O faturamento por meio de e-commerce no Brasil tem crescido e gerado resultados além do esperado. Em 2014, as vendas atingiram a marca dos 35,8 bilhões de reais. Apesar da crise, as estimativas para 2015 são altas. A evolução dos sistemas e estratégias de marketing ajudarão a arrecadar cerca de 40 bilhões de reais em vendas de bens de consumo. Uma alternativa que tem impulsionado o comércio online é o Marketplace.
Mas o que seria isso? A principal analogia compara os marketplaces com os shopping centers. Ou seja, são plataformas virtuais que reúnem produtos de diversas marcas e lojas em uma vitrine única. Os diversos modelos podem permitir a negociação de empresas para empresas (B2B), empresas para consumidores (B2C), consumidores para consumidores (C2C) e todos as outras formas de agregar produto e venda.
Quando um empreendedor resolve abrir uma loja física, as principais preocupações são com local, valor do aluguel e tráfego de consumidores. Por esses motivos, um shopping será a melhor opção, pois é uma garantia de local seguro com fluxo alto de clientes. Os Marketplaces oferecem esses mesmos benefícios: segurança, valores justos e alto fluxo de visitantes.
Se você já tem um site de e-commerce, anunciar produtos nas vitrines dos marketplaces pode ser a solução para aumentar as vendas, atraindo mais visitantes e elevando a taxa de conversão. O investimento é baixo, basta negociar um percentual de lucro com portal e expor sua marca. Perceba que esse investimento é baixo considerando o que vai gerar: tráfego, visitação, expertise e ferramental de marketing e mídia.
Por ser um espaço competitivo, uma vez que você estará disputando o espaço na vitrine com outros lojistas, é importante saber se destacar para ter o máximo de aproveitamento do investimento. Confira as dicas:
Lembre-se, é importante investir em um sistema que ajude a planejar e controlar suas operações. O resultado final do seu negócio pode melhorar muito com a adoção do sistema ERP Everest de Gestão Empresarial.
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