Administrar uma empresa não é nem de longe uma tarefa fácil, em ano de crise então, tudo fica ainda mais difícil. Porém, algumas atitudes tomadas por muitos empreendedores que podem e devem ser evitadas, pioraram ainda mais a gestão financeira de um negócio.
Para te ajudar, no post de hoje vamos falar sobre os principais erros financeiros e como evitá-los, para que assim o seu empreendimento tenha mais resultados e mais lucro. Venha conferir!
Já falamos aqui no Blog que fazer um plano de negócios detalhado é imprescindível para a administração financeira da sua empresa. O planejamento irá conter as informações essenciais da sua companhia, desde como estão suas finanças até a situação do mercado no qual está inserido.
Com o plano de negócios feito, você poderá projetar os objetivos a serem alcançados, buscando resultados e diminuindo ao máximo os riscos de futuros investimentos. Vale a pena lembrar que o seu plano deve ser preenchido com muito rigor e ser atualizado constantemente. É importante também fazer a projeção das metas a curto e a longo prazo de acordo com a realidade da sua empresa.
A desculpa de muitos empreendedores quando ocorrem problemas no financeiro da sua empresa é a falta de tempo. Sabemos que ter o controle de todas os processos, de entrada, de saída, gestão de pessoas, entre tantos outros exige muito do gestor, se feito manualmente.
Por isso, a forma mais prática, segura e eficiente para manter os dados da sua empresa é ter um Sistema de Gestão. Com ele você pode fazer um fluxo de caixa eficiente e seguro, monitorando tudo o que entra e sai da sua empresa. Além de ter o controle do estoque efetivo, evitando prejuízos, entre tantas outras funções.
O Sistema de Gestão em ERP (Enterprise Resource Planning) da Acom é uma ferramenta ideal para você organizar todos os processos do seu empreendimento de forma integrada, principalmente o financeiro e assim, melhorar o seu desempenho, conquistando melhores resultados.
Este é um erro consequente da falta de um bom o plano de negócios. É muito comum que em momentos de crise financeira o empreendedor tome atitudes precipitadas, para corrigir aquele problema, sem pensar nas consequências a longo prazo.
Tenha muito cuidado, principalmente se precisar recorrer a algum empréstimo bancário e fique sempre atento aos juros.
Como falamos acima, é preciso controlar tudo o que entra e o que sai do seu caixa. Não saber o valor das suas despesas de rotina, as necessárias para o funcionamento da sua empresa, como água, luz e aluguel pode causar grandes confusões na hora pagar as contas.
Outro erro muito comum é confundir as despesas da empresa com as suas dívidas pessoais. Evite ao máximo utilizar a conta do seu negócio para fazer transações particulares.
Deixar dinheiro em reserva, pelo menos uma vez por mês, é fundamental para a gestão financeira do seu negócio. Esta verba servirá para emergências: pagamento de direitos trabalhistas para funcionários demitidos, assim como o pagamento de férias e é claro, o 13º salário dos seus funcionários.
Cuide bem da Gestão Financeira da sua empresa e traga mais resultados, mesmo em momentos de crise. Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário aqui!
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade