NFC-e – Nota Fiscal Eletrônica

Publicado em
- Por Agência WX
Nota-fiscal-eletronica-o-que-e

Nota Fiscal, como todo mundo bem sabe, é um documento emitido em transações comerciais entre uma empresa e uma pessoa física ou ainda de uma empresa para outra empresa. Além de registrar a transferência monetária, a nota fiscal é também destinada ao recolhimento de impostos e independente do valor da compra, é recomendável que se peça pela emissão da nota. Isso porque é através dela que o consumidor pode exercer seu direito de troca do produto, ter sua garantia de compra em caso de extravio na entrega.

Para conscientizar a população da importância de se pedir pela emissão da nota fiscal, as Secretarias da Fazenda e a secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia criou a campanha “Sua Nota é um Show de Solidariedade”. O projeto consiste em premiar as instituições humanitárias e de saúde que conseguirem coletar o maior número de notas fiscais em sua comunidade. Essa premiação se refere a uma quantia estipulada pelo Governo do Estado com relação a quantidade de leitos para que as instituições participantes possam realizar obras na infraestrutura de suas dependências. É uma maneira de mostrar os resultados proporcionados pelo recolhimento de impostos através das NFs.

 

Mas afinal… o que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e) iniciou-se em setembro de 2011 no Estado do Amazonas e já está presente em praticamente todos os estabelecimentos varejistas do país. A ideia é permitir a emissão eletrônica (via internet) de uma Nota Fiscal para facilitar o armazenamento da Nota pelas Secretarias da Fazenda de cada Estado.

Nota fiscal eletrônica com qr-code
(exemplo de código QR)

Para o consumidor, a NFC-e proporciona mais segurança e comodidade com a possibilidade de se receber a nota fiscal por e-mail, com todos os dados da compra ou optar pelo recebimento da nota em papel em uma versão simplificada da compra juntamente com um QR-Code (código de barras bidimensional) que pode ser lido em qualquer smartphone e lhe oferecer os maiores detalhes da compra. As Secretarias estão trabalhando também na criação de um sistema que possa armazenar todas as notas emitidas para que o consumidor tenha acesso a elas e um maior controle financeiro.

Mas não é só para o consumidor que a NFC-e trás vantagens; além da economia clara nos gastos com papel e equipamentos próprios para emissão, permite uma maior flexibilidade de expansão nos pontos de venda por não requerer autorização prévia de agentes fiscais além de possibilitar uma maior integração entre plataformas de venda físicas e virtuais, oferecendo um maior controle entre pontos de venda de forma segura, transparente e rápida.

Sabendo da importância e praticidades oferecidas pela Nota Fiscal Eletrônica, a ACOM – em parceria com a Inventti – oferece um módulo integrado para que você, empresário, possa ter um maior controle de gestão com o EVEREST e ainda contar com um módulo de gestão de documentos fiscais totalmente regularizado de acordo com a legislação fiscal brasileira, de baixo custo e com um alto índice de satisfação. Com o NF-e você garante, não só mais controle e flexibilidade para a sua empresa, mas também maior comodidade, praticidade e segurança para os seus clientes.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade