Conheça mais sobre Planejamento e Controle de Produção- PCP

Publicado em
- Por Agência WX
Acom-pcp-capa

Todos que entram no mundo dos negócios sabem das necessidades básicas desse ambiente. Sendo uma delas, essencial: o Planejamento do seu empreendimento. Pois bem, planejar é tudo, e deve ser muito bem pensado em todos os setores, mesmo que nos mais pequenos.

E não tem jeito, ao longo do ano, você provavelmente terá que adaptar o seu planejamento, por causa da procura do mercado, por exemplo. Mas como ter um maior controle da sua produção?

Para isso, o empreendedor costuma dispor de várias técnicas e ferramentas facilitadoras do seu trabalho, que o auxiliam tanto a curto quanto a longo prazo.

Hoje, vamos falar de uma dessas ferramentas, muito importante no ambiente empresarial, o PCP- Planejamento e Controle de Produção. Leia mais abaixo.

Acom-planejamento-controle-de-producao

O que é o PCP?

O Planejamento e controle da Produção, ou PCP como é conhecido no mercado, é mais uma ferramenta de suporte para a tomada de decisões. Seu objetivo principal é o de planejar e controlar o processo de fabricação de mercadorias e ainda a utilização dos recursos necessários para a sua produção.

Para funcionar, o PCP necessita estar integrado, principalmente com os sistemas de: Engenharias, Compras e Estoque, além dos outros sistemas envolvidos na produção. Veja mais como essa integração acontece abaixo:

Engenharia: Ele precisa receber informações da Engenharia Industrial, para que assim possa programar o funcionamento das máquinas e equipamentos, e então autorizar a produção que estava determinada.

Compras: É necessário suprir os materiais para que a produção ocorra sem faltas ou desperdícios.

Recursos Humanos e Financeiro: O RH também está envolvido no Planejamento e Controle da Produção, pois ele é necessário determinar a quantidade de pessoas que precisam trabalhar no processo de produção. Já o financeiro, está ligado ao PCP para que ele possa fazer um parâmetro da matéria prima, estoque e o produto já finalizado, tudo através de cálculos financeiros.

Vendas: O PCP também se relaciona com a área de vendas, elaborando planos de produção conforme as previsões de venda de cada produto. Além de decidir a quantidade necessária de produção para que se consiga entregar tudo no seu devido prazo.

Produção: O PCP auxilia no controle dos níveis de produção, ou seja, faz com que a demanda estabelecida esteja pronta no seu prazo predeterminado.

Acom-pcp

Qual a sua importância?

Ter um PCP é um grande facilitador para sua empresa, já que ele ficará responsável pelo controle dos processos produtivos. Ele estará no controle das atividades de decisão quanto os recursos de produção, fazendo com que tudo seja executado com os materiais certos, e no tempo e quantidade adequado. Assim, não haverá nenhum desperdício ou defasagem na sua produção.

O PCP está apto para responder as seguintes perguntas:

  • O que produzir?
  • Quanto produzir?
  • Onde produzir?
  • Como produzir?
  • Quando produzir?
  • Com o que produzir?
  • Para quem produzir?

Ficou mais do que claro que ter um Planejamento e controle de Produção no seu empreendimento é essencial para que ele tenha um ótimo desempenho.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade