Aumente o faturamento da sua PMEs com um Sistema ERP

Publicado em
- Por Agência WX
Businessman working on annual report - closeup on charts

Apenas o crescimento com vendas pode ser uma estratégia arriscada.Para ver seu faturamento aumentar é importante organizar os processos para que sejam eficientes.Entenda como um sistema ERP vai ajudar o seu negócio:

Por exemplo, o que é melhor? Faturar 100 mil no mês, com 40 mil de lucro, ou faturar 200 mil no mês, mas ter 20 mil de lucro? Se você possui um produto que dá prejuízo, vender mais desse produto significa aumentar o faturamento, mas também aumentar o prejuízo. 

Lembre-se que o lucro é o que sobra depois de pagar todas as contas e custear todas as despesas. Dessa forma, melhorar a margem de lucro significa reduzir gastos, melhorar a precificação e, claro, vender mais. E como fazer isso? 

O primeiro passo é ter conhecimento e acesso a informações reais sobre o seu negócio. Afinal, só é possível reduzir aquilo que se gerencia, e só é possível gerenciar aquilo que se conhece. 

Continue a leitura que vamos falar mais sobre isso!

ERP para Food Service

Se a gestão do seu restaurante é feita somente com papel, caneta e uma calculadora já passou da hora de investir em um sistema integrado de gestão empresarial, o famoso ERP. A boa notícia é que existe soluções específicas para o setor de Food Service, como é o caso do EVEREST Gestão Empresarial. 

O ERP te ajudará a aumentar o faturamento de forma acertada, por meio de informações concretas, aperfeiçoamento da gestão do estabelecimento e centralização de dados. Por exemplo, auxiliando na gestão financeira, compras, estoque, entre outros. 

Tenha um bom planejamento financeiro

Por meio da gestão financeira, é possível reduzir despesas desnecessárias e controlar o fluxo monetário da empresa. Todavia, para que isso seja possível, é necessário ter um registro preciso de toda movimentação financeira, incluindo entradas e saídas. O que o ERP EVEREST lhe fornecerá com relatórios de DRE Gerencial, (Demonstrativo de Resultado de Exercício Gerencial), com resumos das operações financeiras consolidadas em determinado período. 

Uma vez feita a análise desses relatórios, é hora de avaliar e aplicar ações estratégicas. Por exemplo, quais gastos podem ser reduzidos? Existe a possibilidade de negociar com os fornecedores para conseguir preços mais atrativos? Você está arcando com multas por pagar contas em atraso? 

Aumentar o faturamento por meio da diferenciação e análise da rentabilidade dos pratos

Se o seu cliente não perceber nenhum diferencial entre o seu produto e o do concorrente, você sempre disputará por preço. O que resulta em pouca margem de lucro. Não adianta você achar que tem o melhor lanche ou prato da cidade, se o consumidor não achar isso também. 

Por outro lado, se você tiver um cardápio único, com pratos saborosos que o comprador percebe a diferença, ela fará questão de comprar de você. Não é porque você vende um produto comum no mercado, por exemplo, hambúrguer ou pizza, que é impossível ter diferenciais. 

Faça uma gestão estratégica com base nas informações do ERP para entender quais são os pratos mais ou menos rentáveis para seu estabelecimento. 

Essas informações estão disponíveis no sistema EVEREST, por meio da Engenharia de Cardápio, que te ajudar a enxergar quais são os pratos mais populares e os menos populares. Dessa forma, você consegue fazer ações para melhorar a aderência do seu menu.   

Esses dados vão te ajudar a identificar se você, de fato, possui algum produto com diferencial percebido. Nesse caso, explore ao máximo esses produtos, invista em ações de marketing, etc. 

Controle o seu CMV

Você sabe exatamente qual é o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) dos seus pratos? Esse indicador contempla o custo de um determinado produto, levando em consideração todos os fatores desde o armazenamento, produção e venda do mesmo. 

O sistema EVEREST tem disponível a função de cálculo de CMV, que vai te auxiliar no melhor acompanhamento da operação de gestão, possibilitando saber que itens rentabilizam mais. Consequentemente, ajudando a aumentar o faturamento por meio de uma escolha mais acertada de produtos.

Conheça melhor o EVEREST.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade