Dicas para organizar melhor o estoque do seu restaurante

Publicado em
- Por Agência WX
Acom23-1

O estoque é um assunto que ainda deixa muitos empreendedores com dúvidas, pois ninguém quer passar pela situação do “não ter”, como também pela do “perder”, no caso de alimentos, por conta da validade, principalmente. Há dois tipos de estoque:

  • Estoque ideal: é aquele estoque econômico para a realização das vendas, o que o empresário sabe que tem mais saída e compra normalmente todos os meses aquela quantidade.
  • Estoque de segurança: ele é necessário por conta da incerteza e funciona como um “estoque morto”, mas que é um mal necessário, que pode ter saída a qualquer momento.

Espaço

Um erro muito comum dos restaurantes quando adquirem produtos dos fornecedores é o de querer aproveitar o menor preço e os descontos. É claro que estocar grandes quantidades de produto parece ser uma ótima ideia, mas quando a mercadoria chega…onde guardar tudo isso? Há o perigo de perder esses produtos por conta do mau armazenamento e até mesmo prazo de validade. Atenção então ao tamanho físico do estoque seco, como das geladeiras e freezers.

Limpeza

O cuidado com o armazenamento também é fundamental. Manter o espaço sempre limpo para deixar os mantimentos livres da umidade, contaminações, insetos e, consequentemente, problemas com a Vigilância Sanitária. Organize seu estoque de maneira que seja possível fazer uma limpeza adequada com frequência. Nada de amontoar, empilhar, deixar no chão ou próximo de lugares úmidos ou com muita poeira. Não corra o risco de ter seu estoque considerado impróprio para consumo.

Organização

No caso do estoque seco, o ideal é deixa-los em pallets, prateleiras, estantes, etc. Além de não ficarem em contato direto com o piso, terão um espaço que permitirá a circulação do ar entre os alimentos. Siga as medidas de: 25 cm longe do chão, 60 cm longe do teto e 10 cm longe das paredes. Outra dica importante é não retirar nada da embalagem de fábrica, pois esse material já foi pensado para acondicionar de maneira correta o alimento, além de conter a data de validade impressa nele. Os produtos de limpeza também devem ser guardados longe dos alimentos.

Ordem

Siga sempre a regra do sistema PVPS: primeiro que vence, primeiro que sai. Obedeça as datas de validade dos produtos e use os mais antigos por primeiro. Organize-os de maneira empilhada, alinhada, para aproveitar melhor o espaço e facilitar a visualização. Nada de produtos de cabeça para baixo. Se houver a necessidade de retirá-los das embalagens originais, transfira para recipientes higienizados e etiquete com nome, data de validade, marca e data de fabricação.

Dicas rápidas

  • Se o alimento venceu, ele deve ir para o lixo.
  • As pragas são inimigas que todo restaurante teme, então mantenha sempre o lixo organizado, a caixa de gordura bem vedada e com a limpeza em dia.
  • Invista em boas dedetizações a cada três meses pelo menos.
  • A equipe precisa estar alinhada para que todos trabalhem em prol da organização e da limpeza.

 

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