4 Dicas para ter uma boa equipe de trabalho

Publicado em
- Por Agência WX
Fdf-1

Tão importante quanto o planejamento adequado, acompanhamento e supervisão da empresa, é contar com o auxílio e cooperação de todos os envolvidos. Nesse ponto, não somente os chefes e gerentes devem ser responsáveis pelo desempenho final, mas todos os funcionários devem constituir uma equipe em busca de resultados.

Mesmo com responsabilidades a atribuições distintas, é importante que todos os funcionários se sintam integrados e participantes da empresa, compreendendo que seu trabalho e desempenho impactam diretamente nos resultados obtidos. Para isso, o papel e incentivo dos líderes da empresa é fundamental. Estimular a cooperação e não a concorrência fortalece a ideia de coletivo e ainda colabora para a construção de resultados melhores.

Seja acessível

O papel do líder ou supervisor é mais do que chefiar uma equipe de trabalho. Numa linha de transmissão de valores e conhecimento, o líder deve acompanhar e se apresentar acessível aos funcionários, de modo que seja viável e confortável para todos os funcionários apresentarem sugestões, queixas e alternativas.

A liberdade de estabelecer relação com os chefes ajuda a constituir visões mais amplas da empresa, logo que as diferentes percepções colaboram para compreender a estrutura de trabalho e, por consequência, melhorá-las.

Motive sua equipe

Se a sua equipe trabalha ou não com metas, a motivação é sempre importante e pode ser feita de diversas maneiras. Por exemplo, podem ser estipuladas metas de vendas que, ao atingi-las, os funcionários ganham brindes, ou seja, são desafios que se adequam à rotina de trabalho. Pode-se pensar até mesmo em brincadeiras, como reuniões temáticas e festas comemorativas.

Dicas-para-ter-uma-boa-equipe-de-trabalho

Práticas como lembranças de datas comemorativas, mensagens motivacionais ou momentos de descontração, geram maior bem-estar no ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável. Você também pode planejar atividades em equipe ou duplas, visando fortalecer os laços ou aproximar setores distantes. Além do coletivo apresentar melhores resultados, o funcionário de modo individual sente-se mais valorizado e confortável. Assim, a rotatividade de funcionários torna-se menor e a equipe fica mais alinhada e próxima.

Desenvolvimento profissional

Proporcione desenvolvimento profissional para sua equipe. Indicação de treinamentos, cursos e aperfeiçoamentos são ferramentas que melhoram o desempenho individual e do grupo. Sejam treinamentos focados na área da empresa, mais técnicos, ou até mesmo treinamentos mais amplos, como oratória, persuasão e boa apresentação. Estas são excelentes formas de contribuir com o crescimento e aprimoramento profissional dos funcionários e ainda agrega poder a sua empresa, uma vez que seus funcionários são bem qualificados perante o mercado.

Dê feedbacks

Reuniões semanais ou mensais são opções para envolver os funcionários. Permita que haja interação e troca de opiniões, mas sobretudo dê feedbacks individuais à equipe. Ao ressaltar os pontos positivos, você gera incentivos e fortalece a confiança. E, ao apontar os pontos negativos, use a motivação. Por exemplo, em metas não alcançadas, foque na força da equipe, no talento e determinação.

Ao construir uma relação de cooperação, você constrói uma equipe unida aos objetivos da empresa. Não somente o ambiente de trabalho fica mais saudável e leve, como também os resultados a curto e longo prazo são bem mais satisfatórios.

Aposte nessas dicas e faça da sua equipe um centro de produtividade e união.

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade