Tecnologia é essencial para garantir a padronização dos processos em uma franquia, proteger a reputação da marca e garantir a total satisfação dos clientes. Isso sem contar que as informações reunidas auxiliam na tomada de decisões estratégicas pelos franqueadores.
Quando uma empresa do setor de gastronomia está obtendo sucesso e gerando receita, é comum pensar no próximo passo para impulsionar o crescimento. Transformá-la em uma franquia pode ser uma opção atraente para quem busca expandir os negócios.
O setor de franquias no ramo alimentício está em pleno crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), seu faturamento alcançou a marca de R$ 51,918 bilhões em 2022, representando um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
Para quem está pensando em transformar seu negócio em uma franquia, a dica é iniciar pela organização e automação do backoffice, ou seja, dos processos internos relacionados à gestão – desde o estoque até ao atendimento direto aos clientes.
“Se seu negócio ainda depende de controles manuais, aí podem estar os gargalos na sua equipe e a maneira mais eficiente de solucionar e expandir é modernizando com tecnologias apropriadas a maneira de conduzir as operações”, explica Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas – empresa de tecnologia, responsável pelo ERP EVEREST Food Service.
Segundo ele, softwares que automatizam processos e sistemas integrados são ferramentas que, ao serem incorporadas, simplificam e otimizam as atividades do backoffice, levando eficiência, por exemplo, ao processo de atendimento. Elas, inclusive, podem resguardar a empresa de potenciais erros que impactam negativamente as operações. “Suponhamos que um cliente tenha solicitado o prato principal renomado do restaurante, mas o garçom informou que um ingrediente específico da receita estava em falta. Essa situação pode gerar frustração para o cliente, que pode ter visitado o estabelecimento especificamente para desfrutar desse prato”, diz.
Um backoffice automatizado auxilia no planejamento estratégico, mas sobretudo, operacional do negócio, de uma forma muito mais sólida. A gestão de estoque é outro exemplo de área que pode ser beneficiada, pois as ferramentas de automação auxiliam no monitoramento e controle em tempo real dos insumos que entram e saem, possibilitando o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ainda, entre os benefícios está a padronização de cardápios, com o controle rigoroso do uso de ingredientes para cada prato, o que garante que a rentabilidade possa ser prevista e haja menos desperdício. “A utilização da tecnologia não apenas otimiza as rotinas administrativas e financeiras, garantindo uma eficiência operacional notável, mas também contribui para proporcionar aos clientes uma experiência mais satisfatória”, comenta Ferreira.
Outro ponto que deve ser levado em consideração no caso de uma expansão, é que a tecnologia escolhida esteja alinhada à proposta de escalabilidade dos negócios. Só assim, ela garante que a qualidade seja mantida mesmo com o aumento contínuo da demanda, como no caso das franquias.
“Ao incorporar soluções tecnológicas, as empresas franqueadoras conseguem assegurar o perfeito funcionamento de todos os processos, reduzindo significativamente a ocorrência de erros operacionais. Em uma grande escala, isso se torna essencial para resguardar a reputação da marca e a total satisfação dos clientes. Além disso, a aplicação dessas tecnologias também as posiciona como referência e tornam as franquias mais atraentes para novos investidores, destacando-se como organizações modernas e adaptadas às demandas do mercado contemporâneo”, afirma o CCO.
Isso tudo sem contar que o acesso rápido a dados relevantes dos estabelecimentos pelos sistemas auxilia na tomada de decisões estratégicas pelas franqueadoras e garante que suas ações estejam sempre alinhadas às expectativas do público e às tendências do mercado.
Matéria publicada em: Mundo Food Service.
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