Foi-se o tempo em que os empresários podiam contar, apenas, com o próprio feeling para gerir os negócios. Na era digital, mais do que nunca, informação é poder. É por isso que, nos últimos anos, soluções em Business Intelligence (BI) para empresas se tornaram uma ferramenta indispensável.
Atualmente, ao contrário do que muitos gestores acreditam, o BI pode — e, na verdade deve — ser usado por corporações de todos os portes e segmentos. Em uma análise mais aprofundada, pequenos negócios dependem ainda mais disso.
Afinal, Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, o Brasil teve 2,5 milhões de novas empresas em 2018, alta de 15,1% em relação a 2017. Desse total, mais de 80% são micro ou pequenas empresas.
Principalmente por conta da enorme competitividade e dificuldade de sobrevivência dos pequenos empresários que a gestão pautada em dados se faz mais necessária. Isso porque as tomadas de decisões apoiadas pelo Business intelligence se tornam mais acertadas e, consequentemente, tem mais probabilidade de sucesso.
Praticamente todas as operações de uma empresa geram algum tipo de dado. Dispersos, esses dados não representam muita coisa, além de espaço nos servidores. Entretanto, quando agrupados da maneira certa, representam informações estratégicas que geram insights de negócios e/ou embasamento para tomadas de decisões.
Por exemplo, uma loja de roupas possui uma série de dados dos clientes — idade, sexo, ticket médio das compras, localização geográfica, tipo dos produtos, entre outros — além de dados administrativos e financeiros — produtos mais vendidos, giro de estoque, valor das compras, sazonalidade das vendas, histórico dos anos anteriores, etc.
Esses dados, normalmente, são captados separadamente por diferentes softwares, como ERP (Enterprise Resource Planning) e um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, e dificilmente o gestor tem acesso e/ou tempo par ficar analisando esses dados.
Uma ferramenta de BI faz a conexão entre os programas e realiza o agrupamento desses dados para, posteriormente, apresentá-los de maneira mais amigável e entendível para que o empresário possa extrair informações e tomar decisões.
No exemplo da loja de roupas, o gerente em posse dessas informações pode:
O investimento em Business Intelligence é obrigatório para qualquer gestor que queira ter um negócio de sucesso no cenário atual. Seja porque o mercado requer respostas rápidas, ou o consumidor está cada vez mais exigente.
Segundo previsão da empresa de consultoria Gartner, o mercado de BI e analytics deve movimentar cerca de US$ 22,8 bilhões em 2020. De acordo com estudos da Forbes, até 2020 a análise preditiva e prescritiva atrairá 40% dos investimentos empresariais em Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA).
Outro estudo comprova que o mercado está migrando fortemente para essa área. O levantamento “2019 CIO Agenda: secure a new foundation for digital business” entrevistou cerca de 3.100 CIO’s de 89 países para entender quais eram os investimentos mais visados. A resposta que mais apareceu foi Business Intelligence, com 45% das intenções.
Já uma pesquisa da Vanson Bourne mostra que softwares de Business Intelligence e Business Analytics fornecem meios de criar ações capazes de reduzir custos em até 62% e aumentar a produtividade em cerca de 85%.
Esse cenário é consequência direta da eficácia do uso de Business Intelligence nas empresas. Principalmente daquelas que já entenderam que precisam usar conhecimento e informações para acompanhar as transformações de mercado e serem cada vez mais competitivas.
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