3 Dicas para gerenciar as suas notas fiscais

Publicado em
- Por Agência WX
Shutterstock_233235676

O lado fiscal de uma empresa é sempre uma questão que gera muitas dúvidas, desde a sua emissão até mesmo as suas declarações e armazenamento, devido a várias exigências do fisco. Em pequenas e médias empresas esse processo pode ser ainda mais complicado, pois muitas vezes é o próprio empreendedor que precisa cuidar desses documentos.

Hoje em dia, cada vez mais estão sendo implantadas as versões digitais dos principais documentos fiscais. A nota Fiscal eletrônica, por exemplo, já está sendo introduzida nacionalmente e obrigatoriamente na maioria dos estados, com o intuito de melhorar o processo fiscal como um todo, aplicando um padrão para os documentos e o melhor, digitalizado.

Controlar as suas notas fiscais eletrônicas ficou mais fácil, isso não podemos negar, mas ainda assim é preciso ter alguns cuidados no seu gerenciamento, principalmente em longo prazo, para que problemas com o fisco não aconteçam com a sua empresa.

1. Estabeleça procedimentos de rotina

A compra e venda de produtos exigem a emissão ou recebimento de notas fiscais. Como isso acontece com grande frequência, a melhor maneira de gerenciar esses documentos é estabelecendo procedimentos de rotina.

Mas como assim? É simples! Anote tudo o que é preciso fazer durante esse processo, depois determine um padrão e insira na sua rotina. Dessa maneira, além de otimizar o seu tempo, você também diminui as chances de deixar alguma nota de lado, o que traria problemas futuros com o fisco.

Estabeleça procedimentos de rotina para gerenciar as suas notas fiscais.
Estabeleça procedimentos de rotina para gerenciar as suas notas fiscais.

2. Organize as suas notas

A maioria das empresas emitem ou recebem diversas notas fiscais por semana. Com isso, o acúmulo de NF-e fica cada vez maior, o que dificulta a sua organização. Lembrando que devemos conservar todas as notas por 5 anos, o número de notas pode ficar fora do controle.

É preciso ter muito cuidado ao armazenar as suas notas ficais eletrônicas. Como tudo fica digitalizado, é fundamental fazer um backup frequente dos seus arquivos, para que a sua empresa não perca todos os documentos em caso de imprevisto. O ideal é salvar todas as suas informações fiscais na nuvem, pois além de ficarem seguras, você tem acesso às suas notas em qualquer lugar do mundo.

3. Invista em um Sistema de Gestão Integrado

A melhor forma de gerenciar as suas notas fiscais eletrônicas é modernizar e instalar um sistema de gestão online. Além de otimizar a organização das suas NF-e, ele também facilita a emissão das suas notas. Ou seja, com o ERP online você terá mais praticidade e segurança no gerenciamento dos seus documentos fiscais.

O Sistema de gestão online é uma tendência cada vez mais presente no mercado. Isso porque ele ajuda a realizar as principais funções de controle de finanças e emissão de notas, sem levar muito tempo do empreendedor e sabemos que, tempo é dinheiro!

Contratar um sistema de gestão online é excelente para gerenciar as suas notas.
Contratar um sistema de gestão online é excelente para gerenciar as suas notas.

O EVEREST Gestão Empresarial oferece um Sistema de ERP Cloud otimizado, com tudo o que a sua empresa precisa. Com a nossa ferramenta você poderá melhorar e muito o gerenciamento das suas notas fiscais eletrônicas, além de otimizar a gestão do seu negócio como um todo.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deseja saber mais sobre o nosso Sistema? Deixe o seu comentário aqui!

Você também pode se interessar pelos seguintes posts: Como fazer o controle financeiro empresarial e Você sabe o que é ERP Cloud?

Compartilhar

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter e as novidades dos produtos ACOM!

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade