Gerenciar uma esquipe não é uma tarefa das mais fáceis, treinar, motivar, compreender e ainda dar exemplo exige experiência e uma boa dose de conhecimento. E as férias de fim de ano são uma ótima oportunidade para renovar os conhecimentos e aprender novas técnicas de gestão.
Para isso, fizemos uma lista de 7 livros sobre gestão empresarial essenciais para todo empreendedor.
1. Inteligência Emocional – David Goleman
Para David Goleman, não basta ter um Q.I. alto para ser uma pessoas bem-sucedido. Pontos como: como autocontrole, persistência, motivação são características de Inteligência Emocional, fundamentais para a construção de uma carreira.
Neste livro o autor explica que o nível de Inteligência Emocional pode ser desenvolvido. As ideias presentes nos livros atuam como técnicas para treinar o comportamento dos funcionários e habilidades de administração.
2. O Mito do Empreendedor – Micahel E. Gerber
Michael Gerber mostra ao leitor que um empreendedor de sucesso, além de ser bom com a técnica precisa ser ter visão de futuro para o seu negócio e saber gerenciar bem a sua equipe.
3. A Quinta Disciplina – Peter Senge
Esta obra apresenta um novo papel para os líderes, a partir de uma estrutura descentralizadora. Com programas de aprendizagem baseados em cinco disciplinas:
- Domínio pessoal;
- Modelos mentais;
- Objetivo comum (visão compartilhada);
- Aprendizado em grupo;
- Raciocínio sistêmico (a quinta disciplina);
Para o autor é fundamental que todas as disciplinas se desenvolvam juntas. Dessa forma, o raciocínio sistêmico é a quinta disciplina, integrando todas as outras.
4. Feitas para durar – Práticas Bem-sucedidas de Empresas Visionárias – Jerery Porras e Jim Collins
Depois de pesquisar 18 companhias visionárias, como a Disney, 3M e Sony, os professores de negócios de Stanford, Jerery Porras e Jim Collins, descobriram que diferentemente do que imaginamos as mais bem-sucedidas empresas do mercado não são lideradas por presidentes extraordinários. O que faz delas tão vitoriosas, é contar com profissionais brilhantes e permitir o seu desenvolvimento.
Saber quais os pontos que levaram essas empresas a chegarem tão longe é o foco desta obra.
5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
O bom relacionamento interpessoal é a chave de uma equipe coesa e bem-sucedida. Com técnicas simples, mas de muita eficácia de como se relacionar com as pessoas. O livro aborda experiências vivenciadas pelo próprio autor e outras ocorridas por personalidades da sua época, como Winston Churchill, John D. Rockfeller, Eleanor Roosevelt, Daniel W. Josselyn, General George C. Marshall, Henry Ford e Abraham Lincoln.
O conteúdo é composto por temas como:
- Técnicas de fundamentais em lidar com pessoas;
- Seis formas de fazer com que gostem de si;
- Doze formas de atrair pessoas à sua forma de pensar;
- Seja um líder: como mudar pessoas sem causar ofensa ou ressentimento;
Relacionar-se com pessoas é uma arte e neste livro você poderá aprendê-las.
6. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Covey
Nossas atitudes influenciam diretamente nos nossos resultados e maus hábitos, assim como os que criamos paradigmas no nosso modo de ver o mundo, podem servir como obstáculos para o nosso progresso profissional.
Os 7 hábitos apresentam uma nova forma para mudar esses paradigmas, criando novos hábitos possam ajudá-lo a alcançar os seu objetivos.
A obra apresenta temas como:
- Hábito 1 – Ser proativo;
- Hábito 2 – Comece com um fim em mente;
- Hábito 3 – Colocar primeiro o primeiro;
- Hábito 4 – Pense Ganhar/Ganhar;
- Hábito 5 – Procure primeiro entender, e depois ser entendido;
- Hábito 6 – Sinergize;
- Hábito 7 – Afiar a serra;
- Os hábitos de 1 a 3 abordam o autodomínio, dando orientações sobre o crescimento da independência;
- Os hábitos de 4 a 6 tratam das relações com os outros – trabalho em equipe, cooperação e comunicação, e interdependência;
- O último hábito se refere à renovação contínua que o levará a entender melhor os hábitos restantes.
7. Rápido e Devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman
Do ganhador do prêmio Nobel de Economia, em 2002, Daniel Kahneman, o livro apresenta duas formas de pensar: a primeira é a rápida e, intuitiva e emocional; a outra é mais lenta deliberativa e lógica. O livro expõe a capacidade fenomenal e os defeitos e vícios do pensamento rápido. Daniel Kahneman explica como o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas pode influenciar negativamente.
Com uma linguagem envolvente e solta o livro aborda questões como: Por que o medo de perder é mais forte que o prazer de ganhar? Por que assumimos que uma pessoa mais bonita será mais competente?
Aprenda com a obra de Kahneman, o porquê não podemos confiar na nossa intuição. Com insights práticos simples reveladores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida e como podemos evitar falhas com técnicas diferenciadas.
Você também poderá gostar de Controle de Estoque Online: Melhore a gestão empresarial