A importância da escrita contábil

Publicado em
- Por Agência WX
Shutterstock_273522035

Uma empresa que não possui um processo de escrituração contábil, não possui organização suficiente para crescer dentro do mercado. As informações provenientes desse processo auxiliam diversas áreas dentro do empreendimento. Saiba mais sobre sua importância:

O que é a escrita contábil?

A escrituração contábil é um dos serviços básicos realizados pelo contador, consiste em lançar dados a respeito da contabilidade da empresa em forma de registro, antes feito em livros e agora sofrendo mudanças para a ECD (Escrituração Digital) em fator do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

A maioria das empresas possui a obrigação de realizar a escrita contábil, tendo algumas exceções como o pequeno empresário segundo o Estatuto da Microempresa e Pequeno Empresário. Segundas diversas legislações, como o Código Comercial, Lei das Sociedades por ações, Legislação Tributária e as Normas Brasileiras de Contabilidade, a escrituração é uma exigência.

No entanto, muito mais que uma obrigação legislativa, a escrita contábil é um procedimento gerencial imprescindível para o controle interno das administrações e finanças da empresa, interferindo também nos fatores externos, como investidores, instituições financeiras e o Fisco.

A escrituração contábil vai muita além de apenas reunir números para questões fiscais e tributárias. Realizar esse processo afeta diretamente o desenvolvimento das empresas, trazendo diversos benefícios para as que o cumprem. Ter em mãos dados organizados e coerentes com a verdade contribuí para a provação do empreendimento frente a diversas questões.

Como a escrituração contábil afeta as empresas?

Escrita contábil

A contabilidade não é mais apenas um setor para lançamento de dados, ela se tornou uma grande aliada dos empreendedores, auxiliando na gestão e tomada de decisões que podem levar a empresa ao crescimento. É possível abordar diversos tópicos sobre como realizar a escrituração traz benefício a aqueles que a fazem e coloca em desvantagem as empresas que não a realizam ou efetuam o processo de forma precária e ineficiente:

Dificuldades financeiras: Quando uma empresa está enfrentando uma crise, ela pode recorrer a recuperação judicial, um alicerce que muitas vezes podem salvar um empreendimento de um fim trágico, no entanto, só é possível ativar esse recurso perante a uma escrituração contábil perfeitamente correta. Além de que, realizar a organização contábil dos dados da empresa de forma eficiente reduz significantemente as chances de chegar a situações de risco, como uma possível falência e crise interna.

Comprovação das questões trabalhistas: Realizando a escrituração contábil, os riscos de enfrentar problemas com questões trabalhistas são muito menores. Quem deve provar que está cumprindo corretamente as normas impostas pela legislação, são as empresas. Essa comprovação pode ser dada através da escrituração contábil, que reúne dados atualizados a respeito destas questões.

Problemas internos: Nenhum empreendimento está a salvo de problemas entre sócios ou colaboradores. A escrituração contábil possibilita formalizar os dados da empresa e utilizá-los em processos legislativos que sejam necessários. Sendo o autor dos registros um divisor de águas nas divergências entre os sócios/colaboradores, partindo do princípio que o mesmo atua com honestidade.

Questões legislativas: São diversas as exigências legislativas e fiscais a respeito da escrituração contábil, segundo o Código Civil Brasileiro é obrigatório que empresários sigam um sistema de contabilidade, com exclusão do MEI (Microempreendedor Individual). O lançamento dos registros é uma comprovação para enfrentar os mais diversos requisitos de fiscalização e tributários.

Gestão empresarial: Realizar uma gestão geral de todo o empreendimento é impossível sem seguir rigorosamente um processo de escrituração contábil. Tomar decisões às cegas e baseado em dados fantasiosos sem nenhuma base fiscal coerente é o caminho contrário do sucesso. É imprescindível para empresas ter os dados financeiros a respeito dos seus patrimônios, assim é possível averiguar detalhadamente cada área do empreendimento.

Escrituração Contábil Digital

Escrita contábil

O desenvolvimento da tecnologia trouxe avanços para as mais diversas áreas, a contabilidade não se exclui delas, muito pelo contrário, foi extremamente afetada com a implementação do SPED fiscal (Sistema Púbico de Escrituração Digital). Com o uso de um sistema digital fica muito mais fácil e ágil a translação de dados entre empresa/órgãos de fiscalização.

Os antigos métodos de escrituração manuscritos foram substituídos pelos meios digitais, oferecendo possibilidades muito maiores de contribuição por partes dos profissionais contábeis. Além da economia e sustentabilidade, já que a quantidade absurda de papéis é eliminada.

O uso de um processo digital acelera as questões tributárias e influência o desenvolvimento das empresas, que possuem muito mais tempo e informação disponível para tomadas de decisões em relação ao patrimônio, tornando o contador um consultor com acesso praticamente instantâneo dos dados mais importantes da empresa.

Utilizar a tecnologia na escrituração contábil é praticamente obrigatório por todas as empresas que realizam esse processo, no entanto, o que as diferencia dentro do mercado é como fazem uso da tecnologia. Foram desenvolvidos softwares que auxiliam no processo de gestão dos documentos fiscais, a implementação destes recursos torna a ECD (Escrituração Digital) muito mais eficiente.

Uso da tecnologia na ECD

Escrita contábil

Existem sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) de alta performance focados na área contábil, promovendo ferramentas que auxiliam na organização e disponibilidade de dados para a realização da escrituração contábil. Estes sistemas dispões de interfaces simples e que possuem alto potencial para auxiliar no desenvolvimento das empresas.

Não somente para a escrituração contábil, alguns softwares possuem ferramentas para realizar diversos serviços, como a gestão patrimonial, um fator que afeta diretamente na escrita contábil. Ou seja, para uma empresa se sobressair dentro do mercado que está inclusa, é necessário utilizar todos os recursos que estão ao seu alcance. Sendo o investimento em tecnologia para a agilidade de processo um fator importante para alcançar resultados positivos.

Realize a escrituração contábil

Escrita contábil

Para que a sua empresa cresça, é de extrema importância que de atenção para a escrita contábil, mesmo que seu empreendimento se encaixe nas opções facultativas, a organização constante das informações através de registros torna o caminho para alcançar os objetivos da sua empresa muito mais fácil.

Se você achou esse artigo útil, confira nosso post sobre Gestão Patrimonial e invista no gerenciamento do seu empreendimento.

 

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade