Gestão do Conhecimento nas Empresas

Publicado em
- Por Agência WX
Gestão de cohecimento
A gestão da informação hoje possui uma grande aliada: a tecnologia (Foto: Flickr)

A gestão de conhecimento é um importante recurso estratégico para uma empresa, pois envolve a capacidade da empresa de criar, analisar, transformar e disseminar informação, gerando conhecimento.

Nesse sentido, a Tecnologia da Informação surge como fundamental no suporte à gestão do conhecimento, implantando sistemas que favoreçam a comunicação dentro da empresa. Outra área importante é a de Recursos Humanos, visto que ela deve trata de fatores relacionados à integração na empresa.

É preciso que haja uma “reciclagem” do conhecimento entre funcionários para que o tempo seja otimizado e os gastos com tarefas do dia-a-dia empresarial diminuídos. O conhecimento dentro de uma empresa depende principalmente dos funcionários. O que a organização deve fazer é gerí-lo, ou seja, fazer com que a comunicação entre colaboradores seja bem sucedida, evitando centralizá-la.

A gestão de conhecimento e a informatização

A informatização trouxe benefícios também para a área da gestão de conhecimento. Hoje, uma plataforma online pode desempenhar um papel importante armazenando informação. Existem, inclusive, softwares gratuitos de gestão de conteúdo, como o OnBase, o Fenix Empresa e o SoftExpert. Esses programas facilitam o processo de gestão da informação, mas é importante que a empresa assegure que o conhecimento esteja sendo aproveitado pelos funcionários, independentemente da existência de qualquer software.

Num sistema informatizado, o profissional de Tecnologia da Informação cria tecnologias que garantem uma gestão de conhecimento eficiente e incentivam a troca de experiências empresariais.  O suporte do TI se trata de oferecer uma base de dados online, grupos de pesquisa, videoconferências, webinares e todo tipo de facilidade tecnológica cuja finalidade seja a integração entre colaboradores.

Como estimular a gestão do conhecimento

É possível adotar tecnologias que estimulem a gestão de conhecimento e implantar uma cultura em que ela seja algo comum, criando canais de discussão e dando espaço para o colaborador contribuir com suas ideias. E, para isso, é importante promover reuniões, porque são nelas que o colaborador pode apresentar ideias que vão ajudar a empresa.

Em suma, é importante focar no trabalho de tornar a gestão de conhecimento algo comum ao ambiente empresarial e adotar o uso de ferramentas, se necessário. A comunicação também faz parte da estrutura organizacional. Os colabores precisam trocar informações e dividir experiências para que a empresa também cresça.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade