A pandemia global causada pelo coronavírus fez de 2020 um ano longo e cheio de desafios.
Apesar do setor alimentício ter sido menos atingido pela crise,
o Food Service certamente sentiu perdas no período. Com a reabertura e regulamentação,
é preciso criar estratégias para voltar a crescer. Afinal,
o isolamento social mudou o comportamento alimentar dos consumidores.Para especialistas,
a projeção é que o setor volte a ter avanços positivos em 2021. Por isso, entender quais são as tendências do próximo ano é fundamental para
se destacar no mercado. Confira a seguir nossas dicas para o Food Service:
Quais são as principais tendências para o Food Service em 2021?
Alimentação saudável
Antes da crise Covid-19, a preferência por produtos saudáveis já crescia entre clientes.Com a pandemia colocando nossa saúde em primeiro lugar,
os benefícios do que comemos voltou a ser um assunto comum. O Brasil já é o 5º país que mais consome alimentos saudáveis. Segundo uma pesquisa encomendada pelo SEBRAE,
o mercado deve crescer 4,41% ao ano até 2021. A geração Z, que vêm adquirindo cada vez mais poder econômico, é a principal no nicho de comida saudável. Porém, toda a população entende a necessidade da qualidade alimentar. Por isso, podem preferir opções “fitness” quando dispostas no cardápio.
Para seguir essa tendência, não é preciso uma grande mudança. Veja algumas dicas para diferenciar seus pratos:
Sem glúten
É possível criar versões sem glúten ao substituir a farinha regular pela opção de mandioca, amêndoa, arroz, …
Integrais
Para cozinhar sem farinha branca, basta usar farinha de arroz ou integral;
Substituir açúcar
É possível trocar o açúcar cristal por opções mais saudáveis, como o mascavo ou o de coco;
Sem lactose
Em algumas receitas, é possível substituir o leite por água morna. Em outras, pode-se usar leite sem lactose;
Veganos
Para substituir a proteína animal, existem diversas opções de proteína vegetal, como a de soja. Também é possível criar pratos exclusivos, criando sabores únicos com cogumelos, e frutas.
Delivery
Cardápio virtual
Comunicação com a cozinha
Controles inteligentes
Evoluir sua estratégia
Automação
O isolamento social teve como consequência do
aumento no uso de delivery. Agora, com a volta dos pedidos presenciais,
o cliente espera a mesma praticidade. Para inovar, é possível
investir em cardápios virtuais. Outra alternativa é
automatizar a comunicação entre o garçom e a cozinha, diminuindo as chances de erros. A tecnologia no Food Service também pode ser usada na otimização de gerenciamento.
O ERP é um software que armazena e otimiza todos os processos do seu negócio. Com um ERP desenvolvido para o Food Service,
é possível controlar o estoque, planejar o lançamento de pratos, observar a produtividade e muito mais. Opções avançadas, como
o EVEREST, são
ferramentas inteligentes de estratégias para o setor. Em 2021, saia na frente. Conheça os conteúdos da ACOM para estar em primeiro quando o assunto é inovação!