5 dicas para motivar sua equipe

Publicado em
- Por Agência WX
Shutterstock_161758688-1

Liderar é um desafio diário, seja em pequenas ou grandes empresas, o líder é a figura que motiva e inspira a equipe, incentivando um trabalho sério, produtivo e satisfatório para todos. Mas há momentos em que as coisas vão mal, a empresa não está nos seus melhores dias, o trabalho se torna repetitivo, a equipe se desmotiva e parece que tudo segue para o caminho do fracasso.

O que fazer? Primeiramente respirar e refletir sobre como proceder em uma situação assim, pois é para você que todos os olhares estão voltados e é de você que eles esperam uma palavra que os direcione.

Confira 5 dicas que te ajudarão a encontrar um norte em momentos que sua equipe se desmotivar e isso começar a prejudicar o trabalho de todos:

1 – Acredite neles

Isso fará com que esse primeiro incômodo passe, pois eles entenderão que você confia no trabalho de cada um deles e que está disposto a alavancar a equipe, sem demitir ninguém, por exemplo. A confiança é uma via de mão dupla e é imprescindível que eles também acreditem em você e na empresa. Faça os entender as possibilidades de crescimento e a forma como eles são essenciais e se encaixam na organização, sendo peças fundamentais para o bom funcionamento dela.

2 – Estrutura e ferramentas

Acredite, uma boa estrutura faz toda a diferença no dia a dia dos funcionários. Invista em um espaço ventilado e claro, boas mesas, cadeiras confortáveis, impressoras e computadores rápidos e novos, bem como na limpeza dos banheiros e cozinha. Quanto as ferramentas de trabalho, softwares originais e atuais, além de uma boa internet. Tudo isso proporciona uma jornada de trabalho tranquila, onde o funcionário se sentirá confortável o dia todo, além de preparado para conseguir desenvolver o trabalho que lhe é confiado.

 Como-motivar-sua-equipe

3 – Senta que lá vem a história

Ouvir atentamente o que eles têm a dizer, é algo simples e ao mesmo tempo muito importante. Muitas vezes os líderes acham que tudo está sob controle, sendo que na famosa “rádio peão” vários boatos estão acontecendo e seja sobre o que for, faz com que a falta de comunicação os alimente cada vez mais. É necessário sim, um tempo do líder com a equipe, para um tipo de sabatinada mesmo, onde ele irá responder as questões que preocupam os funcionários e que muitas vezes não passam de um mal-entendido, falta de confirmação por parte do líder ou até mesmo, fofocas.

4 – Feedback

Um dos fatores mais desmotivadores para o funcionário, é trabalhar todos os dias sem saber se o seu trabalho está correto, se está dentro das expectativas, se está sendo bem aceito, etc. Um líder que não dá feedback se torna omisso e acaba desmotivando sua equipe inteira. É como se os funcionários trabalhassem no escuro, sem saber se alguém está acompanhando o que é produzido por eles, e, principalmente, se aquilo é o que se espera deles. Os feedbacks individuais são excelentes para dar aquela levantada na auto estima do funcionário ou chamar sua atenção para algo, bem como deixar claro que ele faz bem seu trabalho e está superando as expectativas, entre tantos outros feedbacks.

5- Reconhecer e comemorar

O reconhecimento é algo fundamental para os funcionários, sem isso, não há motivação alguma para se continuar trabalhando. Ser reconhecido pelo trabalho bem feito os impulsionará a alcançar mais e mais objetivos. Além disso, a comemoração também é necessária. Se for possível, levar a equipe para almoçar ou se divertir depois do expediente em um happy hour. Se o reconhecimento for dado a apenas uma pessoa, faça isso publicamente e presenteie ela com algo especial. Outra forma de reconhecimento é uma festa, algum espaço novo para descanso ou lazer no horário de almoço, um dia de folga para todos ou algo que sua criatividade permitir. Motive-os a trabalhar em prol de um objetivo que virá acompanhado de um reconhecimento à altura.

Se você possui uma empresa que trabalha com vendas, além da motivação diária, a necessidade de uma boa gestão também pode ser o diferencial. Confira nosso texto sobre “Gestão de vendas: aumente o rendimento da sua empresa” e descubra maneiras para ajudar a melhorar suas vendas.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade