A influência da linguagem corporal no trabalho

Publicado em
- Por Agência WX
Shutterstock_1964857611

O corpo “fala”, já dizia aquele velho ditado, ou seja, não nos comunicamos apenas com as palavras, os nossos movimentos corporais também podem ser compreendidos da mesma maneira. Sua expressão corporal pode influenciar diretamente na forma como os outros interpretam o que você fala.

No trabalho isso pode ser ainda mais evidente, contribuindo diretamente na sua imagem profissional. Porém, quando usada com inteligência, a linguagem corporal pode ser a chave para o sucesso.

Algumas simples mudanças de postura já irão fazer toda a diferença, vejas algumas dicas:

 

Aperto de mão com confiança

Aperto  de mao

 

Este é um dos cumprimentos não verbais mais antigos que existe, mas para que ele passe de um simples toque e se torne algo para passar confiança e credibilidade é preciso ter um pouco mais de firmeza. Porém, o cumprimento errado pode custar o emprego ou o contrato, por isso saiba dosar a força e o tempo do aperto de mão.

 

Mantenha contato visual

Shutterstock_196552403

 

Independentemente da timidez, ou da maneira como você foi criado, olhar diretamente nos olhos de alguém não é muito comum. O chamado “olho no olho” é importante para demonstrar interesse no outro, principalmente durante uma conversa.

 

 

Sorria

Sorrir

Um sorriso faz bem não só para quem sorri, mas também para quem o recebe e no caso do ambiente corporativo demonstra confiança e sociabilidade. Expressões faciais desencadeiam sentimentos correspondentes.

 

 

Postura

Shutterstock_76654981

Nervosismo e insegurança são sensações bastante comuns em um ambiente de trabalho, tanto quando se está iniciando quanto em momentos mais tensos. No entanto, às vezes você pode parecer inseguro sem realmente estar, ficar de pés juntos e esfregar as mãos com muita frequência são sinais que podem lhe atrapalhar no meio de um discurso.

 

Energia positiva e otimismo

Acreditar no seu potencial e no sucesso do seu trabalho não só te motiva a lutar todos os dias, como passa uma imagem de confiança e otimismo para todos que o cercam. Até já falamos disso aqui no blog, explicando como um bom relacionamento interpessoal ajuda a melhorar o ambiente de trabalho.

A nossa postura diz muito do que somos. Ela pode transmitir confiança, credibilidade e carisma. No ambiente de trabalho saber como se comportar em cada situação é fundamental para o seu desenvolvimento profissional, independentemente do cargo ou função.

Tão importante quanto o comportamento dos colaboradores é a gestão da empresa, além da postura correta de cada um, um bom sistema que supra as necessidades gerenciais é fundamental para o crescimento e sucesso de qualquer empresa.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade