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Como o Supply Chain pode influenciar nas vendas?

Como o Supply Chain pode influenciar nas vendas?

 

Entender como o supply chain pode influenciar nas vendas é um passo importante para toda empresa que deseja ter uma maior organização e aumentar o faturamento. Com grande impacto em outras questões empresariais, dominar este conceito e entender como ele é relevante para um negócio virou questão prioritária.

Hoje vamos falar mais sobre ele e descobrir porque ele tem sido tão essencial para as empresas que desejam ter uma boa gestão.

 

O que é o supply chain?

 

Antes de falarmos sobre como o supply chain pode influenciar nas vendas de uma empresa, é preciso entendermos o que ele significa. Pois vamos começar traduzindo este termo, que é originalmente em inglês.Supply chain quer dizer cadeia de suprimentos, em tradução livre. Trata-se de todos os processos que envolvem um produto, desde a fabricação até o momento da venda final para o cliente. Como você bem sabe, esse caminho é muitas vezes longo e a otimização dele pode representar um ganho significativo para todos os envolvidos.

 

 

Confira as principais etapas que formam o supply chain:

 

 

  • Compras
  • Fabricação
  • Armazenamento
  • Transporte
  • Distribuição
  •  

O cuidado com o supply chain deve ser levado a sério desde o primeiro instante, pois ele tem um impacto direto em todos os demais componentes ao longo do caminho. Mesmo assim, isso não significa que devemos relaxar e dar menos atenção aos demais, pois é necessário ter um controle até o último passo.Um caso clássico de problemas no supply chain é quando um cliente procura por um determinado produto em um estabelecimento e está esgotado. A falta de um bom gerenciamento fez com que uma possibilidade de venda fosse perdida.

 

Falhas no supply chain

Ao longo de uma cadeia de produção podem existir algumas falhas, que acabam comprometendo o resultado final da empresa. Com maior ou menor impacto, todas elas merecem atenção e devem ser resolvidas.Elas podem ocorrer em vários pontos e variam de acordo com o segmento de atuação de cada empresa. Pode ser um erro como a falta de embalagens para o produto ou um armazenamento deficitário que comprometa a integridade do material e resulte em um enorme prejuízo.Todas essas imperfeições vão fazendo com que as vendas diminuam lá na fase final, quando o seu cliente foi comprar e não encontrou o que necessitava. Se houvesse um cuidado melhor do supply chain provavelmente essa situação não iria ocorrer e as vendas poderiam aumentar consideravelmente.

 

Organização faz a diferença

 

A relação do supply chain está diretamente ligada com a boa gestão de uma empresa. Quando há responsabilidade e preparo, os erros diminuem consideravelmente e ela está pronta para crescer com o apoio de uma estrutura organizada em todos os momentos.Um exemplo claro disso pode ser visto no setor de food service, que precisa ter uma ótima cadeia de suprimentos para poder funcionar adequadamente. Quando algo dá errado no meio do caminho, toda a empresa sente e os impactos são sentidos lá no final, na hora de atender o consumidor cada vez mais exigente que busca por produtos de qualidade na hora certa.Uma companhia desorganizada acaba tendo dificuldades de manter um bom controle de estoque e costuma lidar constantemente com produtos em falta e falhas que acabam comprometendo o relacionamento com o público que esperava por uma solução que não pode ser atendida.A solução para esse incômodo problema é a adoção da tecnologia. Ela ajuda a ter uma administração com mais responsabilidade e a gerir melhor todas as etapas envolvidas.

 

ERP como aliado no supply chain

 

É quase impossível pensar em uma empresa moderna que não tenha um gerenciamento com o apoio da tecnologia, e nada melhor do que um software de ERP para isso. Além dos tradicionais, já existem soluções específicas para determinados ramos de negócio, como food service, indústrias e varejo.Um dos principais benefícios de adotar um ERP na empresa é a melhora dos processos da cadeia de produção. Como o supply chain pode influenciar nas vendas lá no final, ter o apoio tecnológico é uma forma de otimizar todos os processos e garantir que tudo funcione melhor de uma ponta a outra.Vamos usar como exemplo o setor de alimentos, que trabalha com produtos frescos e que precisam de cuidados especiais. A melhora do supply chain irá diminuir as perdas e fazer com que você tenha um ganho considerável, que será percebido também pelo seu cliente.

Toda melhoria é sempre bem-vinda

 

Por menor que seja, sempre é importante trabalhar para melhorar os processos dentro da empresa. Muitas vezes uma simples correção faz com que a engrenagem funcione melhor e os resultados são colhidos com o aumento de vendas e crescimento da empresa.Uma simples melhoria no transporte de um ingrediente para um restaurante fará com que você tenha condições de servir mais refeições, aumentar seus clientes e turbinar o seu faturamento. É como se fosse uma efeito dominó de ações positivas e boas consequências para a gestão do seu negócio.

 

 

Para saber melhor como o supply chain pode influenciar nas vendas e qual a melhor forma de fazer isso na sua empresa, confira o nosso blog e veja mais conteúdos com dicas de gestão para o seu segmento.

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