Business Intelligence: uma forma inteligente de gestão

Publicado em
- Por Agência WX
Business-intelligence

Atualmente muitas empresas já se renderam às funcionalidades e facilidades dos sistemas de gerenciamento. Um dos mais conhecidos e eficiente é o ERP – (Enterprise Resource Planning), uma ferramenta criada para integrar os diversos departamentos presentes em uma empresa e automatizar as informações do negócio.

Porém, apenas ter os dados referentes a empresa organizados não é o suficiente; eles precisam ser gerenciáveis, acessíveis e analisados. É a partir disso que foi desenvolvido o Business Intelligence – BI, um sistema que visa reunir todos esses dados brutos em informações significativas e úteis para que, assim, o empreendedor possa analisar o seu negócio de forma mais ampla e inteligente.

O que é um sistema BI

BI é uma sigla para a palavra em inglês Business Intelligence, que significa Inteligência de Negócios. O conceito do sistema BI é complementar o ERP da empresa. Nele, o usuário poderá encontrar relatórios dinâmicos, ferramentas de análises e de visualização, tabelas, gráficos, cockpits, dashboards e performance de gestão.

Um sistema BI atua da seguinte forma:

inteligência + informação = decisão correta

Essas informações vêm por meio de dados obtidos através de sistemas como o ERP.

Essa ferramenta visa auxiliar as empresas a tomar decisões inteligentes para aproveitar as oportunidades de negócio. Assim como a traçar novas estratégias para o futuro da empresa.

Como o Business Intelligence atua na empresa

Bi - business intelligence

  • Coleta de dados: Geralmente as informações primárias são recolhidas por meio de fontes dentro da própria empresa.
  • Análise dos dados: As fontes secundárias de informação vão incluir informações como: necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, concorrência de mercado, condições industriais, aspectos econômicos e tecnológico.
  • Criando metas: Cada sistema BI determina uma meta específica a partir do objetivo ou visão da empresa, seja de longo ou curto prazo.

 

Implementação do software BI

No momento em que o programa é implementado, a primeira coisa a se fazer é relacionar algumas questões e suas possíveis soluções. Veja quais são elas:

Questões:

  1. Metas: Neste primeiro momento você deve estabelecer propostas de curto e médio prazos do programa.
  1. Base: Coleta de informações de competência atual e suas necessidades.
  1. Custos e riscos: Estimar os custos da implementação do sistema BI.
  1. Determinar o cliente e stakeholder: Determina-se quem serão as “partes interessadas”, ou seja, definir o público para o qual será feito o investimento ou ações de interesse da empresa.
  1. Mensuração Metodológica: Definir um método para determinar uma maneira de medir os requerimentos métricos.
  1. Avaliação do programa: Após a implementação do programa, deve-se testar a eficácia dele dentro da empresa, rentabilidade e validade.

Por que devo ter um sistema BI na minha empresa?

Um sistema ERP funciona como se fosse a espinha dorsal de uma empresa, e o sistema BI funciona como um software complementar desta ferramenta. Com o BI, os softwares de gerenciamento ganham mais funcionalidade, proporcionando às empresas um novo tipo de visão do negócio, indo além do campo intuitivo, para a tomada de decisões mais seguras e completas.

Em âmbitos gerais, todas as empresas precisam de ferramentas que auxiliam no processo de gerenciamento de custos, análise de fatores que influenciam na rentabilidade da empresa, entre outros fatores. Esses dados podem ser obtidos e analisados com mais segurança e pautados em informações armazenadas ao longo do tempo em sistemas de gestão.

Mas é claro, que quando se trabalha com dados contidos em planilhas e relatórios nem sempre é algo simples, no entanto existem ferramentas de BI disponíveis que facilitam a vida do gestor. Outro ponto positivo é que existe uma ferramenta produzida aqui no Brasil, fácil de usar, com os mesmos recursos essenciais que as opções importadas e com preços mais acessíveis ao mercado brasileiro.

A BXBsoft oferece o programa BXBwebsuite, composto por três módulos: BXBanalytics, BXBdashboard e BXBmonitor. Com versões offline e online, o software ainda oferece uma versão gratuita para teste.

Aumente o nível de competitividade da sua empresa e ainda trabalhe de forma eficiente, rápida e assertiva.

Experimente a versão gratuita do sistema BI da BXBsoft e faça um teste na sua empresa.

Você também poderá gostar de ERP – Como implementá-lo na sua empresa.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade