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Por que o delivery é o melhor caminho para os restaurantes durante o Coronavírus?

Estamos em um período complicado para toda a sociedade e particularmente difícil para quem empreende. Por conta das medidas restritivas, o fluxo de clientes em restaurantes, bares e lanchonetes está sofrendo com a falta visitantes. A melhor solução tem sido a entrega via delivery, mas para colocar isso em prática é preciso conhecer o assunto e estar bem preparado.

Oferecer este tipo de serviço é uma ótima maneira de continuar lucrando mesmo durante a crise, principalmente para pequenos e médios negócios que não podem parar. Por isso é importante encontrarmos o caminho para que as empresas consigam encontrar a luz em meio ao caos.

Clientes em casa

O surto de Coronavírus abalou todo o mundo desde o final de 2019. Após surgir na China, na virada do ano ele rapidamente se espalhou — e causou susto — por praticamente todo o planeta, incluindo o Brasil. Como resposta, isso fez com que muitas pessoas ficassem em quarentena em casa para tentar diminuir as chances de contágio. Afinal de contas, quanto menos pessoas estiverem pelas cidades, menor a probabilidade de contaminação.

Além da preocupação prioritária com a saúde, isso também ocorre com a situação da economia. Com menos pessoas circulando, o comércio perde os seus consumidores e é preciso usar de outros métodos para sobreviver. Este cenário é preocupante para todos, mas afeta de maneira mais intensa os negócios de menor porte.

Empresas desses segmentos dependem da presença física do público para oferecer o produto. E quando isso não acontece, como é o caso agora, é preciso que um setor inteiro pense na melhor estratégia para driblar a crise da melhor forma possível.

Delivery como solução

Como era de se esperar, o delivery se tornou a saída para muitos restaurantes, bares e lanchonetes continuarem vendendo durante o período do COVID-19. A ideia de entregar a comida em casa é boa para os dois lados. Clientes ficam alimentados sem precisar sair da quarentena e empresas continuam servindo mesmo sem precisar abrir as portas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de serviço não é tão simples quanto parece. É necessário que o restaurante esteja bem estruturado para poder conseguir atender no mesmo padrão de sempre.

Isso exige um amplo conhecimento e suporte em gestão, principalmente contando com o apoio da tecnologia. Desde aplicativos de entrega até sistemas de gestão, é essencial que o restaurante se prepare para conseguir oferecer esse serviço.

 

Tecnologia nos negócios

Não é apenas o setor de alimentação que precisa contar com a ajuda da tecnologia para melhorar a gestão da empresa, mas esse é um momento ainda mais importante para se preocupar com isso.

Os famosos ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em português) são ferramentas extremamente úteis para o controle de todos os aspectos relevantes de um negócio.

Com ele é possível ter uma visão completa de vários aspectos, o que facilita na compreensão da administração do lugar. Se isso já faz a diferença normalmente, imagine em tempos de crise como agora.

Quanto mais informação e domínio da sua empresa, mais fácil será encontrar a melhor solução para os problemas. No caso, a maneira mais eficiente de atender seus clientes via delivery.

 

Gestão + delivery: o casamento ideal

Para servir o público em casa é importante que o restaurante tenha condições de fazer isso. Não adianta apenas querer, é preciso saber como fazer direito. Uma empresa que atende apenas presencialmente ou tem o delivery como algo parcial dificilmente conseguirá atender essa grande demanda que vem surgindo se ela não estiver pronta para isso.

Isso porque não é apenas uma nova forma de atendimento, é todo um sistema de operação diferente do habitual. É um restaurante que vai atender exclusivamente via entrega por algumas semanas (ou meses?).

Um sistema de ERP é essencial para administrar questões administrativas como suprimentos, estoque, cadastros de clientes, pedidos e demais informações técnicas.Ter esse controle feito em tempo real é a diferença entre uma empresa que vai conseguir superar a crise e outra que vai derrapar.

Essa ferramenta ajuda a diminuir os erros de gestão, que atrapalham tanto um negócio e prejudicam o crescimento. Em uma hora tão importante quanto essa, essa deve ser uma prioridade na condução de uma companhia.

Além de todos esses benefícios imediatos — durante a pandemia —, uma ferramenta de ERP é essencial em todos os momentos de uma empresa. Afinal de contas, ter a ajuda da tecnologia é algo que todos devem pensar na atualidade.

Esse é um assunto que nós falamos sempre aqui no blog. Confira mais artigos para entender como a tecnologia pode ajudar na gestão da sua empresa agora e no futuro dela.

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