Restaurante atento ao consumidor 4.0. Os avanços tecnológicos das últimas décadas deram origem a novos padrões de consumo, especialmente ligados à internet. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Poli, uma plataforma que centraliza e automatiza canais de contato, dados mostram que 61% dos consumidores veem de forma positiva a interação com chatbots.
A capacidade desses sistemas em resolver eficazmente as preocupações dos consumidores e conduzir suas questões é um fator crucial para a eficiência das empresas. Entretanto, oferecer apenas bons produtos, preços competitivos, pontualidade nas entregas e relacionamentos sólidos com clientes e fornecedores já não é mais suficiente. Compreender e atender às demandas do “Cliente 4.0”, resultado de uma revolução tecnológica sem precedentes, tornou-se essencial para a sobrevivência dos negócios.
“O consumidor moderno não busca apenas uma refeição saborosa e bem apresentada; ele deseja vivenciar experiências. Estamos falando do cliente 4.0, um perfil de consumidor com características distintas, marcadas por altos níveis de exigência, adaptados ao mundo digital e com amplo acesso à informação”, destaca Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, empresa que desenvolveu o ERP Everest, especializado na gestão de empresas do segmento do food service.
Para ele, a mudança no comportamento de consumo e a adoção de novos estilos de vida levam o consumidor a reavaliar sua relação com os estabelecimentos. Agora, suas escolhas se concentram em empresas que oferecem uma experiência diferenciada e inovadora, indo além da qualidade dos produtos ou serviços.
Um exemplo prático deste cenário é o que aconteceu com uma hamburgueria, hoje localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, cuja temática é inspirada no universo dos dinossauros. No começo das operações, apesar do ambiente imersivo, a maioria dos clientes passava mais tempo apreciando o espaço do que consumindo os lanches do cardápio, resultando em baixo ticket-médio e lucratividade reduzida.
O empreendimento fechou, mas reabriu com outra proposta, e incluiu o cardápio nesta nova fase. Agora, além do ambiente encantador, a hamburgueria oferece uma gastronomia surpreendente, integrando o tema dos dinossauros nos pratos, proporcionando uma experiência mais imersiva e atrativa para os clientes.
Outro exemplo é de um restaurante que inovou no cardápio e na forma de apresentação dos produtos. O consumidor pode escolher entre bebidas e pratos moleculares, hambúrgueres gratinados na hora e aperitivos com apresentações criativas, como uma roda-gigante de coxinha e batata transparente, oferecidos em um local moderno e lúdico.
“Notou que ambos os estabelecimentos deixam evidente o valor agregado dos produtos que oferecem aos seus consumidores?
Oferecer uma experiência gastronômica pode ser um desafio, se você não contar com as ferramentas certas no processo” ressalta o CCO, ao indicar sete maneiras de aprimorar a experiência gastronômica. Confira a seguir.
Em todo o processo de automatização do food service, torna-se essencial que os estabelecimentos contem com tecnologias adequadas para o backoffice, ou seja, nas áreas administrativas e de suporte que não estão diretamente envolvidas no atendimento ao cliente. Nesse sentido, os processos integrados e automatizados com a ajuda de um ERP fazem com que o foco esteja em melhorar a experiência do cliente na ponta e não em tarefas repetitivas e burocráticas.
“Apostar na experiência do cliente pode mudar significativamente os rumos de um negócio. E ter a tecnologia como aliada é a chave para que isso aconteça”, ressalta o CCO da ACOM Sistemas.
Mais informações: (https://everestfood.com.br/).
Matéria publicada em: Empresas e Negócios.
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