7 livros de gestão empresarial que você deve ler

Publicado em
- Por Agência WX

Gerenciar uma esquipe não é uma tarefa das mais fáceis, treinar, motivar, compreender e ainda dar exemplo exige experiência e uma boa dose de conhecimento. E as férias de fim de ano são uma ótima oportunidade para renovar os conhecimentos e aprender novas técnicas de gestão.

Para isso, fizemos uma lista de 7 livros sobre gestão empresarial essenciais para todo empreendedor.

 

1. Inteligência Emocional – David Goleman

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Para David Goleman, não basta ter um Q.I. alto para ser uma pessoas bem-sucedido. Pontos como: como autocontrole, persistência, motivação são características de Inteligência Emocional, fundamentais para a construção de uma carreira.

Neste livro o autor explica que o nível de Inteligência Emocional pode ser desenvolvido. As ideias presentes nos livros atuam como técnicas para treinar o comportamento dos funcionários e habilidades de administração.

 

2. O Mito do Empreendedor – Micahel E. Gerber

O Mito do Empreendedor  - Micahel E. Gerber

 

Michael Gerber mostra ao leitor que um empreendedor de sucesso, além de ser bom com a técnica precisa ser ter visão de futuro para o seu negócio e saber gerenciar bem a sua equipe.

 

3. A Quinta Disciplina – Peter Senge

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Esta obra apresenta um novo papel para os líderes, a partir de uma estrutura descentralizadora. Com programas de aprendizagem baseados em cinco disciplinas:

  • Domínio pessoal;
  • Modelos mentais;
  • Objetivo comum (visão compartilhada);
  • Aprendizado em grupo;
  • Raciocínio sistêmico (a quinta disciplina);

 

Para o autor é fundamental que todas as disciplinas se desenvolvam juntas. Dessa forma, o raciocínio sistêmico é a quinta disciplina, integrando todas as outras.

 

4. Feitas para durar – Práticas Bem-sucedidas de Empresas Visionárias – Jerery Porras e Jim Collins

 

Feitas para durar - Práticas Bem-sucedidas de Empresas Visionárias - Jerery Porras e Jim Collins

Depois de pesquisar 18 companhias visionárias, como a Disney, 3M e Sony, os professores de negócios de Stanford, Jerery Porras e Jim Collins, descobriram que diferentemente do que imaginamos as mais bem-sucedidas empresas do mercado não são lideradas por presidentes extraordinários. O que faz delas tão vitoriosas, é contar com profissionais brilhantes e permitir o seu desenvolvimento.

Saber quais os pontos que levaram essas empresas a chegarem tão longe é o foco desta obra.

 

5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Dale Carnegie

O bom relacionamento interpessoal é a chave de uma equipe coesa e bem-sucedida.  Com técnicas simples, mas de muita eficácia de como se relacionar com as pessoas. O livro aborda experiências vivenciadas pelo próprio autor e outras ocorridas por personalidades da sua época, como Winston Churchill, John D. Rockfeller, Eleanor Roosevelt, Daniel W. Josselyn, General George C. Marshall, Henry Ford e Abraham Lincoln.

O conteúdo é composto por temas como:

  • Técnicas de fundamentais em lidar com pessoas;
  • Seis formas de fazer com que gostem de si;
  • Doze formas de atrair pessoas à sua forma de pensar;
  • Seja um líder: como mudar pessoas sem causar ofensa ou ressentimento;

Relacionar-se com pessoas é uma arte e neste livro você poderá aprendê-las.

 6. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes –  Stephen Covey

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes -  Stephen Covey

Nossas atitudes influenciam diretamente nos nossos resultados e maus hábitos, assim como os que criamos paradigmas no nosso modo de ver o mundo, podem servir como obstáculos para o nosso progresso profissional.

Os 7 hábitos apresentam uma nova forma para mudar esses paradigmas, criando novos hábitos possam ajudá-lo a alcançar os seu objetivos.

A obra apresenta temas como:

  • Hábito 1 – Ser proativo;
  • Hábito 2 – Comece com um fim em mente;
  • Hábito 3 – Colocar primeiro o primeiro;
  • Hábito 4 – Pense Ganhar/Ganhar;
  • Hábito 5 – Procure primeiro entender, e depois ser entendido;
  • Hábito 6 – Sinergize;
  • Hábito 7 – Afiar a serra;
  • Os hábitos de 1 a 3 abordam o autodomínio, dando orientações sobre o crescimento da independência;
  • Os hábitos de 4 a 6 tratam das relações com os outros – trabalho em equipe, cooperação e comunicação, e interdependência;
  • O último hábito se refere à renovação contínua que o levará a entender melhor os hábitos restantes.

 

7. Rápido e Devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman

Rápido e Devagar - duas formas de pensar - Daniel Kahneman

 

Do ganhador do prêmio Nobel de Economia, em 2002, Daniel Kahneman, o livro apresenta duas formas de pensar: a primeira é a rápida e, intuitiva e emocional; a outra é mais lenta deliberativa e lógica. O livro expõe a capacidade fenomenal e os defeitos e vícios do pensamento rápido. Daniel Kahneman explica como o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas pode influenciar negativamente.

Com uma linguagem envolvente e solta o livro aborda questões como: Por que o medo de perder é mais forte que o prazer de ganhar? Por que assumimos que uma pessoa mais bonita será mais competente?

Aprenda com a obra de Kahneman, o porquê não podemos confiar na nossa intuição. Com insights práticos simples reveladores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida e como podemos evitar falhas com técnicas diferenciadas.

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