Coaching busca orientar seu lado profissional e pessoal

Publicado em
- Por Agência WX
Acom-coachin-aconselhamento

Cada vez mais as empresas procuram novas áreas para investir e conseguir destaque no mercado. E é claro, que neste processo, ter profissionais de qualidade é essencial. Treinamentos, cursos, várias técnicas são utilizadas para aprimorar o conhecimento dos funcionários. Uma das metodologias que está em alta é o Coaching. Focado no desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário, para que ele possa melhorar tanto no seu trabalho quanto na sua relação com seus pares e clientes.

Acom-coaching-fundamentos

O que é?

O choaching é uma metodologia, que tem como função orientar de forma a ampliar o potencial e performance do cliente (coachee) em questão. Agindo como um tutor particular, o Coach é um profissional qualificado que vai guiar o seu coachee. A ajuda pode ser tanto na área profissonal quanto na áreal pessoal. Várias empresas vem investindo nesta metodologia para aumentar o rendimento de seus funcionários.

Há diferentes tipos de coaching, como pessoal, empresarial e para concursos, dependendo do objetivo do cliente. Não é raro uma pessoa contratar mais de um tipo de coaching.

Acom-tipos-de-coaching

Como funciona

Antes de mais nada, o coach e seu coachee delimitam a meta pretendida. Após isso, o coach vai guiando seu cliente para desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais, para que assim possa evoluir seu desempenho. A visão externa do coach faz com que o coachee perceba coisas que eram deixadas de lado, praticando seu autoconhecimento.

Os encontros podem durar de 3 a 4 meses, e o resultado pode ser percebido pelo próprio coachee ou por seus colegas.

Quando contratar

  • Mudança de cargo: O coach é muito contratado quando um funcionário é promovido para um cargo maior, de liderança. Assim, ele auxilia nessa transição, passando os aspectos necessários para ele ter um suporte suficiente para enfrentar esse novo desafio.
  • Grande negócio a caminho: Também recorre-se a essa metodologia quando a empresa tem um grande negócio ou projeto a ser executado. Com o coaching, ela visa preparar o máximo possível seus funcionários para tamanha responsabilidade.
  • Convivência em grupo: O coach também procura ajudar seu coachee a melhorar sua relação com os colegas de trabalho. Diferença de ideias, cobranças demasiadas, fazem com que muitas vezes haja conflitos no ambiente de trabalho. A comunicação é uma área bem explorada pelo coaching.

Acom-trabalho em equipe

Coaching Executivo

O coaching empresarial procura criar uma técnica para que o executivo possa ao mesmo tempo, superar suas necessidades pessoais e empresariais. O coach também conduz a profissional a melhorar ainda mais sua liderança e mobilidade no ambiente de trabalho. Em casos de empresa familiar isso é ainda mais recorrente. Tal orientação tem se popularizado entre as empresas, na busca contínua de se destacar no mercado.

Lembre-se: antes de contratar um Coach, verifique se o profissional está realmente habilitado a cumprir esta função. O coach deve ter formação em Coanching, preferencialmente por uma entidade credenciada pela ICF (International Coach Federation).

Ao aceitar participar desta metodologia, o coachee também precisa levar a sério, com responsabilidade, para que o resultado saia como esperado.

 

 

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade