A importância da participação das empreendedoras no Outubro Rosa

Publicado em
- Por Agência WX
Marcos-paulo-prado-6ndglcdrjdu-unsplash-scaled

O Outubro Rosa foi criado em 1990, com o objetivo de conscientizar mulheres de todo o mundo de que o diagnóstico precoce é a melhor forma de enfrentar o câncer de mama. Afinal, as chances de cura são de 95% quando o tumor é detectado rapidamente, sem falar que a necessidade de tratamentos invasivos reduz consideravelmente. Conhecida por ser a segunda mais letal entre as mulheres, essa doença atinge 1 em cada 8 pessoas do sexo feminino em todo o mundo. O câncer de mama ocorre quando as células mamárias se multiplicam de maneira descontrolada. Sendo mais comum a partir dos 35 anos, os riscos avançam conforme a idade aumenta, especialmente após os 50 anos. Devido a taxa de mortalidade brasileira para o câncer de mama ser de 25%, é cada vez mais importante a participação de toda a sociedade no auxílio à conscientização, incluindo os empreendedores.

As mulheres no mercado de trabalho

Conforme a posição das mulheres no mercado de trabalho sobe, a quantidade de negócios chefiados por elas também cresce. De acordo com a Global Entrepreneurship, 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, fazendo com que o país seja o sétimo no que diz respeito à chefia do sexo feminino em negócios com menos de 42 meses de vida. Elas também são maioria entre os novos empreendedores (15,4% são mulheres e 12,6% são homens), além de serem responsáveis por 48% das MEIs (Microeempreendedores Individuais).

Apesar dos números serem promissores, em alguns setores, como a tecnologia, as mulheres ainda não conseguiram conquistar tanto espaço. De cada 10 pessoas que concluem a graduação na área, somente 2 são mulheres. Esses dados podem ser bastante preocupantes, especialmente no que diz respeito aos empregos do futuro. Afinal, boa parte deles serão gerados justamente pela área tecnológica.

É claro que, não somente na tecnologia, mas também em outros ramos, ainda existem vários problemas que são enfrentados diariamente pelas trabalhadoras e empreendedoras. Dentre os principais, estão: salários e faturamento menor em comparação aos dos homens, maior dificuldade para obter crédito e o preconceito recorrente.

Características femininas benéficas para os negócios

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas profissionais do sexo feminino, existem inúmeras vantagens que elas podem proporcionar para o negócio. De maneira geral, as mulheres são melhores na gestão de relacionamento, tem uma facilidade maior para desenvolver soft skills, são multitarefas e estão sempre atentas aos detalhes. No que diz respeito à liderança, elas tem o potencial de transformar uma empresa, já que oferecem um ponto de vista diferente ao negócio. Mas, mais do que isso, para que uma mulher ocupe um cargo alto ou abra sua própria empresa, ela certamente superou obstáculos que fizeram com que ela aprimorasse sua capacidade de se automotivar e de trabalhar com perseverança.

Qual é o impacto das empreendedoras no Outubro Rosa?

Antes de mais nada, é necessário apontar que quando uma mulher é dona do próprio negócio, ela tem a possibilidade de gerar empregos para outras mulheres e aumentar a visibilidade de causas femininas, como o Outubro Rosa. E partindo do princípio que a campanha tem como principal foco a conscientização, todas as empreendedoras podem colaborar. Existem inúmeras formas de fazer isso, como:

  • Decorar seu empreendimento: se você tem uma loja ou um escritório, que tal decorá-lo com a cor da campanha?
  • Divulgar informações entre seus colaboradores e clientes: você pode utilizar as redes sociais, cartazes, site ou simplesmente conversar com seu círculo profissional sobre a causa.
  • Arrecadar doações: pode ser em dinheiro ou até mesmo lenços para pacientes da doença. Basta arrecadar entre os conhecidos e oferecer para uma organização que atue em prol do Outubro Rosa.
  • Dicas de autoestima: dependendo do ramo do seu negócio, você pode contribuir fornecendo dicas de beleza para mulheres que estão sofrendo com a baixa autoestima devido a doença.

Vale ressaltar que por menor que você ache que seja a ação realizada, cada iniciativa pode ajudar. E, se você é homem, não deixe de aderir ao Outubro Rosa. Não apenas porque existem casos de câncer de mama no sexo masculino (1% do total), mas principalmente por que essa causa pertence à toda a sociedade e precisa da ajuda de todos para que essa doença seja combatida.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade