O investimento em pessoas ainda é a forma mais primordial de crescimento empresarial, afinal, grandes empresas são sempre feitas de grandes pessoas. E uma empresa, independente do seu porte, demanda uma estrutura bastante interdependente de líderes, gestores, funcionários e colaboradores externos.
É difícil pensar que empresas ou chefes ainda não compreendam o valor da valorização pessoal dentro da equipe, mas ainda mais difícil é pensar em um negócio que tenha bons resultados quando não promove a integração e a valorização dos colaboradores além dos aspectos rotineiros exigidos na atuação profissional.
Ao contratar ou manter um profissional na sua empresa, diferentes pesos acarretam na escolha. A experiência, a dedicação e a compatibilidade dos perfis da pessoa e da empresa são alguns dos pontos a serem considerados. Talvez, se a empresa tem uma lacuna em determinada especialização, a experiência do candidato vá pesar bastante. Mas é importante olhar para além da atuação prática e imediata, considerando perspectivas dele em se especializar ou crescer juntos às diversas áreas da empresa.
Quando se fala em líder numa empresa, é importante que, mais do que reconhecer um talento ou um funcionário empenhado em adquirir esse talento, o líder seja capaz de promover o desenvolvimento dele.
Se as empresas valorizam iniciativas, interesse e desenvolvimento profissional dos funcionários, bem como habilidades de inserir na rotina de trabalho essas características, há uma forte demanda para o incentivo, valorização e constante desenvolvimento do funcionário. Mais do que necessário, esse investimento é conveniente, afinal, talentos descobertos e aprimorados retornam em boas práticas para a própria empresa.
Cursos, palestras, workshops e treinamento voltados à área de atuação da empresa e especificamente dos funcionários são sempre oportunidades de crescimento e abertura de visão. É indiscutível a necessidade de constantemente rever e repensar o posicionamento da empresa e dos colaboradores, bem como prepará-los para lidar com mudanças de mercado, novos rumos ou apenas inseri-los cada vez mais no universo em que atua a empresa, sobretudo funcionários novos.
Mas não apensas a imersão nos produtos ou serviços, há um investimento que proporciona uma relação bastante promissora entre negócios e colaboradores, que é o desenvolvimento pessoal. Proporcionar cursos que sejam interessantes num âmbito geral, palestras que trabalhem temáticas fora de assunto de trabalho, momentos de interação e integração social sem estar unicamente relacionada ao aspecto profissional, são fatores que se estendem à qualidade do ambiente de trabalho.
Funcionários e colaboradores que se sentem confortáveis e bem situados em seus ambientes de trabalho desenvolvem e atuam de forma bem mais promissora. Consequentemente, geram resultados mais favoráveis à empresa.
O chefe desenvolve o profissional. O líder envolve o pessoal.
Palestras e minicursos motivacionais, além de reuniões de equipe são ótimas ferramentas de motivação. Seja no aspecto integrador, mostrando resultados e apontando metas, seja no aspecto encorajador. Uma variação bastante bem-vinda para motivar os colaboradores é desviar da visão das pessoas unicamente como funcionários. Como um bom líder, busque identificar pontos fortes e fracos na equipe e nos funcionários individualmente e, ao trabalhar relações de motivação, incentive esses pontos a serem trabalhados com uma carga mais pessoal e intimista.
Proporcionar interação entre as áreas ou funcionários da empresa auxilia para o fortalecimento e cooperação da equipe, aspectos essenciais para qualquer ambiente saudável. Integrar é uma forma de tornar o ambiente mais confortável e proporcionar maior desenvoltura e confiabilidade.
desenvoltura e confiabilidade.
O que sua equipe valoriza? Proporcionar desenvolvimento pessoal, como atividades artísticas, esportivas ou alternativas são opções interessantes para motivar e cativar os funcionários. Também vale ressaltar que a qualidade de vida fora do ambiente profissional tem interferência direta na atuação da equipe. Sobretudo num mercado cada vez mais competitivo, exigente e que demanda aperfeiçoamento profissional, a descontração e a segurança pessoal favorecem um profissional mais bem preparado para lidar com os negócios dentro da sua empresa.
Mesmo as gerações mais novas que apresentam características de experimentação e tendência a manter vínculos mais curtos no ambiente pessoal ou profissional, valorizam empresas que são bons ambientes de trabalho. Empresas onde haja uma troca efetiva de crescimento, resultado e satisfação, supre a demanda empresarial e cativa o funcionário que certamente se sentirá mais motivado e seguro dentro da empresa, evitando rotatividade e perda de profissionais talentosos e compatíveis com as metas do seu negócio. Por isso, investir na sua equipe vai além de inseri-la num intensivo conhecimento focado na área de atuação, mas contempla uma esfera ampla e interligada de aprimoramento e incentivo profissional, pessoal e cognitivo.
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade