A importância da renovação em um e-commerce

Publicado em
- Por Agência WX

Um e-commerce pode passar por muitas fases desde sua criação. O início pode parecer difícil, as dificuldades com o planejamento e a organização dos processos são complicadas para se aprender, mas com muito trabalho ele vai crescendo e dando resultado.

Então chega o momento de fazer uma análise de tudo o que aconteceu até o momento, juntando informações relevantes e suficientes para, enfim, tomar uma decisão: renovar seu e-commerce.

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No entanto, é importante lembrar que essa renovação leva em consideração grandes mudanças na programação e no design em si da loja virtual, sem contar pequenas alterações essenciais como a inserção de novos produtos, por exemplo.

Se minha loja já está dando certo, porque é tão importante mudar?

Atualização de mercado

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O primeiro motivo para se atualizar é atualização de mercado. Nenhuma empresa cresce e melhora seus resultados se não acompanhar as tendências e praticar melhores ações para aumentar sua renda.

Não é questão só de acompanhar o mercado, mas também de entender o consumidor e seus desejos.

São termos de design, cores, ofertas, datas especiais, visões de mercado, fontes e muitas outras inspirações que devem ser levadas em conta para uma renovação.

É preciso estar atento a cada um desses preceitos para não perder conversões no caminho do seu e-commerce. Cada detalhe conta e deve ser alinhado com o profissional ou equipe que esteja a cargo do projeto de renovação.

Para isso, você pode realizar um benchmark, ou seja, uma análise do que seus concorrentes estão fazendo nesse quesito e, claro, observar também as ações dos grandes players do mercado para saber qual caminho seguir definitivamente.

Usabilidade

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Outro motivo para renovar que também está relacionado a uma dica importante é a usabilidade, ou seja, a experiência do usuário em sua loja virtual.

Afinal, não só de visual vive um design. Ele precisa atender às necessidades e ajudar o usuário nas suas tarefas e desejos, ou seja, atender ao recado.

Se ele não tiver uma boa experiência de compra, ele não vai passar da primeira, ou pior, não vai nem terminar a primeira.

É por isso que usabilidade é tão importante. Seja com passos simples e objetivos, menos cliques, atendimento online durante a navegação ou boas condições de carregamento das páginas, nenhum desses pontos deve ser deixado de lado.

Tudo o que pode gerar uma melhor satisfação do consumidor, deve ser feito para melhorar as conversões. Observe, anote e acione.

Métricas de conversão

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Além do benchmark, já mencionado anteriormente, também falamos sobre os resultados coletados durante a progressão de vida do seu e-commerce.

São dados que informam o que aconteceu desde o início do processo, outras informações complementares de planos de ações e planejamentos usados e também sobre o comportamento do cliente na loja.

Com tudo o que puder ser coletado nesse tempo, é possível criar as denominadas KPIs do e-commerce (Key Performance Indicators), ou seja, os indicadores chave de desempenho, responsáveis por elencar métricas essenciais para avaliar o processo do seu e-commerce, como a receita captada e o ticket médio, por exemplo.

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Além disso, as KPIs podem ter outra aplicação: no design da loja propriamente dito. Nesse caso, você pode elencar outras métricas, como o tempo de carregamento da página, a taxa de cliques, o tempo médio de navegação e o tráfego total do site.

É por meio desses dados que se melhoram cada um dos detalhes que envolvem o processo de compra, a usabilidade e se comprovam as tendências de mercado.

Utilize-os em cada ação para evitar que decisões erradas sejam tomadas em meio ao processo de renovação. Previna-se de problemas causados pela mudança e esteja preparado para novos desafios.

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