Sócios para o seu empreendimento, solução ou problema?

Publicado em
- Por Agência WX

Criar seu próprio negócio não é uma tarefa fácil. No planejamento, encontramos muitas inseguranças, uma delas é se deve seguir sozinho ou com um sócio. Essa é uma decisão difícil e de extrema importância, por isso deve ser muito bem pensada. Amigo, parente ou investidor, seja quem for você deve ficar atento a alguns pontos como, a confiança, afinidade e respeito mútuo, além das características de trabalho do seu pretendido sócio.

Acom- socio

Para ajudar, resolvemos listar os cuidados que você deve ter antes de tomar essa complicada decisão.

A escolha do sócio

Os principais motivos que fazem o empreendedor procurar um sócio são: a falta de dinheiro para o investimento ou quando não há total conhecimento sobre a área que deseja atuar. Além disso, há também a questão da afinidade, dos interesses e confiança, pois vocês vão mais que dividir uma empresa, vão ter um relacionamento de grande responsabilidade, que poderá ter altos e baixos. Assim, é recomendado que ao fazer a sua escolha, procure alguém que consiga superar bem as dificuldades que podem ser enfrentadas futuramente.

Acom-sociedade-vantagens-e-desvantagens

Negócio em sociedade

Vantagens

  • Divisão de responsabilidade. Essa é uma das principais vantagens da sociedade, já que você não fica sobrecarregado com todas tarefas.
  • Ter alguém com quem trocar ideias pode ajudar no melhor desempenho da sua empresa.
  • Segurança. Saber que tem uma pessoa ou mais responsável pelo trabalho, mesmo quando você não está.

Desvantagens

  • Divisão de lucros. Talvez essa seja a maior preocupação de quem está criando o seu negócio próprio, principalmente no começo em que os lucros ainda são baixos.
  • Brigas. O conflito de ideias, principalmente em situações complicadas pode causar algumas desavenças entre você e seu sócio. Não levar para o lado pessoal é essencial para o bom convívio.
  • Apenas um trabalha. A grande vantagem, como vimos, é ter um sócio que te ajude a realizar as tarefas exigidas. O problema é quando apenas uma das partes trabalham, o que pode ser desagradável e ainda mais pesado para você, já que terá de honrar o seu compromisso e do outro.

Cuidado com o sócio-parente

Acom-empresa-familiar

Formar uma empresa família, à primeira vista pode parecer uma boa opção, mas ela deve ser muito bem pensada. Apesar de ter o apoio dos parentes, levar essa relação para o campo dos negócios nem sempre tem um bom resultado, principalmente na questão dos conflitos.  Então, antes de fechar a sociedade com um parente, faça uma lista de prós e contras, pensando não somente com a emoção, mas também de forma racional.

Como vimos, ter uma empresa com sócios tem suas vantagens e desvantagens. Caso opte por uma sociedade, analise bem, pensando em todos os aspectos assinalados acima, para que não haja arrependimento, e que sua empresa tenha o melhor desempenho possível.

 

 

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade