Tendências do Food Service para incorporar em 2021

Publicado em
- Por Agência WX
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A pandemia global causada pelo coronavírus fez de 2020 um ano longo e cheio de desafios.

Apesar do setor alimentício ter sido menos atingido pela crise, o Food Service certamente sentiu perdas no período.  Com a reabertura e regulamentação, é preciso criar estratégias para voltar a crescer. Afinal, o isolamento social mudou o comportamento alimentar dos consumidores.Para especialistas, a projeção é que o setor volte a ter avanços positivos em 2021. Por isso, entender quais são as tendências do próximo ano é fundamental para se destacar no mercado. Confira a seguir nossas dicas para o Food Service:

 

Quais são as principais tendências para o Food Service em 2021?

Alimentação saudável

Antes da crise Covid-19, a preferência por produtos saudáveis já crescia entre clientes.Com a pandemia colocando nossa saúde em primeiro lugar, os benefícios do que comemos voltou a ser um assunto comum.  O Brasil já é o 5º país que mais consome alimentos saudáveis. Segundo uma pesquisa encomendada pelo SEBRAE, o mercado deve crescer 4,41% ao ano até 2021. A geração Z, que vêm adquirindo cada vez mais poder econômico, é a principal no nicho de comida saudável. Porém, toda a população entende a necessidade da qualidade alimentar. Por isso, podem preferir opções “fitness” quando dispostas no cardápio. Para seguir essa tendência, não é preciso uma grande mudança. Veja algumas dicas para diferenciar seus pratos:

Sem glúten

É possível criar versões sem glúten ao substituir a farinha regular pela opção de mandioca, amêndoa, arroz, …

Integrais

Para cozinhar sem farinha branca, basta usar farinha de arroz ou integral;

Substituir açúcar

É possível trocar o açúcar cristal por opções mais saudáveis, como o mascavo ou o de coco;

Sem lactose

Em algumas receitas, é possível substituir o leite por água morna. Em outras, pode-se usar leite sem lactose;

Veganos

Para substituir a proteína animal, existem diversas opções de proteína vegetal, como a de soja. Também é possível criar pratos exclusivos, criando sabores únicos com cogumelos, e frutas.

Delivery

Cardápio virtual

Comunicação com a cozinha

Controles inteligentes

Evoluir sua estratégia

Automação

O isolamento social teve como consequência do aumento no uso de delivery. Agora, com a volta dos pedidos presenciais, o cliente espera a mesma praticidade.  Para inovar, é possível investir em cardápios virtuais. Outra alternativa é automatizar a comunicação entre o garçom e a cozinha, diminuindo as chances de erros. A tecnologia no Food Service também pode ser usada na otimização de gerenciamento. O ERP é um software que armazena e otimiza todos os processos do seu negócio.  Com um ERP desenvolvido para o Food Service, é possível controlar o estoque, planejar o lançamento de pratos, observar a produtividade e muito mais.  Opções avançadas, como o EVEREST, são ferramentas inteligentes de estratégias para o setor. 

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