O termo é relativamente recente no meio empreendedor, mas tem chamado atenção e conquistado espaço. As vantagens são cada vez mais evidenciadas e comprovadas por quem alia os conceitos do Design Thinking aos negócios, gerando ótimos resultados.
Não se deve confundir as práticas do Design Thinking com ações fechadas ou fórmulas prontas, já que o processo consiste em uma abordagem e não em uma metodologia. Ou seja, a proposta é implementar novos modo de enxergar os problemas e as rotinas da empresa, buscando novos e melhores modos de solucionar e encaminhas as ações.
Toda empresa ou negócio, quando se depara com um problema, busca a melhor maneira de solucioná-lo. Mas o conceito do Design Thinking é ir além da solução mais evidente, construindo e buscando novos caminhos através da discussão e pensamento colaborativo.
Ao invés de a empresa adotar os procedimentos mais comuns ou habituais, sendo foco apenas à solução imediata do problema, nessa abordagem, toda a situação é colocada em foco, observando os diversos processos e contextos que envolvem a empresa, os clientes e o problema. Assim, as soluções visam melhorar os processos como um todo.
Encontrar soluções criativas, inovadoras e que englobem as diferentes realidades da empresa, considerando as necessidades de mercado e aliando muita flexibilidade e espírito aventureiro são as bases para aplicar o Design Thinking à sua empresa.
A abordagem vai além de mentes criativas planejando novas soluções. Ela se baseia em novos olhares para a empresa e para o mercado, considerando todos os envolvidos no processo de vendas ou atendimento. Isso inclui os vendedores, os empreendedores e os clientes, considerando os aspectos coletivos e individuais de cada um.
Pode parecer um trabalho complexo e, às vezes, inviável em uma realidade de mercado que exige cada vez mais resultados e produtividade. Mas a flexibilidade em inserir as características de cada integrante traz melhores resultados à empresa, otimizando os processos de atendimento, evidenciando os consumidores e melhorando os aspectos de interação na empresa.
Acredite nas inovações e busque oportunidades de testar novos rumos. É importante estar atento aos rumos de mercado, necessidades dos clientes e ter o feeling empresarial. Boas oportunidades surgem com as mudanças de mercado, mas é necessário conhecer o perfil da empresa e dos cooperados para se aventurar pelos caminhos compatíveis.
Ou seja, a criatividade e a coragem para novos rumos é fundamental, mas o conhecimento da área e a afinidade da empresa é essencial para obter sucesso nas empreitadas, por isso invista em conhecimento do mercado e em autoconhecimento individual e empresarial.
O Design Thinking é definido por muitos especialistas da área como ideias inovadoras, produtos criativos e empresas que oferecem soluções alternativas e econômicas para o mercado. A decisão do que e de como empreender é resultado das análises e estudos de mercado e empresarial.
Ou seja, a partir dos pontos que você identificou como demanda dos consumidores, aliados às capacidades da sua empresa, é hora de inovar em suas ofertas e produtos. Muitas empresas novas decidem o nicho de comércio baseadas em números e estatísticas, o que gera um grande fluxo de empresas atuando de forma igual no mercado. A abordagem do Design Thinking propõe identificar as necessidades de mercado a partir da percepção de quem experimenta, compra e vive no meio comercial, e não através de números e dados estabelecidos.
Áreas de estudo como engenharia, antropologia e administração, desde 1960, pensavam num modo eficaz de alinhar o conceito de design às estratégias e busca por soluções. O conceito de abordagens voltadas à estética e à expansão criativa foi ganhando espaço e, a partir dos anos 2000, abordagens empresariais e mercadológicas começaram a trabalhar com o pensamento em design. A partir daí, escolas e cursos se especializaram em aplicar, efetivamente, a abordagem criativa à realidade de mercado, apresentando novas formas de lidar com o público e com a concorrência, expandindo os negócios e abrindo novos rumos aos negócios.
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