Tudo começa com um bom atendimento

Publicado em
- Por Agência WX
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No comércio, o bom atendimento é um dos principais motivos que faz com que o cliente volte a fazer negócio com você. Dois outros fatores estão envolvidos quando falamos em vendas e atendimento: satisfação e fidelidade. Esses pontos são cruciais para que o seu negócio se desenvolva de maneira saudável e você possa crescer cada vez mais.

O atendimento ao cliente é algo que precisa ser trabalhado todos os dias, pois quando mal feito, se dissemina de uma pessoa para muitas outras. Experiências negativas são levadas muito em conta, ou seja, quem poderia vir a se tornar um cliente, pode desistir de fazer negócio com você ou desistir de conhecer sua empresa. Confira algumas dicas para que o seu empreendimento seja conhecido como um estabelecimento que oferece um excelente atendimento aos seus clientes:

Seja bem-vindo

Quando um cliente entra em sua empresa, ele espera ter suas necessidades atendidas, seja ela de um produto que ele procura, um serviço que você oferece ou até mesmo para sanar alguma dúvida. Tudo começa com um sorriso cordial e uma postura receptiva para tornar agradável a chegada do cliente. É importante cumprimenta-la, perguntar seu nome, oferecer ajuda e ser muito atencioso. Cada cliente tem suas particularidades, cada cliente é único, por isso há diferenças de atendimento, tenha sabedoria para identificá-las.

Boa vontade

Ser atendido por alguém de má vontade é muito desagradável, pois isso é percebido pelo cliente logo no início do atendimento. O interesse em comprar, no caso de lojas ou fazer uma refeição, no caso de restaurantes e bares, pode se perder, pois ele foi mal recebido e mal atendido. Saindo do seu estabelecimento ele irá no concorrente, simplesmente. Demonstrar boa vontade, não ter preguiça de explicar o que é oferecido e cumprimentar o cliente de maneira gentil, fará total diferença.

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Transmita verdade

Nunca tentar enganar o cliente, pois além de criar uma situação desconfortável, ele pode perceber que estão lhe escondendo a verdade e decidir por não negociar com você. Assumir falhas e falar a verdade sobre o que se oferece, é primordial. Ser transparente com o cliente irá fazer com que ele se fidelize à sua empresa, pois assim se assume um compromisso de confiança.

Zelo

O capricho com o uniforme e a aparência dos funcionários, bem como do estabelecimento, contam muito. Além de proporcionar a eles mesmos um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, seus clientes irão sentir-se melhores e mais confiantes quando conhecerem sua empresa. Não se esqueça que essa é a imagem que irá ficar, então uma boa apresentação também faz parte de um bom atendimento.

Orientação

Muitas vezes os clientes não sabem explicar direito o que querem, só sabem que precisam ou desejam muito aquilo. Treine seus funcionários para um atendimento voltado a uma orientação segura, paciente e cordial. Usar termos técnicos, siglas e palavras em inglês, pode não ser a melhor alternativa, pois isso poderá inibir o cliente, já que ele não entende o que está sendo explicado. O tratamento formal também deve ser usado com cuidado. Como já dissemos antes, cada cliente tem suas particularidades, então essa postura séria e formal muitas vezes pode deixar a pessoa acanhada. Saiba como e quando usar.

No comércio, todos querem se dar bem, mas só se destaca quem trata bem seus clientes e funcionários. Ofereça treinamento, motive sua equipe, atenda de boa vontade os fregueses. O sucesso vem para quem trabalha com o que ama, fazendo o que gosta e, consequentemente, crescendo de maneira honesta e saudável.

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