Um dos grandes problemas enfrentados por algumas empresas atualmente é o de saber lidar com a loja online e física ao mesmo tempo. Junto com essa dificuldade, surgem muitas dúvidas a respeito dos estilos de varejo. Mas antes de entrar no ponto principal do artigo, precisamos saber algumas diferenças entre as lojas virtuais e as lojas físicas, para compreender o motivo pelo qual os clientes optam por uma ou outra.
As lojas físicas permitem um manuseio antecipado do produto, o que gera uma experiência possivelmente decisiva na hora da compra. Em contrapartida, as lojas online têm uma maior abrangência e comodidade, onde o consumidor pode comprar os produtos sem precisar sair da sua residência.
Algumas dúvidas são muito recorrentes, como qual a forma de separar o estoque entre os dois meios, que método utilizar para fazer com que os tipos de venda funcionem juntos e como agradar ambos os clientes. Pensando nisso, nós da Acom resolvemos reunir algumas dicas para auxiliar na resolução destes questionamentos.
Permita que o cliente compre pela internet e busque na loja
Atendendo aos clientes do e-commerce na loja física, você proporciona ao seu consumidor uma maneira mais rápida de receber o produto, além de induzir o mesmo a visitar o local e observar, de forma palpável, os outros itens de venda do seu negócio, o que pode levá-lo a uma compra maior.
Aceite trocas e reclamações sobre a loja virtual no ambiente físico
Fornecendo as trocas na loja física, você proporciona maior facilidade ao consumidor em caso de frustração com o produto, diminuindo a irritação dos mesmos e aumentando a consideração pela marca. Além disso, o tempo percorrido para a resolução do problema será muito menor, deixando o cliente mais satisfeito.
Forneça os mesmos produtos da loja física na plataforma online
Tenha o cuidado em ter os produtos da loja física na loja virtual, para que nenhum cliente sinta qualquer tipo de frustração ou desigualdade e possa consumir dos mesmos produtos que todos os outros, gerando assim maior satisfação e consideração pela marca.
Ofereça um atendimento virtual com possibilidade de marcar horários presenciais
Estabeleça um bom relacionamento com o seu consumidor, entregando a ele toda forma de comunicação possível num curto período de tempo. Muitas vezes, o cliente precisa resolver o problema pessoalmente. Nesse caso, você pode oferecer o agendamento de horários presenciais para auxiliar o consumidor.
Gerencie bem o estoque para ambas as lojas
Tente manter apenas um estoque para atender às duas lojas, pois melhora a facilidade na venda. Porém, gerencie quantidades que você julgar adequado para cada plataforma no mês, para não sofrer pela falta do produto em certos momentos do período.
Integre um sistema ERP ao seu e-commerce
Com o sistema integrado, você terá um maior gerenciamento do seu negócio em apenas uma ferramenta, o que viabilizará todas as dicas acima de forma bastante fácil. No caso do estoque, o controle estará todo no ERP, impossibilitando que um produto vendido na loja física permaneça disponível em estoque na loja online, por exemplo, o que gera um melhor controle de fluxo.
Este artigo conseguiu sanar algumas dúvidas sobre lojas virtuais? Saiba mais 5 dicas para divulgar o site da sua empresa. Você pode se interessar também sobre a importância da renovação no e-commerce.