Como atender seus clientes da melhor maneira

Publicado em
- Por Agência WX
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Que o bom atendimento ao cliente é essencial para o crescimento de uma empresa, não podemos negar. Mas muitos empresários não sabem corretamente como fazer isso, não por falta de vontade, porém, devido a uma menor experiência com isso, o mal atendimento acaba sendo uma realidade para esses estabelecimentos.

Para ajudar você a melhorar cada vez mais o método de atender seus clientes, a Acom Sistemas preparou esse artigo. Mas antes, vamos realizar uma análise sobre a grande importância de se realizar essa tarefa.

Por que devo atender bem meus clientes?

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O bom atendimento leva o seu cliente a se manter fiel a sua marca. Além disso, você acaba ganhando um tipo de fã, que, devido a satisfação, pode fazer uma certa propaganda boca a boca com os conhecidos. Porém, a questão fundamental é a de poder proporcionar uma boa experiência ao consumidor, para que ele não se esqueça do seu empreendimento.

Essa experiência pode fazer com que a sua empresa suba no conceito do cliente, que vai lembrar do seu estabelecimento nos momentos em que precisar do produto. Se bem atendido, o consumidor ainda levará outras pessoas de sua confiança para comprar na sua loja.  Além disso, caso haja algum problema imprevisto com a mercadoria, se houver uma boa comunicação, será mais fácil e tranquilo resolver a situação.

Antes de tudo, conheça o seu cliente

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Agora que já entendemos corretamente a importância de se realizar um bom atendimento, precisamos saber como fazer isso de uma forma funcional. É importante ter em mente que, primeiramente, você deve entender o público que o seu comércio atende, se realmente são as pessoas que você idealizou que comprariam no seu estabelecimento, ou se é um outro tipo de consumidor.

Para isso, você pode realizar o cadastro das pessoas que compram suas mercadorias. Isso permite um atendimento mais personalizado e um melhor entendimento da sua parte em relação a esses consumidores.

Como atender bem o cliente

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A seguir, falaremos sobre algumas medidas que podem ser tomadas para realizar um bom atendimento ao cliente. Porém, é valido ressaltar que as suas ideias também contam, já que, como abordado anteriormente, a maneira de cada cliente se portar pode interferir na maneira com que você os trata.

Ainda que todos os tópicos a seguir sejam boas maneiras de poder entregar uma experiência aos seus clientes, não se esqueça de pensar em ideias que possam sempre aprimorar essa estratégia, para que além de um atendimento funcional, você tenha uma identidade própria, tornando esse ato como um diferencial na sua empresa.

Veja a seguir algumas medidas que podem ser tomadas para realizar um bom atendimento na sua empresa.

Antes de tudo, cumprimente as pessoas

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Assim que um cliente aparece em seu estabelecimento, é de suma importância que você seja educado e dê as boas-vindas ao consumidor à sua empresa. Demonstre a ele, através de um cumprimento, que a vinda dele é um motivo de alegria para o seu negócio, já que ele é um potencial comprador.

Porém, é bom ficar atento para não realizar um tipo de cumprimento que deixe a pessoa envergonhada ou sem jeito. Lembre-se de que essa estratégia serve para gerar o sentimento de ser bem-vindo para a pessoa, e não a afastar do seu contato.

Consciência e cortesia são essenciais

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Dentro do estabelecimento, você vai receber inúmeras pessoas de vários jeitos diferentes. Por esse motivo, você deve ter a consciência da gama de consumidores que irá receber na sua empresa e ter a cortesia necessária para melhor atendê-los. Nesse caso, é necessário que você esqueça todo e qualquer preconceito que tenha e tratar a todos com a mesma atenção.

Além disso, o respeito deve ser o principal fator desse contato, pois é a partir dele que você gera empatia com o consumidor, fazendo com que ele se abra para ouvir o que você tem a dizer. Dentro disso, também está inserido o direito de espaço do próximo, impedindo que você force qualquer conversa ou oferta. Mantenha essa integridade e forneça as informações ao cliente quando for solicitado.

Agilidade no atendimento

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Esperar para ser atendido num estabelecimento é uma das maiores frustrações para um consumidor. Por isso, seja ágil no momento de realizar o atendimento com as pessoas. Tente iniciar a conversa o mais rápido possível com o consumidor, para que ele resolva o problema dele o mais breve possível e fique satisfeito com a empresa.

Porém, preze mais pela qualidade do que pela velocidade. O cliente demanda da rapidez do seu atendimento, mas ele precisa de uma maior qualidade e dedicação do seu tempo, por isso, faça um bom equilíbrio entre as duas coisas.

Mostre que você está ali para ajudar

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Um bom atendente deixa claro para o cliente que está ali para ajudar a resolver os problemas e questionamentos. Sendo assim, é imprescindível mostrar boa vontade nas tarefas, independentemente de quantos pedidos o consumidor fizer e se ele vai ou não efetivar a compra.

Lembre-se de que demonstrar boa vontade pode ser o fator decisivo para o cliente realizar a transação, pois é a partir disso que ele vai entender qual a sua real necessidade em vender o produto, tendo uma primeira impressão em relação à qualidade do que você está vendendo.

O cliente necessita de atenção

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Como já abordado anteriormente no artigo, o cliente demanda muito da sua atenção, sendo imprescindível que você entregue isso a ele. É muito importante que o consumidor se sinta bem dentro do seu estabelecimento, e acredite que você pode sanar todas as dúvidas dele naquele momento.

Aja tranquilamente, entregando a ele todas as explicações que precisar e que ele pedir, pois é a partir desse fator que o consumidor entende qual a sua experiência com o produto que ele está querendo comprar.

Passe segurança

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Muitos clientes que chegam na loja tem uma certa insegurança, ou timidez, para perguntar sobre os produtos. Por isso, tenha leveza no momento de abordar um consumidor, passando a ele segurança e tranquilidade, para que ele possa se abrir e sanar as dúvidas que levarão ele a comprar ou não a mercadoria.

Entenda que, ser amigável com esse tipo de consumidor é um grande fator de decisão de compra, já que ele consegue sanar as dúvidas em relação à mercadoria, além de ter empatia com o vendedor, o que insere um fator emocional junto da negociação.

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Evite utilizar os termos técnicos relacionados à sua área, pois isso só confunde o cliente. Fale com ele de uma forma que ele possa entender tranquilamente, sem precisar perguntar a você o que significa uma palavra.

Lembre-se de que o cliente precisa ser atendido por ter dúvidas em relação ao produto, não coloque mais dúvidas na cabeça dele, pois isso pode levar a desistência da compra.

Peça, não ordene

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Muitos atendentes possuem a mania de mandar o cliente realizar tarefas, como assinar um documento ou passar o cartão. Seja usual e educado, peça por favor ao consumidor nesses momentos. Ninguém gosta de receber ordens, muito menos quando não se conhece a pessoa e vai ceder informações financeiras a ela.

Fale sempre a verdade

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Não tente “passar a perna” nos seus clientes fazendo propaganda dos seus produtos. Preze sempre pela sinceridade e honestidade nesses momentos e fale sempre a verdade, independente de qual for a pergunta que o consumidor faça.

Muitas vezes, a sinceridade do atendente se torna um fator de decisão de compra mais potente do que a própria qualidade do produto, pois gera a empatia além de ser um diferencial, já que muitos concorrentes não adotam essa estratégia.

Dê atenção as reclamações

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Procure ouvir as reclamações dos clientes e conversar com eles a respeito disso de forma amigável, já que muitos desses consumidores têm boas sugestões para a melhoria da sua empresa. Por isso, procure levar essas reclamações como críticas construtivas, e não leve para o lado pessoal.

Tenha sempre o estabelecimento limpo

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Invista na limpeza do local, pois esse já é um grande cartão de visitas para que os consumidores entrem no seu estabelecimento. Se possível, decore o interior da sua empresa de forma amigável e convidativa. Lembre-se que a ideia do artigo é proporcionar uma experiência ao cliente que vai muito além da compra e uso do seu produto.

 

Esse artigo conseguiu ajudar você a melhorar o atendimento dentro da sua empresa? Conte para nós o que achou dessas dicas.

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