O processo de contratação geralmente avalia as características, talentos e experiências do candidato e a contratação implica na escolha de um profissional que, a princípio, tem o perfil mais adequado para a empresa naquele momento. Algumas empresas priorizam profissionais que já possuam certa experiência e conhecimentos específicos, outras já preferem profissionais que adquiram tais experiências dentro da cultura da empresa. Indiferente da prioridade da gestão de pessoas, os treinamentos são sempre essenciais.
Mesmo que haja experiência do profissional, inseri-lo adequadamente na rotina e no perfil da empresa, apresentando-o às práticas exigidas, é o primeiro passo para extrair o melhor desempenho dele.
Se a sua empresa trabalha com oferta de produtos ou serviços, o mais essencial é que cada funcionário compreenda a utilização, aplicação, benefícios e fraquezas do que é oferecido ao cliente. Equipes de venda, por exemplo, precisam estar bem preparadas para sanar dúvidas de compradores, argumentar durante o atendimento e facilitar o processo de vendas. Mas toda a equipe precisa compreender a aplicação dos bens, mesmo os funcionários que não lidam diretamente com vendas.
Ao planejar treinamentos, é importante situar o assunto dentro da atuação do funcionário. Isso implica, muitas vezes, em adaptar o conteúdo para diferentes setores. Quanto mais clara e compreensível for a relação do conteúdo do treinamento com a rotina e atuação da equipe, melhores serão a absorção, compreensão e aplicação.
Os treinamentos técnicos são bastante importantes no processo de compreensão da equipe quanto aos negócios da empresa, mas também é bem relevante adaptar o conteúdo ao contexto da empresa. Quanto mais o conteúdo se mostrar aplicável e reconhecível na rotina, mais elucidativo e eficaz será o treinamento.
O contexto empresarial não implica necessariamente em uma quebra ou modificação de conhecimentos técnicos, por isso é importante avaliar os objetivos do treinamento e da empresa. Por exemplo, equipes de vendas precisam conhecer os conceitos técnicos dos produtos, como o processo de produção, e precisam transmitir isso de forma clara e informal aos clientes.
Os treinamentos técnicos demandam alto grau de conhecimento, por isso é importante que quem vá ministrar os treinamentos tenha bastante domínio do assunto, ao contrário da cultura da empresa, que engloba diversos setores e aspectos e geralmente é melhor apresentado por quem trabalha e presencia diretamente aquela rotina.
Consultorias e treinamentos terceirizados são opções interessantes para treinamentos técnicos, pois contam com uma estrutura bem planejada e minimamente pensada para oferecer boas estratégias de capacitação. Existem consultorias especializadas também em treinamentos pessoais, motivacionais e personalizáveis, que podem oferecer boas opções para a sua empresa.
Tão importante quanto inserir o profissional ou a equipe à realidade da empresa, é dar continuidade a esses treinamentos, proporcionar desenvolvimento e trabalhar habilidades dos funcionários. O mercado é dinâmico e as necessidades empresarias costumam mudar e evoluir, por isso é sempre importante que os profissionais acompanhem essas alterações da empresa.
Também é possível descobrir novos talentos, reajustar ou melhor enquadrar funcionários ou delegar atividades que melhor correspondam ao perfil profissional das equipes através de treinamentos. Por isso, a frequência e o acompanhamento são fundamentais para detectar esses pontos.
Uma boa opção para otimizar a relação do tempo com a frequência dos treinamentos aplicados, é optar por estruturas EAD, mini cursos, aulas ou vídeos online. Essa modalidade pode englobar diversas atividades, como dicas, testes, textos, áudios, atividades e outras opções que tornam a capacitação mais atrativa e interativa.
Não é preciso desenvolver diversos conteúdos e testes específicos, já que isso demandaria bastante conhecimento e tempo. Você pode utilizar ferramentas, vídeos e conteúdos já existentes na internet e adaptá-los à sua empresa.
Tão importante quanto uma equipe bem alinhada e capacitada, são os gestores manterem a cultura de treinamentos para todos, incluindo os próprios gestores. O desenvolvimento profissional é um processo constante e necessário para acompanhar as mudanças exigidas pelo público e pelo mercado. Compreender a correlação entre consumidores e funcionários, saber identificar aspectos bons e carências da equipe, bem como propiciar um ambiente saudável e favorável ao desenvolvimento individual e da equipe, são papeis inerentes aos gestores e que geram os melhores resultados à empresa quando bem aplicados.
Horário de atendimento:
Das 8h30 às 18h00 | de Segunda à Sexta-feira
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade