Liderança Empresarial – como ser um bom líder

Publicado em
- Por Agência WX

Nos dias de hoje, surgem cada vez mais cursos de liderança no país mas, o que não se aborda antes de tudo, é justamente o significado de liderança. Ser um líder vai além da posição ou cargo superior aos demais funcionários/empregados de uma empresa, instituição ou corporação; liderança envolve unificar todos os elemento de um grupo para alcançar um objetivo ou meta em comum e para isso, o líder tem de saber como motivar cada elemento da equipe, o que envolve muito exercício e aperfeiçoamento.

 

Liderança empresarial acom
Um líder nunca está acima de sua equipe e sim a sua frente! Fazendo parte dela e guiando-a para o sucesso

No âmbito empresarial, o papel do líder é de extrema importância pois são suas decisões e atitudes que levarão ao sucesso ou ao fracasso de um projeto ou meta. Além disso, é preciso deixar claro que esse líder se difere de um chefe; um chefe é caracterizado por adotar um perfil autoritário, é temido pelos demais funcionários e não os inspira a pedir conselhos, expressar ideias ou esclarecer dúvidas; tem como objetivo o lucro ao invés de buscar um melhor desempenho de sua equipe, não motiva acertos e foca-se em apontar as falhas de seus “subordinados”.

Um líder conduz as pessoas e as inspira, diferente do chefe, não é temido mas sim, respeitado; tem um perfil motivador, envolve-se em projetos e procura buscar pelo melhor desempenho de sua equipe, destacando suas qualidades e buscando maneiras de minimizar seus defeitos à procura de chegar – junto de sua equipe – a um determinado objetivo.

 

Os diferentes tipos de líder

Liderança empresarial - tipos de líder
Não existe um tipo de líder melhor do que o outro, o importante é que ele motive sua equipe e faça acontecer!

Não existe uma regra para se ser um líder mas existem certos perfis que podem ser traçados quando o assunto é uma boa liderança. Apesar das diferenciações, cada tipo de líder apresenta um ou outro lado que pode não parecer positivo em um primeiro momento mas não existe um tipo de liderança melhor do que o outro, todos tem sua própria serventia para determinado momento, o importante é a equipe não se sentir intimidada pelo seu líder e buscar em sua imagem uma pessoa em quem se espelhar.

1)      Líderes a serem seguidos destemidamente: pessoas com um perfil mais enérgico e carismático podem vir a se identificar com essa tipificação; normalmente estão envolvidos em tarefas desafiadoras e inovadoras, buscando sempre a realização. Por estarem em constante movimento e preocupados em finalizar seus objetivos, acabam por forçar as limitações de seus membros de equipe mas sempre alcançam em conjunto suas metas.

2)      Líderes rotineiros: com um perfil mais reservado e conservador, essa tipificação tende a seguir rotina e gostam da manutenção da ordem; são ótimos em reproduzir estratégias de sucesso mas falham em analisar as constantes mudanças do mercado devido ao seu estilo mais metódico.

3)      Líderes que apoiam: esse perfil de liderança está mais focado no desenvolvimento de sua equipe e na cooperação; buscam os resultados estimulando o melhor de sua equipe, atuando de maneira mais pessoal e focando em participação construtiva. Seus resultados se dão a longo prazo pois focam sempre no acompanhamento da equipe, esperando até que todos estejam em uma mesma sintonia.

4)      Líderes harmoniosos: esse perfil não busca impor-se ou manter controle sob sua equipe, são melhor indicados para trabalhar com uma equipe de alto nível, onde as noções de responsabilidade e colocação no grupo já estão pré-instauradas, colocando-o mais como um mentor que busca pelo consenso do grupo.

 

Como ser um bom líder

 Liderança empresarial - como ser um bom líder

Mesmo que você não se encaixe em nenhum dos perfis citados acima, ainda é possível que se torne um bom líder; tornar-se um líder não é uma tarefa fácil pois depende também da aceitação positiva das pessoas ao seu redor, além de exigir muito treino e prática para que a arte de tomar decisões e motivar as pessoas nos momentos certos se torne um hábito. É preciso desligar-se de si e doar-se para o objetivo em questão, aprendendo a encorajar os outros ao invés de focar-se em suas próprias qualidades, exaltando o talento dos integrantes de sua equipe.

Um bom líder é comunicativo, estará sempre notificando a equipe do desempenho de seus projetos e buscará motivá-los para que se alcance uma meta ao mesmo tempo em que desafia a equipe a se esforçar e dar seu melhor. É preciso ainda dar exemplo e fazer acontecer, sem perder a humildade de reconhecer as habilidades de seus companheiros de equipe, buscando-os para conselhos e esclarecimento de dúvidas. Para tornar-se um bom líder, é preciso praticar gestão sem medo.

Viu? Não existem segredos para formar bons líderes, a dificuldade está em encontrar aqueles que estão dispostos a doar-se em prol de um todo e que não percam de vista o objetivo ou acreditem ser superiores ao restante de seus companheiros devido ao cargo que ocupam. Líderes são pessoas de determinação e vontade, com força para crescer, sem temer pedir ajuda e buscar conselhos para chegar onde desejam.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade