais vendas.
Alguns portais e sites possuem espaços de interação entre as pessoas, aproveitar temas ligados aos seus produtos e a sua marca pode ser uma ótima forma de divulgação. Entretanto, é preciso ter muito cuidado na forma de abordagem, visto que o conteúdo informado precisa ser relevante e não gerar repulsa e desconfiança em quem está no ambiente virtual.
Nenhuma das ações anteriores tem muita efetividade se o conteúdo produzido nas redes sociais e, principalmente, no seu site for de péssima qualidade. Gere conhecimento e informação para o seu público e o alimente com conteúdo que seja relevante para ele. É muito importante traçar estratégias de abordagem no seu site, para que seus clientes identifiquem as qualidades dos seus produtos e serviços e se convençam de que é a melhor opção para eles. Práticas de Inbound Marketing, por exemplo, são formas certeiras de trabalhar sua base de consumidores e os guiar até o fechamento da venda.
É muito importante observar que ações pontuais sozinhas para cada uma dessas dicas podem não trazer grandes resultados. O ideal é sempre estabelecer estratégias muito bem pensadas, que envolvam diversas ações e que atuem em conjunto para render os resultados esperados. Sua empresa merece grandes resultados, por isso, ela precisa de grandes planos de ações.
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