Franquias: saiba como um sistema de gestão pode ajudar

Publicado em
- Por Agência WX
Paula-vermeulen-urjzkhqsubk-unsplash-scaled

É parte da ambição do empresário querer abrir novos negócios. O sistema de franquias é um método de criar uma rede de unidades, expandindo a marca com a colaboração de parcerias. 

Você, o dono da marca, se torna franqueador. É o sucesso do seu modelo de negócios que atraí investidores a levar seu negócio para novos lugares.

Quem adquire o controle sobre a nova unidade é o franqueado. Ele é responsável por gerenciar todos os aspectos da empresa.

Para garantir a boa relação entre as duas partes, o franqueador deve oferecer o máximo de suporte ao franqueado. Afinal, é preciso recriar o que fez sua marca ganhar destaque. 

É aí que entra a importância de um sistema de gestão eficiente. Com franqueador e franqueados conectados, é possível criar uma rede positiva para todos. 

A seguir, entenda o que é um sistema de gestão — e porque adotá-lo em sua franquia:

 

O que é um sistema de gestão?

O sistema de gestão é uma forma de unir todos os setores da sua empresa em um lugar. Todas as atividades gerenciais podem ser realizadas nesta plataforma. Existem ainda modelos específicos para cada tipo de mercado. 

Seu diferencial é a adoção da tecnologia, criando um ambiente virtual e seguro para sua empresa. Assim, você pode acessar todas as informações necessárias em qualquer lugar. 

Já em seu conceito é possível notar grandes vantagens para a supervisão e suporte de franquias.  Porém, em sistemas de gestão especializados é possível ir além. Existem ferramentas criadas para oferecer ao franqueado uma estratégia de crescimento.

As principais demandas entre franqueado e franqueador são:

 

Sistemas de logística: geralmente, é o franqueado que disponibiliza os suprimentos para as unidades. No sistema de gestão, é possível gerenciar os fornecedores de cada região, bem como o estoque de cada loja.

Sistemas de operação: para manter o padrão de qualidade da marca, é preciso criar manuais e guias de serviço. Para o Food Service, os sistemas de gestão são vitais para compartilhar receitas.

Marketing: na maioria das vezes, o material de marketing é disponibilizado pelo franqueador. 

 

Por que adotar um sistema de gestão para franquias?

 

Transparência no controle financeiro

Para cada unidade da franquia, há um sistema de gerenciamento individual na plataforma. É possível comparar a execução de cada unidade, analisando fatores que levam ao sucesso. 

Entre o franqueador e o franqueado, a transparência do controle financeiro é essencial. Com o acesso aos dados, evitam-se erros de comunicação que podem gerar problemas no futuro.

 

Supervisão de Estoque

Como franqueado, é possível supervisionar o estoque das unidades com um único clique. Através do sistema, você pode entrar em contato com os fornecedores, realizar pedidos e pagamentos. 

 

Comunicação efetiva

Os sistemas de gestão oferecem uma comunicação constante e estável entre franqueador e franqueado. Como a plataforma salva as informações virtualmente, todos podem acessá-las em qualquer dispositivo com internet. 

O sistema possui um recurso avançado de armazenamento de dados, o que é muito valioso para gerentes. Através de relatórios e análises, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada unidade. Ao alinhar e otimizar a estratégia da franquia, os resultados chegam mais rápido. 

 

Expansão da rede

Outra vantagem dos relatórios detalhados é a possibilidade de expandir sua rede. É possível realizar prospecções e investimentos certeiros baseados em números. 

Com o auxílio do sistema de gestão, seus franqueados possuem um suporte sólido e pontual. Você, como franqueador, poderá passar menos tempo realizando tarefas operacionais e mais tempo planejando o crescimento da sua marca. 

Para empresários e gerentes de Food Service, o EVEREST é um sistema de gestão especializado no setor. É ideal para quem tem a ambição de crescer, pois possui planos modulares que evoluem com seu negócio. 

 

Conheça o EVEREST

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade