Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão em que a empresa projeta e seleciona estratégias para realização de certos objetivos organizacionais. Para isso, é necessário focar as ações em determinados problemas com base na estrutura disponível, lançando mão de artifícios específicos para que as estratégias funcionem efetivamente, na prática. A finalidade é decidir os caminhos que devem ser seguidos para que se cumpra a missão da empresa.
A Gestão Estratégica é muito mais ampla. É uma forma de administrar toda a organização, inclusive elaborando projetos para alterar planos de estratégia, se necessário. Para isso, seguem-se alguns passos. Primeiro, é importante fazer um levantamento das informações da empresa em relação à situação atual – como o posicionamento de mercado, radar de concorrência e efetividade ou não das estratégias utilizadas.
A próxima etapa é alinhar as atitudes da empresa à missão e aos valores que a regem. Para isso é necessário conhecer o funcionamento organizacional interno muito bem. O alinhamento deve acontecer desde o alto comando até os funcionários da base, para que todos se identifiquem com os valores. Nesse processo, é possível observar possíveis falhas internas de estratégia e postura que devem ser corrigidas.
Depois de detectados os problemas a serem resolvidos, é a hora de priorizar os mais urgentes. Com isso, cria-se uma sequência lógica para a implementação de ações que terão o objetivo de sanar estas lacunas, otimizando os resultados no futuro. É a definição do direcionamento que trará ou não sucesso à instituição dentro de determinado cenário.
Por fim, é preciso estar atento ao futuro. Observando e monitorando as ações implementadas, mas também à espreita de novas tendências. É importante lembrar sempre que o mercado está em constante movimentação, e enxergar riscos e oportunidades é uma forma de se manter um passo à frente.
Resumindo, para que uma empresa atue estrategicamente ela precisa apurar todos seus processos e sua real situação. Além disso, desenvolver ações corretivas constantes, focando em seus objetivos e metas também é essencial. Assim, fica muito mais fácil de desenvolver estratégias de forma a manter sua sobrevivência, crescimento e diferenciação competitiva.
Mudanças de estratégia são importantes
As demandas do mercado estão em constante movimento. Adaptar-se a elas é fundamental para uma empresa não ser atropelada pela concorrência – e isso pode incluir mudanças na estratégia, nos processos, e até mesmo no público-alvo. Permanecer na zona de conforto é muito mais fácil, porém as consequências tendem a ser devastadoras.
E achar que tudo Isso vale apenas para as grandes companhias é um engano. Trabalhar estrategicamente é muito importante para pequenos e micro negócios também. Fique atento!
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade