ADM – Gestão de materiais e suprimentos

Publicado em
- Por Agência WX
Shutterstock_129634556

A Administração de materiais e suprimentos envolve diversos mecanismos para realizar a organização e gestão da sua empresa, envolvendo custos, armazenagens e gerenciamento do estoque, confira como é importante realizar uma boa gestão de materiais e suprimentos.

Gestão-materiais-suprimentos

Como realizar a gestão de materiais e suprimentos

A gestão de materiais e suprimentos permite otimizar os serviços da empresa investindo em organização. É possível reduzir os custos de produção e oferecer ao cliente o produto esperado e sem prejuízos por não pensar nas variáveis que podem atrapalhar o processo de produção e desenvolvimento.

A administração de materiais e suprimentos envolve diversos fatores, como estoque, custos, fornecedores, transporte e outras questões envolvidas, é necessário ter um controle amplo de todos os recursos para que seja eficiente. Diversos níveis de planejamento estão envolvidos, para facilitar este processo é possível utilizar um software de ERP para melhor aproveitamento.

Porém, antes de utilizar um software, é necessário começar por uma reformulação interna envolvendo a cadeia interna de controle, é possível seguir alguns passos para alcançar este objetivo:

  • Reduzir os serviços terceirizados: Quando se terceiriza, se perde o controle de uma parte da logística ou da produção, dificultando o processo de gestão
  • Demanda do cliente: A demanda do cliente pode variar de um período ao outro, é necessário estar atento às variáveis para que não ocorram surpresas no processo de produção.
  • Relação com o consumidor e fornecedor: Ter um bom relacionamento é importante para que sejam discutidos implementações e mudanças no processo de produção
  • Reduzir o estoque: A redução de estoque resulta em uma menor necessidade de espaço, menos pessoas, e menos gastos com manutenção
  • Invista em tecnologia: Investir em tecnologia eleva a performance e traz resultados mais rápidos, pode facilitar o processo de entrega e de produção
  • Realize um planejamento logístico: Pensando no fluxo, circulação e entrega das matérias primas você irá aumentar a velocidade de produção, gerenciar melhor o seu inventário e atender mais

• rápido os seus clientes.
• Pense nas variáveis: Antecipe os possíveis problemas como o esgotamento de um estoque. Assim será possível já investir na solução e evitar riscos.

Benefícios de gerenciar a cadeia de suprimentos e materiais

Gerenciamento-de-suprimentos

Com um mercado tão disputado, se diferenciar através de velocidade e tecnologia de produção é um grande diferencial, é preciso entender que o gerenciamento é um processo que envolve todos os contribuintes, fornecedores, consumidores e a empresa. Em um âmbito onde são envolvidos tantos fatores, é necessária uma organização competente para que tudo ocorra bem.

O desenvolvimento da tecnologia trouxe recursos que intensificam os benefícios trazidos por esse gerenciamento. Estes recursos são os softwares de gestão de empresas, confira como eles agem e como resultam em benefícios.

Software de Administração de materiais e suprimentos.

Software-de-administração

Existem softwares que auxiliam na gestão da empresa apresentando recursos e funcionalidades extremamente úteis, vamos utilizar de exemplo o software de ERP desenvolvido pela ACOM.

  • Cadastros: O software oferece um modo organizado e simples de realizar os cadastros, um exemplo é a tabela de NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL), o usuário só precisa complementar com os dados necessários
  • Múltiplos depósitos: A gestão de diversos depósitos permite gerenciar melhor a situação do estoque e acompanhar as mercadorias, facilitando a reposição dos itens.
  • Logística de armazenamento: O sistema realiza um cadastro das ruas e dos endereços, isso agiliza o picking trabalhando de forma linear com a ordem de endereços.
  • Lotes/validade: No caso dos produtos que possuem data de validade, o software realiza o cadastro dessas informações, assim, quando o picking for ser executado, o próprio software apresenta os lotes mais antigos, evitando que fiquem no estoque produtos que irão vencer.
  • Formação de preço e venda: O software realiza um cálculo das variáveis que resultarão no preço de venda dos produtos. Essas variáveis alinhadas as margens e cálculos que o usuário do software inserir irão manter a tabela de preço atualizada após o produto ser adquirido.
  • Necessidades e Excessos: Este recurso facilita a gestão do planejamento calculando e estimando as reais necessidades de consumo e vendo através de análises históricas.
  • Inventários: O software possibilita um controle mais profundo do estoque e não sistêmico, além da recontagem, apresenta o recurso divido em tópicos: Produtos vendidos nos últimos dias, produtos movimentados e produtos não movimentados.
  • Gerencial: o ERP desenvolvido pela ACOM possibilita criar gráficos e também gera análises, aprimorando o conhecimento da empresa e dando uma visão ampla dos acontecimentos e da performance em um determinado prazo.
  • Embalagens: É possível cadastrar as embalagens e diferenciá-las entre consumidor e fornecedor, fazendo de forma automática na hora de entrada de mercadorias a separação entre consumidor/fornecedor.

A gestão de suprimentos e materiais é importante

Importância-gestão-de-materiais

São inúmeros que a gestão da cadeia de suprimentos traz, alinhada a um software ERP as possibilidades de aumento de desempenho e performance são muito maiores, você pode conferir essas informações de forma mais detalhada a respeito do nosso software em nosso site, não perca tempo e comece a movimentar a sua empresa.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade